SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número138Fidedignidade do WISC-III com base na concordância entre avaliadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Bol. psicol vol.63 no.138 São Paulo jun. 2013

 

EDITORIAL

 

 

Como parte de suas atividades de divulgação do conhecimento científico, a Associação de Psicologia de São Paulo promoveu dois eventos, uma palestra e um mini-curso. A Palestra, denominada "Gerações X, Y e Z na Empresa e na Escola: Conflitos e possibilidades" foi realizada pela Dra. Caioá Geraiges de Lemos em 10 de maio de 2013. O "Mini-Curso Introdução ao Método de Rorschach" foi ministrado, em 27 de abril de 2013, pelo Dr. Paulo Francisco de Castro, atual vice-presidente desta Associação e com ampla experiência e conhecimento sobre esse instrumento de avaliação psicológica. Essa temática foi escolhida em função da necessidade de se mostrar o valor deste teste psicológico, principalmente para estudantes de graduação em Psicologia, uma vez que o mesmo atualmente só é ensinado em uma parcela mínima das instituições de ensino superior. Novamente agradecemos a colaboração da Universidade Cruzeiro do Sul, que gentilmente cedeu espaço no campus da Liberdade para a concretização desses eventos.

Neste número do Boletim, seis dos artigos e a resenha estão relacionados à avaliação psicológica. O primeiro artigo apresenta um estudo sobre a precisão entre avaliadores relativa ao WISC-III, em que foram encontrados índices elevados de concordância, porém com resultados maiores para os subtestes não verbais.

Os três artigos seguintes se referem a estudos sobre depressão e suas relações com a ansiedade, coping organizacional e suporte social, em três contextos diferentes, profissionais da área da saúde, universitários e organizacional.

O trabalho seguinte está relacionado à psicanálise com base na teoria de Winnicott, discutindo uma forma diferente de interpretação do silêncio no setting, o que é ilustrado pelo relato de atendimento de uma criança.

O sexto artigo vai abordar a problemática da gravidez na adolescência, que foi estudada pelo Desenho da Figura Humana e pelo TAT. As autoras procuram mostrar a importância dessas técnicas para auxiliar em termos preventivos no atendimento dessa população.

O último estudo procurou investigar como atualmente se dá o ensino das disciplinas relativas à avaliação psicológica nos curso de graduação de Psicologia no Estado de São Paulo. Os resultados obtidos permitem mostrar um panorama sobre essa temática, que descreve quais os principais conteúdos e técnicas ensinados. No entanto mostram que a formação nessa área precisa ser ampliada, pois em muitos cursos o número de disciplinas e o pequeno número de técnicas ensinadas faz com que os alunos tenham uma formação insuficiente, na única atividade que é privativa do psicólogo.

A Resenha faz uma apresentação de um livro muito importante para os psicólogos que trabalham com Avaliação Psicológica, principalmente a voltada para crianças e adolescentes. Esse livro apresenta um relato de pesquisas recentes e uma complementação ao manual do WISC-III, organizado, juntamente com outros autores, por Vera Figueiredo, que foi a responsável pela primorosa adaptação e padronização do WISC-III no Brasil. Entre as contribuições deste livro destacam-se a inclusão das respostas mais comuns emitidas pelas crianças brasileiras, que vão facilitar muito a avaliação dos protocolos pelos profissionais, melhorando assim a precisão entre os avaliadores e tornando os resultados obtidos com esse teste mais confiáveis. Outra contribuição importante foi a ampliação da amostra de padronização, o que permitiu a confecção de tabelas normativas para cada faixa etária, uma vez que as tabelas do manual agrupavam algumas faixas, levando agora a um aumento da precisão da avaliação.

Para finalizar, prestamos uma justa homenagem ao Dr. Samuel Pfromm Netto, falecido em novembro de 2012. Esse texto escrito pelo Dr. José Fernando B. Lomônaco, fornece um breve retrato sobre o homenageado, por alguém que foi seu aluno, colega no Instituto de Psicologia da USP e amigo, ressaltando suas qualidades, sua obra e suas ideias, bem como outras contribuições para a Psicologia no Brasil.

Assim esperamos que mais este número do Boletim de Psicologia atinja seu objetivo de divulgar o conhecimento científico, bem como convidamos nossos leitores a também nos enviarem seus artigos para publicação.

 

IRAI CRISTINA BOCCATO ALVES e PAULO FRANCISCO DE CASTRO

Editores