SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número127Pesquisa em psicologia analítica: reflexões sobre o inconsciente do pesquisador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Bol. psicol v.57 n.127 São Paulo dez. 2007

 

EDITORIAL

 

 

No ano de 2007 a Associação de Psicologia de São Paulo deu continuidade ao Ciclo de Palestras: Possibilidade de Atuação Profissional do Psicólogo, com o objetivo de ampliar a inserção deste profissional no mercado de trabalho, por causa da grande diversidade de áreas em que a Psicologia pode ser empregada na atualidade. No ano de 2007 foram realizadas três palestras, com as seguintes temáticas:

Prática do Aconselhamento Psicológico, realizada em 10 de março, pela Dra. Henriette Tognetti Penha Morato.

Plantão Psicológico, em 2 de junho, pela Dra. Henriette Tognetti Penha Morato.

Psicologia Jurídica: Novos Desafios e Perspectivas, em 25 de agosto, pelo Professor e Psicólogo Jurídico, Sidney Kiyoshi Shine.

Assim, a Associação continua cumprindo um dos seus objetivos, que é o de promover a valorização da atividade do Psicólogo, sob os aspectos científico, técnico e ético.

Neste número do Boletim de Psicologia estão sendo incluídos cinco artigos referentes a trabalhos apresentados no Encontro de Psicologia Jungiana, realizado em 2005, cuja publicação foi iniciada no número anterior. Esses artigos trazem diferentes temáticas relacionadas à aplicação e à reflexão sobre a teoria de Jung.

O artigo seguinte aborda um tema muito importante e atual, que é referente ao consumo de bebidas alcoólicas e a sua relação com os hábitos paternos de ingestão alcoólica, mostrando que existe uma forte associação entre essas duas variáveis.

A velhice é tema do próximo artigo, com uma descrição muito interessante dos resultados de uma pesquisa sobre a qualidade de vida dos idosos.

Outro trabalho pesquisou, nos adolescentes de hoje, características presentes na personagem do conto de fadas Cinderela. Os resultados indicaram que ainda hoje podese encontrar algumas características de um modelo de mulher descrito nesta personagem.

A Resenha apresentada vai mostrar a importância do computador nos dias de hoje e as suas múltiplas possibilidades de utilização, com ênfase na Educação, inclusive no meio universitário.

Finalmente gostaríamos de apresentar uma justa homenagem a uma das grandes personalidades da Psicologia brasileira, a Dra. Maria Amélia Matos, falecida em 2005, que trouxe grandes contribuições para a Psicologia em nosso país e que, entre as suas múltiplas atividades, também foi Vice-presidente da Sociedade de Psicologia de São Paulo no biênio 1980-1981.

Desejamos a todos uma boa leitura.

 

 

Irai Cristina Boccato Alves

Editora

Creative Commons License