SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue131Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) rating scale for adolescents and adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Bol. psicol vol.59 no.131 São Paulo Dec. 2009

 

EDITORIAL

 

BOLETIM DE PSICOLOGIA 60 ANOS!

É com muito orgulho e satisfação que comemoramos os 60 anos do Boletim de Psicologia, que teve o seu primeiro número publicado em setembro de 1949. Assim, ainda que os 60 anos já tenham sido apontados no número correspondente ao primeiro semestre de 2009, o aniversário só se completou em setembro, o que nos leva a considerar este, como o número comemorativo deste aniversário.

Em seis décadas de existência, o Boletim de Psicologia foi instrumento de divulgação científica muito importante no cenário científico brasileiro, os artigos publicados refletiram a evolução do pensamento psicológico em várias áreas que integram o saber psicológico em nosso país.

Contudo, este número do Boletim não vai apresentar, como nos números comemorativos anteriores, um conteúdo voltado para esta data, mas será composto pelos artigos já aprovados e que estão aguardando publicação, pois diferentemente da situação anterior, no momento estamos com fila de espera para os artigos enviados. Deixaremos para o próximo número a atualização dos índices de conteúdos e de autores, relativo aos últimos dez anos, que está sendo produzido, complementando assim os que foram publicados no número 111, comemorativo do cinqüentenário.

Além disso, gostaríamos de ressaltar que desde 1995, o Boletim tem conseguido publicar dois números por ano, mantendo a sua periodicidade semestral, e também conseguiu eliminar o atraso de um ano na publicação, que ocorreu por vários anos. Desta forma conseguimos regularizar a publicação e alcançar a classificação A Nacional, o que aumentou o prestígio do Boletim de Psicologia e que levou à situação atual de fila de espera para os artigos enviados. Também obtivemos maior visibilidade nacional, pois os artigos recebidos agora são provenientes de um maior número de estados brasileiros. Nesta edição contamos também com um artigo em colaboração entre um autor brasileiro e dois autores de Portugal. No entanto, apesar de termos conseguido atingir essas metas, ainda continuamos com dificuldades financeiras, que perduram durante toda a nossa existência. É importante ressaltar também que a publicação do Boletim teria sido interrompida, se não fosse pelo apoio da Vetor Editora, que vem nos ajudando há alguns anos e à qual nós agradecemos.

Também é importante lembrar que desde 2005, a partir do número 123, o Boletim de Psicologia pode ser encontrado online no site do PEPSIC – Periódicos Eletrônicos de Psicologia, no endereço: http://www.bvs-psi.org.br.

Ainda merecem destaque as atuais indexações em bases de dados, pois o Boletim está incluído no LILACS, no Index-Psi Periódicos e na CLASE (Citas Latino-Americanas e do Caribe em Ciências da Saúde) e estamos tentando obter novas indexações.

Para que o Boletim de Psicologia continue sendo publicado, dependemos do pagamento das anuidades feitas pelos nossos associados, bem como do envio de artigos para publicação pelos autores, assim agradecemos aos que têm colaborado para a manutenção deste importante periódico e esperamos continuar contando com as suas colaborações.

 

 

PAULO FRANCISCO DE CASTRO E
IRAI CRISTINA BOCCATO ALVES

Editores

Creative Commons License