SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número129A metáfora na teoria lacaniana: o estádio do espelho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Bol. psicol v.58 n.129 São Paulo dez. 2008

 

EDITORIAL

 

No próximo ano o Boletim de Psicologia comemorará 60 anos. Durante sua existência o Boletim tem contribuído para a divulgação do conhecimento de Psicologia no Brasil e para o registro de acontecimentos históricos.

Neste momento gostaríamos de registrar a realização no dia 1º de Dezembro de 2008, no Instituto de Psicologia, da “Comemoração dos 50 anos do Curso de Psicologia da Universidade de São Paulo”. Este é um evento muito relevante, porque resgata o início dos Cursos de Graduação em Psicologia em nosso país, que contribuiu para a regulamentação da profissão de psicólogo.

O Curso de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) foi criado na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP e sua criação foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 30/ 05/1957. O curso inicialmente tinha duração de 3 anos e concedia o título de Bacharel. Também era possível completar a Licenciatura, cursando mais um ano. O primeiro vestibular foi realizado no final de 1957 e a primeira turma aprovada foi constituída por 22 alunos. O início das aulas se deu 1958.

A Comemoração dos 50 anos consistiu em uma sessão solene realizada no Auditório Carolina Bori e uma exposição de fotos e documentos na Biblioteca do Instituto de Psicologia. O evento contou com a presença de professores ativos e aposentados, alunos, ex-alunos e convidados, destacando-se entre eles cinco alunas que fizeram parte da primeira turma aprovada no vestibular. A solenidade foi presidida pela Diretora do Instituto, Profa. Dra. Emma Otta.

Como parte da solenidade serão destacados os relatos de três participantes dessa história. O Dr. Arrigo Leonardo Angelini, que era um dos professores no início do Curso, descreveu como foi a luta para a criação do Curso de Psicologia, bem como outros dados sobre a criação do Instituto de Psicologia em 1970. A seguir a Dra. Maria Margarida de Carvalho, que também era docente em 1958, contou um pouco dos bastidores e fatos relativos ao seu início como professora da USP. A Dra. Dora Fix Ventura, que foi aluna da primeira turma, falou de fatos relativos a sua visão como aluna. Assim foi possível reviver um pouco da História do Curso de Psicologia da USP.

Além do resgate histórico a sessão solene contou também com uma apresentação do Centro de Memória do Instituto de Psicologia da USP e do lançamento do primeiro número da revista “TransFormações em Psicologia”, publicada pelos estudantes de graduação do Curso de Psicologia da USP.

Também gostaríamos de informar que neste número do Boletim foram realizadas algumas pequenas alterações na diagramação com o objetivo de permitir a publicação de um maior número de artigos, sem um conseqüente aumento dos custos. Informamos ainda, que este número foi organizado por dois editores, de membros da Diretoria da Associação de Psicologia de São Paulo, a partir do próximo número, a edição ficará a cargo do atual Secretário de Publicações.

Este número do Boletim apresenta nove artigos e uma resenha de temáticas e abordagens teóricas diversas. Desejamos a todos uma ótima leitura.

 

 

Irai Cristina Boccato Alves e
Paulo Francisco de Castro

Editores

Creative Commons License