SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número128Validade do Desenho da FiguraHumana na avaliação de Goodenough-Harris e nosindicadores maturacionais de Koppitz emcrianças da cidade de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Bol. psicol v.58 n.128 São Paulo jun. 2008

 

EDITORIAL

 

No primeiro semestre de 2008 a Associação de Psicologia de São Paulo deu continuidade ao Ciclo de Palestras: Possibilidades de Atuação Profissional do Psicólogo, com a palestra: “Atuação profissional e acadêmica em Psicologia do Esporte”. A palestra foi realizada pela Dra. Katia Rubio e pela Profa. Alessandra Mara dos Santos Dutra, em 17 de maio de 2008, em um auditório gentilmente cedido pela Universidade Guarulhos.

Aproveitamos para comunicar que, em 19 de maio de 2008, foi realizada a eleição de uma nova Diretoria da Associação de Psicologia de São Paulo, a qual já deu início a suas atividades, mas este número ainda foi publicado pela editora da Diretoria anterior, porque o mesmo já estava em andamento.

Neste número do Boletim de Psicologia estão sendo publicados artigos de temáticas diversas, contudo quatro deles estão relacionados à avaliação psicológica. Dois têm como tema o Desenho da Figura Humana, o primeiro realizado com crianças e que investiga a validade deste desenho para a avaliação intelectual. O segundo foi realizado com adultos que cometeram delitos e refere-se à avaliação da personalidade, focalizando principalmente a agressividade.

Outro estudo trata do emprego do Método de Rorschach para avaliação de portadores de Síndrome do Pânico, comparando os resultados com os dados da Escala Beck de Ansiedade.

Ainda sobre o tema do diagnóstico, outro artigo faz uma atualização de uma pesquisa publicada no Boletim de Psicologia em 1995, sobre o uso de instrumentos clínicos no Departamento de Psicologia Clínica da USP após um período de 10 anos.

Dois outros trabalhos preocupam-se com temas de grande relevância social. Um deles aborda o tema de juízos morais e a percepção de situações pessoais de humilhação relatadas por jovens e adultos surdos. O outro se dedica a examinar como as famílias lidam com a justiça em crimes de abuso sexual, destacando o problema da morosidade da justiça e como isso afeta as pessoas envolvidas.

Finalmente, o último artigo vai discutir como se dá a prática clínica em um Laboratório de Aconselhamento Psicológico em uma Universidade pública brasileira, que trabalha com a abordagem Fenomenológica Existencial e também se preocupa com os aspectos institucionais.

A obra resenhada se refere a uma coletânea de artigos com reflexões sobre epistemologia e metodologia científica, que consistem em contribuições importantes, tanto para pesquisadores já atuando na área, como para aqueles ainda em formação, com destaque para sua relevância para o uso na Pós-Graduação.

Aproveitamos novamente para convidar os autores que tenham trabalhos para publicar, que os enviem para serem editados nos próximos números do Boletim de Psicologia, lembrando que, ainda que a nossa sede seja em São Paulo, são bem-vindos artigos de todo o Brasil ou do exterior. Também convidamos os que não fazem parte da Associação de Psicologia de São Paulo para se associarem.

 

 

Irai Cristina Boccato Alves

Editora

Creative Commons License