SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número126Perda gestacional tardia: aspectos a serem enfrentados por mulheres e conduta profissional frente a essas situaçõesAbertura do Encontro de Psicologia Junguiana: Saudação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Bol. psicol v.57 n.126 São Paulo jun. 2007

 

TRABALHOS DO ENCONTRO DE PSICOLOGIA JUNGUIANA

 

Apresentação dos trabalhos do Encontro de Psicologia Junguiana

 

Presentation of work of the Junguian Psychology Meeting

 

 

Laura Villares de Freitas* I; Alberto Pereira Lima Filho II

I Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
II International Association for Jungian Studies

 

 

Neste e no próximo número do Boletim de Psicologia encontram-se reunidos alguns dos trabalhos produzidos por autores brasileiros, que foram apresentados na II International Academic Conference of Analytical Psychology and Jungian Studies, realizada no College Station, no Texas, em julho de 2005. O público brasileiro teve a oportunidade de conhecer essa produção acadêmica no Encontro de Psicologia Junguiana, por nós organizado com o apoio do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, em 22 de outubro do mesmo ano.

Os autores têm um claro compromisso com a produção acadêmica e com o desenvolvimento teórico em suas áreas de competência dentro do campo junguiano. A diversidade dos temas discutidos aponta para a aplicabilidade da teoria junguiana às mais distintas áreas do conhecimento, ampliando para o campo multidisciplinar os esforços acadêmicos que, por muitas décadas, focalizaram quase exclusivamente a Psicologia clínica. Conforme ilustrou a experiência no Texas, nesta década não apenas se observa maior inserção do pensamento junguiano nas universidades do mundo todo, como também se divisa grande diversidade de disciplinas nas mais variadas áreas do conhecimento, que empregam um crivo junguiano para o exame dos seus objetos de estudos e adotam uma metodologia científica compatível com a abordagem para empreender desenvolvimentos teóricos.

É isso o que espelham os trabalhos aqui transcritos. Alguns deles focalizam aspectos específicos da realidade brasileira, outros se alinham a uma perspectiva que pode ser considerada mais clássica na Psicologia analítica. Os autores apresentam filiação institucional majoritária em duas grandes instituições de ensino superior no Brasil: a Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São elas que têm se destacado atualmente no Brasil a partir de pesquisas embasadas na Psicologia junguiana, no âmbito da pós-graduação strictu-sensu.

Esperamos que a competência acadêmica dos autores e o bom resultado de seus esforços sirvam como constantes estímulos à produção de novos desenvolvimentos teóricos, assim como à inspiração de novas e consistentes formas de intervenção em nossa realidade.

 

 

* Endereço para correspondência: Av. Prof. Mello Moraes, 1721. São Paulo - SP. CEP: 05508-900. E-mail: lauvfrei@usp.br.

Creative Commons License