SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número139Normatização do teste da Figura Complexa de Rey para a população idosa do município de Curitiba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Bol. psicol vol.63 no.139 São Paulo dez. 2013

 

EDITORIAL

 

 

É com satisfação que estamos concluindo a edição de mais um número do Boletim de Psicologia, que vem sendo publicado sem interrupções desde 1949. Este número apresenta em seus artigos uma grande diversidade de temáticas, o que está de acordo com a proposta original de seus idealizadores de abranger todas as áreas da Psicologia.

O primeiro artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de normatização do Teste das Figuras Complexas de Rey para a população idosa, faixa etária para a qual poucos testes apresentam dados específicos. Esta pesquisa é muito importante, porque, na atualidade diante do aumento da longevidade dos indivíduos, esses dados podem auxiliar no atendimento dessa parcela crescente da população.

O segundo artigo também trata de uma temática muito atual, mostrando as mudanças pelas quais passa a gestão nas empresas e como isso afeta os seus funcionários e as relações com os mesmos, a partir de uma visão psicanalítica para essa análise. As conclusões apontam as contradições entre o discurso oficial da empresa e as medidas que são tomadas para manter a produtividade e o lucro da organização.

O artigo seguinte é uma contribuição proveniente de Portugal e que também está relacionada à área do trabalho. Nesse caso procurou explicações para o problema do estresse e sua relação com o burnout e o engagement, a partir do papel dos esquemas mal adaptativos.

No próximo artigo é apresentado o relato de uma experiência de atendimento psicoterapêutico pré-cirúrgico de uma criança em um hospital pelo uso de desenhos. O artigo procurou mostrar como essa estratégia auxiliou no desenvolvimento dos recursos internos para o enfrentamento dessa situação geradora de angústia.

O quinto artigo trata da percepção que as psicólogas judiciárias possuem sobre seu trabalho nos casos de abuso sexual. A análise dos resultados mostrou a importância desse trabalho no contexto da Justiça, bem como a necessidade de maior integração entre as áreas da Psicologia e do Direito para o atendimento desses casos.

O sexto artigo apresenta os Role-Playing Games online (jogos de interpretação de papéis) como proposta de um novo recurso a ser usado em psicoterapia, para auxiliar na socialização e na melhora da qualidade de vida. Essa proposta foi ilustrada por meio da apresentação de um caso, que mostrou as possibilidades do uso desse tipo de jogo.

O próximo trabalho estudou a frequência de pensamentos contrafactuais em pessoas com ou sem sintomas depressivos. Os pensamentos contrafactuais consistem em elaborações mentais alternativas para fatos ocorridos no passado, o estudo mostrou que esse tipo de pensamento possui uma função adaptativa.

O último artigo vai apresentar reflexões sobre as questões éticas envolvidas na supervisão de estágios acadêmicos nos curso de Psicologia no Brasil. O artigo discute a necessidade de maior preocupação com os aspectos éticos envolvidos nos atendimentos e nas supervisões e seus reflexos na formação profissional.

A Resenha faz uma descrição e apreciação crítica do novo livro de Walter Trinca, escrito em conjunto com vários colaboradores, "Procedimento de Desenhos-Estórias: Formas derivadas, desenvolvimentos e expansões". O livro permite uma ampliação do conhecimento desta técnica e também de variações na sua utilização.

O último texto deste Boletim apresenta uma justa homenagem a nossa querida amiga e companheira de trabalho Dra. Walquiria Fonseca Duarte, que faleceu em 4 de outubro de 2013. A homenagem foi escrita pela Dra. Audrey Setton Lopes de Souza, que faz uma descrição pessoal da sua convivência com a Dra. Walquiria, desde o Curso de Graduação em Psicologia. Walquiria foi docente do Instituto de Psicologia da USP e da Universidade de Santo Amaro nas áreas de Avaliação Psicológica e de Psicoterapia. Também participou de diversas diretorias da Associação de Psicologia de São Paulo. Ainda que nesta gestão ela tenha sido eleita como suplente, ela participava ativamente nas tarefas da Diretoria. Estamos sentindo muito a sua falta.

Desejamos a todos, uma boa leitura!

 

IRAI CRISTINA BOCCATO ALVES e PAULO FRANCISCO DE CASTRO

Editores