SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número126Importância das sociedades/associações científicas: desenvolvimento da ciência e formação do profissional - pesquisador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Bol. psicol v.57 n.126 São Paulo jun. 2007

 

EDITORIAL

 

É com grande satisfação que informamos que o Boletim de Psicologia foi classificado como A Nacional na última avaliação da CAPES/ANPEPP, realizada em 2007. Desta forma atingimos uma meta que vinha sendo perseguida há alguns anos.

Uma outra novidade muito importante é que o Boletim de Psicologia foi aceito para ser incluído na base de dados Clase (Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades), criada em 1975 na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), o que vai aumentar a sua visibilidade na América Latina e Caribe. Esta base de dados está disponível na Internet no endereço: http://dgb.unam.mx/clase.html e oferece cerca de 250 mil registros bibliográficos de artigos, ensaios, resenhas de livros, revisões bibliográficas e outros documentos publicados em cerca de 1 500 revistas especializadas da América Latina e Caribe.

Neste número do Boletim estão sendo registrados dois eventos importantes: a “Comemoração dos 60 anos da Sociedade de Psicologia de São Paulo” e a realização do “Encontro Jungiano de Psicologia”.

O primeiro artigo deste número apresenta a palestra da Dra. Geraldina Porto Witter sobre a “Importância das Sociedades / Associações Científica”, realizada por ocasião da Comemoração dos 60 anos da Sociedade de Psicologia de São Paulo, que ocorreu em 11/11/ 2005 e que se refere a um momento muito especial na história desta Sociedade. Foram 60 anos de esforços para o desenvolvimento da Psicologia no Brasil, que culminou com a aprovação da Lei 4.119 de 27 de agosto de 1962, a qual regulamentou a profissão de psicólogo em nosso país. A palestra da Dra. Geraldina destacou a importância das sociedades científicas para o desenvolvimento das ciências e da Sociedade de Psicologia de São Paulo para o desenvolvimento da Psicologia no Brasil.

O segundo artigo apresenta uma comparação dos estilos de criar e pensar entre gerentes organizacionais e subordinados, bem como as suas percepções sobre líderes e pessoas criativas.

O próximo artigo trata da perda gestacional tardia e os problemas que têm que ser enfrentados por mulheres nessa situação, discutindo a conduta profissional nesses casos.

Os demais artigos se referem ao Encontro de Psicologia Jungiana, com uma apresentação dos dois coordenadores do evento, seguida do texto da abertura realizada pela diretora do Instituto de Psicologia da USP, responsável pela sua realização. Os artigos seguintes abordam a situação da Psicologia Analítica no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, o ensino da Psicologia Analítica na PUC de São Paulo e os demais discutem como esta teoria é empregada na prática profissional. No próximo número do Boletim serão publicados outros artigos referentes a trabalhos apresentados neste evento.

Finalmente é apresentada uma resenha sobre um livro que se dedica a um tema muito atual: A moral e a ética. Este livro, publicado em 2006, é um dos 10 selecionados para concorrer ao prêmio Jabuti.

 

Irai Cristina Boccato Alves

Editora

Creative Commons License