SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número134Teoria de resposta ao item (TRI): Conceitos elementares dos modelos para itens dicotômicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Bol. psicol vol.61 no.134 São Paulo jun. 2011

 

EDITORIAL

 

Em 2011 a Associação de Psicologia de São Paulo, em continuidade de sua atividade de divulgação do conhecimento científico no âmbito da Psicologia Nacional e Internacional, promoveu em 29 de abril a palestra "El problema del TDHA y la clínica com niños y adolescentes", proferida pelo professor e psicanalista espanhol Joseph Knobel Freud, que, entre outras qualificações, foi membro da "Escuela de Clínica Psicoanalítica com Niños y Adolescentes de Barcelona.

O presente número do Boletim de Psicologia apresenta uma temática bastante diversificada, ainda que muitos dos artigos tenham focalizado a avaliação psicológica. O primeiro artigo procura mostrar de uma maneira bastante didática a "Teoria de Resposta ao Item" – TRI, que é um novo modelo psicométrico, cuja proposta é resolver alguns problemas metodológicos do Modelo Clássico da Psicometria. Os autores procuram apresentar essa teoria de uma forma bastante acessível aos leitores que poderão compreender esse novo modelo teórico, sem a necessidade de utilização de conhecimentos estatísticos aprofundados.

O segundo artigo dá ênfase ao uso do Teste de Figura Complexa de Rey para a avaliação das funções executivas, que constituem uma das áreas estudadas pela Neuropsicologia. O objetivo da pesquisa foi realizar um estudo de validação da Figura de Rey para avaliar a capacidade de planejamento e a influência do mesmo na memória visual.

O próximo artigo teve como objetivo conhecer a qualidade de vida entre adolescentes da cidade de São Paulo. A amostra abrangeu cerca de 2.400 estudantes de ensino médio e foi investigada a influência das variáveis gênero, nível sócio-econômico e série escolar sobre a qualidade de vida dos participantes.

O quarto artigo comparou o Desenho da Figura Humana e o Desenho da Pessoa Portadora de Diabetes em dois grupos de adolescentes, um de portadores de diabetes e outro saudável. Os resultados indicaram algumas diferenças psicológicas entre os grupos e entre os dois desenhos de cada participante, contribuindo para a validação do uso dos desenhos como técnicas projetivas.

A seguir é apresentada uma pesquisa sobre a avaliação psicológica de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação, focalizando a atenção e a inteligência. O trabalho traz algumas críticas à forma pela qual é feita essa avaliação atualmente, bem como mostra a existência de correlação entre os dados levantados na avaliação da atenção e da inteligência.

Mudando para um enfoque mais teórico e qualitativo, o artigo seguinte apresenta uma nova abordagem do conceito de família, a partir da Psicossociologia Clínica, na qual a família não é mais considerada somente em relação aos laços sangüíneos estabelecidos pelo matrimônio. Essa nova visão permite uma ampliação da concepção do núcleo familiar, abrangendo outras relações significativas, que passam a ser consideradas como "família".

O outro artigo estuda a possibilidade da avaliação neurológica realizada no momento de nascimento de crianças prematuras, predizer o desenvolvimento cognitivo. Ainda que os resultados não tenham mostrado uma associação significativa entre as duas variáveis, apontam para a necessidade de mais investigações a esse respeito, com finalidade preventiva e interventiva.

O último artigo apresenta uma investigação sobre a flexibilidade para resolução de problemas em dois grupos específicos de pessoas, compostos por tentadores de suicídio e homicidas, comparados à população geral. A partir do emprego de alguns testes psicológicos e uma entrevista neuropsiquiátrica, os autores concluíram que esses dois grupos apresentam menor flexibilidade para resolver seus problemas do que o grupo de controle.

Este fascículo do Boletim de Psicologia contém ainda um Depoimento, uma Resenha e uma Homenagem. No Depoimento são apresentadas as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no Instituto de Psicologia da USP, relacionadas ao pensamento de Wilhelm Reich. Esse depoimento faz um registro histórico importante sobre os trabalhos desenvolvidos sobre esse autor no Brasil.

A Resenha sobre o livro "Ética para os meus pais" constitui um convite para uma experiência de leitura, que a partir de uma forma inovadora de escrita leva o leitor a refletir sobre assuntos sérios e importantes no relacionamento entre pais e filhos.

Finalmente, uma homenagem justa e merecida traz um resgate da vida e obra de um personagem importante na História da Psicologia Brasileira, o Dr. Romeu Morais de Almeida, escrita pelo Dr. Samuel Pfromm Netto, que com ele conviveu. Convém lembrar que entre outras atividades, o Professor Romeu foi membro de várias diretorias da Sociedade de Psicologia de São Paulo, desempenhando diversas funções e auxiliando no desenvolvimento e manutenção desta Sociedade, bem como do Boletim de Psicologia.

Convidamos a todos para lerem os trabalhos que fazem parte deste Boletim de Psicologia e esperamos que possam contribuir para o conhecimento e para o desenvolvimento de novas investigações.

 

 

PAULO FRANCISCO DE CASTRO E
IRAI CRISTINA BOCCATO ALVES

Editores