SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número133Características emocionais e traços de personalidade em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Bol. psicol vol.60 no.133 São Paulo dez. 2010

 

EDITORIAL

 

Neste novo número do Boletim de Psicologia gostaríamos de deixar registrados dois eventos promovidos pela Associação de Psicologia de São Paulo: a Jornada de Psicologia Jurídica, realizada em 16 de maio de 2009, e a Jornada Desafios da Prática Profissional do Psicólogo Organizacional e do Trabalho, realizada em 24 de abril de 2010. Esses dois eventos tiveram como palestrantes reconhecidos profissionais de cada uma das áreas e contamos com o auxílio da Universidade Cruzeiro do Sul, que cedeu seu auditório no Campus da Liberdade.

O conteúdo deste fascículo inclui diferentes temáticas, entre as quais cinco dos oito artigos, além da resenha, são referentes à avaliação psicológica, que tem apresentado um grande impulso na atualidade como área de pesquisa. O primeiro artigo trata de uma comparação de características emocionais e de personalidade de crianças institucionalizadas e não institucionalizadas, concluindo que as primeiras apresentam mais problemas emocionais. Os instrumentos utilizados foram os indicadores emocionais do Desenho da Figura Humana e a Escala de Personalidade para Crianças.

Três artigos apresentaram estudos psicométricos com diferentes instrumentos: a Escala Geral do Mundo Justo, a Escala de Depressão (EDEP) e sua relação com medidas de atenção, e a Escala de Satisfação Sexual (SSS-W). O último artigo investigou uma medida de estilos de aprendizagem em estudantes universitários, apresentando este instrumento como uma proposta de auxílio aos professores universitários. Um outro artigo também se dedica à área de aprendizagem, procurando verificar quais as atividades culturais de estudantes universitários no início e no final do curso de Psicologia.

Os dois artigos restantes estão ligados à área da Saúde, um deles investiga a experiência de hospitalização de pacientes com AIDS, mostrando como tem se modificado a maneira como essa doença é encarada. O outro também aborda um tema importante, que é a repetição da gravidez na adolescência, procurando mostrar as características desse grupo e propondo o desenvolvimento de estratégias preventivas para evitar a continuação desse problema.

A Resenha descreve um novo livro sobre técnicas projetivas para crianças, que inclui dados muito relevantes sobre instrumentos novos e outros já conhecidos, entre os quais podem ser destacados o CAT, o Teste das Fábulas e o Rorschach. Este livro se constitui em uma importante fonte de referências para os pesquisadores e para os psicólogos que atendem crianças, tendo em vista a carência de instrumentos aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia para a avaliação da personalidade infantil.

Desejamos a todos uma ótima leitura!

 

 

PAULO FRANCISCO DE CASTRO E
IRAI CRISTINA BOCCATO ALVES

Editores

Creative Commons License