SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número132Os impasses da educação na adolescência contemporâneaDifusão do conhecimento científico sobre aprendizagem da linguagem escrita no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Bol. psicol vol.60 no.132 São Paulo jun. 2010

 

ARTIGOS ORIGINAIS

 

Índices do Boletim de Psicologia entre 1999 e 2009

 

Indexes of the Boletim de Psicologia between 1999 and 2009

 

 

Irai Cristina Boccato Alves; José Tolentino RosaI; Helena Rinaldi RosaII

I LITEP – Instituto de Psicologia da USP

II Departamento de Psicologia da UNESP – Assis

 

 


RESUMO

Em setembro de 2009, o Boletim de Psicologia completou 60 anos de publicação ininterrupta e o presenteartigo tem como objetivo apresentar os seus índices referentes aos últimos dez anos (1999-2009), emcomplementação aos que foram publicados no número 111 (2º semestre de 1999), os quais eram relativos aos50 anos de sua existência. São apresentados dois tipos de índices. O primeiro reproduz na íntegra os índices detodos os conteúdos de cada número. O segundo é um índice de autores com a informação do volume e númerode cada um dos trabalhos publicados por cada autor. Também foi organizada uma breve introdução em quesão destacados alguns dados relevantes sobre o Boletim de Psicologia nesse período, tais como a mudança donome da Sociedade de Psicologia de São Paulo, o início da publicação online, a indexação na CLASE, base dedados mexicana e a classificação no Qualis Periódicos da CAPES.

Palavras-Chave: Boletim de Psicologia; Sociedade de Psicologia de São Paulo; Índices de Periódicos científicos.


ABSTRACT

In September of 2009 the Boletim de Psicologia completed 60 years of continuous publication. This article hasas its purpose to present the indexes related to the last ten years (1999-2009), to complement those publishedin number 111 (2 semester of 1999), related to the first 50 years of its existence. Two kinds of indexes arepresented. The first reproduces integrally the indexes of all contents published in each number. The second is anindex by authors and includes volume and numbers of each authors’ work. It was also organized a briefintroduction where some relevant data about the Boletim de Psicologia in this period are highlighted, such asthe change of name of the Sociedade de Psicologia de São Paulo, the beginning of online publication, aclassification by indexation at the CLASE, a Mexican data base, and Journal Indexes by the CAPES.

Keywords: Boletim de Psicologia; Sociedade de Psicologia de São Paulo; Scientific Journal Indexes.

 

 

O Boletim de Psicologia completou em setembro de 2009 sessenta anos de publicaçãoininterrupta. O presente artigo tem o objetivo de mostrar o que foi publicado nos últimos dez anos,com a apresentação dos índices dos números 111 a 131. A escolha desse período para publicação sedeve ao fato de que no número 111 foram publicados os índices relativos aos 50 anos de existênciadesse periódico, o qual se encerrou no número 110, relativo ao primeiro semestre de 1999. Da mesmaforma que no número 111, além do índice com os conteúdos publicados no período 1999-2009, tambémserá apresentado um índice de autores, nos quais são apresentados os volumes e números em que osautores publicaram. Serão destacados alguns dados relevantes referentes a esse período.

O número 120 (Jan/Jun de 2004) do Boletim de Psicologia, marca um fato importante, foi oprimeiro número publicado depois da mudança da denominação da Sociedade de Psicologia de São Paulo para Associação de Psicologia de São Paulo. Com a mudança do nome foi necessário alterar ologotipo e a capa do Boletim, com a presença dos dois logotipos e dos dois nomes. No mesmo número foi publicado o Novo Estatuto da Associação de Psicologia de São Paulo. Esta mudança foinecessária para atender às determinações da nova legislação brasileira.

O conhecimento gerado pela ciência em várias áreas de conhecimento precisa ser publicadopara que as informações produzidas, quer sejam teóricas, provenientes de pesquisas ou da prática,possam ser compartilhadas e divulgadas para outras pessoas. A forma de publicação mais valorizadapelas agências de fomento e pela CAPES, que avalia os cursos de Pós-Graduação, é sob a forma deartigos em periódicos científicos. Com a expansão dos programas de Pós-Graduação também aumentouconsideravelmente o número de periódicos e conseqüentemente a quantidade de artigos publicados.Esse aumento fez com que os artigos perdessem um pouco seu valor perante as agências de fomentoe à CAPES. Por essa razão a CAPES criou o processo de avaliação dos artigos, por meio da avaliaçãodos periódicos. Em conseqüência alguns periódicos foram considerados melhores e ocorreu umavalorização na avaliação dos Programas de Pós-Graduação apenas dos artigos que fossem publicadosnos periódicos com melhor classificação.

O processo de avaliação dos periódicos científicos pela ANPEPP / CAPES, referente ao períodode 1996-1998 foi iniciado em 1999 e o Boletim de Psicologia teve que fazer mudanças no sentido deatender às exigências progressivas do processo de avaliação. Assim houve uma melhora na classificaçãoobtida nas diversas avaliações, indicadas a seguir.

No período 1996-1998 - A Local

Em 2000 - C Nacional

Em 2002 - B Nacional

Em 2007 - A Nacional

Em 2009 - B2

Contudo em 2009 foram modificados os critérios utilizados até então e foi dada ênfase àpresença em indexadores ou bases de dados internacionais. Na última avaliação foi incluído umgrande número de revistas internacionais e a maioria das revistas brasileiras, que haviam atingido opatamar de A Nacional, tiveram a sua classificação rebaixada.

A publicação online do Boletim, no site da Pepsic – Publicação Eletrônica de Psicologia foi iniciada no número 123, relativa ao segundo semestre de 2005, com o objetivo de atender uma dasexigências dos critérios utilizados no processo de avaliação dos periódicos pela CAPES. Além dissotambém se desejava dar maior visibilidade ao Boletim de Psicologia, tanto nacional comointernacionalmente. O endereço para o acesso online a partir do número 123 é: http://scielo.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0006-5943&lng=pt&nrm=iso

Também no sentido de melhorar a sua visibilidade e internacionalização, o Boletim de Psicologia foi aceito para ser incluído na base de dados Clase (Citas Latinoamericanas en CienciasSociales y Humanidades), criada em 1975 na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM),disponível no endereço: http://dgb.unam.mxhttp://dgb.unam.mx

A Tabela 1 sintetiza os dados relativos ao número de artigos e resenhas, além do número depáginas por fascículo, totalizando 145 artigos e 21 resenhas, em 2567 páginas. Ainda que se tenhafeito esforços para aumentar o número de artigos por fascículo, não se conseguiu aumentarsignificativamente esse número em função de dificuldades financeiras para atender esse objetivo.Contudo ao se examinar a proveniência dos artigos, pode-se perceber que o Boletim de Psicologiadeixou de ser uma publicação com artigos de autores apenas do Estado de São Paulo, para apresentarum número maior de autores de outros estados e até uns poucos internacionais, ainda que emcolaboração com autores brasileiros.

Também merecem destaques três fascículos dedicados a registrar a produção científica detrês eventos científicos:

115 - I Jornada de Pesquisadores: Ética e Deficiências,

121 - II Jornada de Pesquisadores - Deficiências: Interconexões Criativas, e

126 - Encontro de Psicologia Jungiana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recebido em 20/06/10
Aceito em 22/06/10

 

 

 

* Endereço para correspondência: Av. Prof. Mello Moraes, 1721. São Paulo - SP. CEP: 05508-030. Fone: 3091-4345. E-mail: iraicba@usp.br.

Creative Commons License