SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número135A co-dependência na perspectiva de quem sofre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Bol. psicol vol.61 no.135 São Paulo jul. 2011

 

EDITORIAL

 

 

Disponibilizamos, com satisfação, este novo número do Boletim de Psicologia, publicação oficial da Associação de Psicologia de São Paulo.

Os conteúdos dos artigos tratam de assuntos diversos, todos de grande interesse do estudo em Psicologia nas mais diferentes áreas de atuação e de produção do conhecimento psicológico.

Três trabalhos versam sobre questões relacionadas a diferentes aspectos da dependência química: Há uma reflexão sobre o sofrimento vivido na co-dependência; um estudo sobre o comportamento etílico em militares da Marinha Brasileira, que se encontram em tratamento psicológico, e a apresentação da motivação observada em adolescentes com histórico de dependência. Todos os artigos trazem pesquisas empíricas para a compreensão do fenômeno da dependência, foco de importante trabalho para o profissional de psicologia.

Fazem parte do material ora apresentado quatro reflexões teóricas sobre relevantes aspectos no campo de conhecimento psicológico: um estudo sobre o manejo clínico do setting, com ênfase na capacidade criativa; o percurso histórico e a inserção das propostas teóricas de Reich no Brasil; uma discussão sobre a utilização de desenhos no processo psicodiagnóstico sob a perspectiva psicanalítica e uma análise do desenvolvimento da imagem corporal interna, a partir da proposta de Amann-Gainotti.

E um artigo que trata de uma investigação sobre o desenvolvimento de competências em profissionais da área de saúde, bem como os resultados que os autores observaram a partir da aplicação de um treinamento.

Por fim, a obra resenhada neste número aborda questões relativas à leitura, importante aspecto em diversos campos psicológicos.

Esperamos que os textos ora publicados possam auxiliar na prática profissional e no desenvolvimento de novas pesquisas e desejamos a todos uma ótima leitura!

 

PAULO FRANCISCO DE CASTRO e IRAI CRISTINA BOCCATO ALVES

Editores