SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número136Diferenças no desenvolvimento de meninos e meninas em condições de risco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Bol. psicol vol.62 no.136 São Paulo jun. 2012

 

EDITORIAL

 

 

Novamente aproveitamos o espaço do Editorial do Boletim de Psicologia para registrar dois eventos promovidos pela Associação de Psicologia de São Paulo: o Curso de Elaboração de Laudos em Diversos Contextos, realizado nos dias 3 e 10 de setembro de 2011,e a Jornada de AT - Acompanhamento Terapêutico, ocorrida em 5 de maio de 2012. Participaram dos eventos palestrantes reconhecidos em cada uma dessas áreas. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a colaboração da Universidade Cruzeiro do Sul, que cedeu o espaço, onde foram realizados os dois eventos.

Também gostaríamos de informar que foi eleita a nova Diretoria da Associação de Psicologia de São Paulo, no dia 14 de maio de 2012, e cujos novos membros são apresentados na primeira página deste exemplar.

Os artigos publicados neste número do Boletim de Psicologia abrangem uma grande variedade de temas. O primeiro aborda as diferenças no desenvolvimento de meninos e meninas em condições de risco quanto às condições do seu nascimento, relacionadas ao baixo peso ao nascer, nascimento prematuro e filhos de mães adolescentes. Essa temática tem grande relevância social e necessita de estudos que auxiliem no desenvolvimento dessas crianças.

O segundo artigo investigou a Estrutura Fatorial do subteste de Labirintos do WISC-III, que complementa os estudos de padronização deste teste em nosso país, uma vez que ele não foi estudado anteriormente. A principal preocupação dos autores foi verificar a validade de constructo dos Labirintos para análise da função executiva de planejamento, importante para a avaliação neuropsicológica.

Um tema polêmico é discutido no artigo que aborda a homoparentalidade, que constitui um novo modelo familiar e parental, com base no referencial teórico da Psicanálise de família e casal. Ainda com relação ao tema de família e casal, outro artigo vai investigar a violência conjugal, tendo como referência a teoria psicanalítica das relações objetais para estudar os processos psíquicos de homens agressores. Também considerando a Psicanálise, outro artigo vai expor a importância do poder da palavra e a origem do pensamento freudiano, numaapresentação histórico-crítica da constituição do método psicanalítico de Sigmund Freud.

Outro artigo vai apresentar um tema muito atual, relativo à atividade de jogar videogame, situando-a como uma experiência simbólica, com base nos conceitos teóricos de Jung. O último artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre uma problemática pouco conhecida e estudada que é o fenômeno da negação não psicótica da gravidez, que se refere à ignorância, por parte da mulher, de sua gravidez.

A Resenha descreve um novo livro de Walter Trinca, intitulado "Psicanálise Compreensiva: Uma concepção de conjunto". Segundo os autores da resenha, esse livro pode ser considerado um "verdadeiro curso de psicodinâmica e diagnóstico das perturbações psíquicas".

O último texto deste Boletim de Psicologia apresenta uma homenagem ao Professor Doutor César Ades, falecido tragicamente em função de um acidente que sofreu em março deste ano. César era uma pessoa especial, muito amada por todos que o conheceram, tanto pelos que foram seus alunos, como por aqueles que o conheceram em outras situações. A Dra. Emma Otta escreveu um texto muito bonito, como parte de uma Homenagem que foi feita no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, o qual é reproduzido neste Boletim. Esperamos que este texto possa transmitir a todos que o conheceram, bem como aos que não tiveram essa oportunidade, uma amostra de como era o nosso querido Professor César Ades.

 

IRAI CRISTINA BOCCATO ALVES e PAULO FRANCISCO DE CASTRO

Editores