SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número139Procedimento de desenhos-estórias: formas derivadas, desenvolvimentos e expansões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Bol. psicol vol.63 no.139 São Paulo dez. 2013

 

IN MEMORIAM

 

Walquiria Fonseca Duarte: (06/03/1955 - 04/10/2013)

 

Walquiria Fonseca Duarte: (06/03/1955 - 04/10/2013)

 

 

Audrey Setton Lopes de Souza

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - SP - Brasil

 

 

Em 1974, conheci a Doutora Walquiria Fonseca Duarte, como colega, no curso de Graduação de Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), começávamos um longo percurso que faríamos sempre muito próximas uma da outra.

O interesse pela avaliação psicológica nos uniu, desde a escolha da monitoria, primeiro momento em que nos reuniríamos às Professoras Eda Marconi Custódio e Irai Cristina Boccato Alves, primeiras mestras, e depois, por muitos anos, colegas na luta para manter aceso o interesse dos alunos nesta importante área da Psicologia. Juntas também batalhamos para manter este lugar junto ao IPUSP, como área de pesquisa na Pós-Graduação, como área de atuação do psicólogo junto ao Conselho Federal de Psicologia e à comunidade cientifica em geral, além da participação em Comissões e Congressos Científicos. Interlocutora com a qual era sempre possível debater em profundidade sobre estas questões, conselheira com a qual era possível obter uma escuta atenta e sensível antes das decisões importantes, leitora perspicaz a quem podia confiar e dividir a leitura de textos em avaliação psicológica e psicanálise, nossas áreas de interesse comum. Não esquecerei nunca de nossas conversas íntimas sobre assuntos pessoais, que também revelavam a Walquiria sensível que eu tinha como companheira de percurso. Foram 30 anos como docentes e amigas.

Juntas ministramos, ao longo de mais de 20 anos, as disciplinas "Técnicas de Exame Psicológico II (atualmente Avaliação Individual das Funções Intelectuais), Técnicas de Entrevista Psicológica e Técnicas Projetivas Gráficas, nas quais tentávamos aproximar os alunos tanto do conhecimento técnico quanto da utilidade clínica destes instrumentos de avaliação. Sua experiência técnica e clínica muito contribuía para ajudar a romper o preconceito inicial dos alunos em relação ao conjunto de disciplinas de Avaliação Psicológica. Além destas disciplinas, Walquíria também ministrava outras disciplinas da área, tais como Introdução às Técnicas de Exame Psicológico e Testes para Diagnósticos Especiais.

Walquiria, como eu, sempre se manteve como docente em regime de turno completo junto à Universidade, por prezar a possibilidade de ter a experiência clínica como um iluminador, que amplia nossa visão dos fenômenos psíquicos em geral, assim como da compreensão qualitativa dos instrumentos de avaliação psicológica. Se por um lado tal escolha pode ter prejudicado em quantidade suas pesquisas, estou certa que permitiu um ganho de qualidade e profundidade em suas investigações e no trabalho com seus orientandos.

Na Pós-Graduação participou ativamente tanto como docente, quanto como orientadora de Mestrados e Doutorados, tendo concluído a orientação de seis mestrados e quatro doutorados, uma vez que participava nas atividades do IPUSP em turno completo, mas por outro lado em sua atividade na UNISA, orientou 58 monografias de conclusão de curso e cinco projetos de iniciação científica.

Mas minha história com a Walquiria também permitiu conhecê-la por outros ângulos, pois foi junto com ela que, ambas recém-formadas, iniciamos como docentes (em 1979), naquela que à época era a OSEC, atual Universidade de Santo Amaro (UNISA). Lá, que nosso amor pela docência abriu caminho para que ajudássemos a montagem do curso de Psicologia, trazendo vários colegas para participar deste grupo, como nos empenhamos para organizar a clínica psicológica desta Universidade (luta pela qual ela sempre esteve à frente enquanto professora e coordenadora do curso). Fui testemunha do carinho e admiração que a Walquiria despertava entre os colegas e entre os alunos. Muitas vezes era homenageada pelos alunos, convidada a ser paraninfa da turma e, finalmente, por muitos anos, como coordenadora do curso de Psicologia. Como coordenadora, desde 1992, Walquiria pôde exercer sua capacidade administrativa e pôde formar um competente jovem grupo de professores pelos quais sempre lutou.

Nos últimos anos Walquiria pôde, por sua participação junto à Comissão Coordenadora de Pós-Graduação do Programa de Psicologia Escolar e de Desenvolvimento Humano, do IPUSP nos brindar com este conhecimento adquirido como coordenadora de uma faculdade particular, auxiliando no importante trabalho desta comissão e na árdua organização dos dados a ser feita em cada elaboração dos Relatórios CAPES.

Juntas também formamos as primeiras turmas de cursos de Especialização em Psicanálise da Criança e em Psicodiagnóstico oferecidos pela Casa do Psicólogo, estescursos iniciaram a formação de muitos analistas de criança hoje em atuação e revelam esta outra faceta mais clínica, que Walquiria exercia em seu consultório. Clínica estudiosa e sensível podia oferecer a seus pacientes um cuidado psicanalítico de qualidade e tenho certeza que ocupava um lugar de destaque neste campo do atendimento psicanalítico em consultório particular.

Também é importante destacar que em várias ocasiões Walquiria foi membro ativo das diretorias da Associação de Psicologia de São Paulo (antiga Sociedade de Psicologia de São Paulo), trazendo contribuições para realização de eventos, bem como auxiliando na divulgação dos mesmos e, também, estimulando a inscrição de novos associados.

Não posso deixar de lembrar uma das características mais marcantes de sua personalidade, o afinco com o qual lutava por aqueles que amava e nos quais confiava, como lutava por sua família e como defendia seus colegas de trabalho, permitindo o crescimento de muitos deles, dentre os quais me incluo. Sua força para lidar com as armadilhas que a vida nos apresenta sempre esteve presente ao longo de todo este tempo e permitiu que enfrentasse com dignidade os muitos desafios que teve que enfrentar.

Rodeada das fortes relações que construiu, enfrentou com dignidade seu último desafio. Nós que a perdemos apenas lamentamos que tenha nos deixado tão cedo e que, além da companheira querida, tenhamos perdido todas as contribuições que ainda teria a oferecer.

Saudades.......