SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue140Relationship between parental role and behavior of preschool children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Bol. psicol vol.64 no.140 São Paulo June 2014

 

EDITORIAL

 

 

Em abril e maio de 2014 a Associação de Psicologia promoveu o Curso de Extensão do Teste de Rorschach no Sistema Compreensivo, com 32 horas de duração, que foi ministrado pelo Dr. Paulo Francisco de Castro e pelo Dr. Luís Sergio Sardinha, ambos com ampla experiência e conhecimento nesse teste. Esse curso constituiu uma continuação do Mini-Curso Introdução ao Método de Rorschach, que foi ministrado em 2013.

O presente número do Boletim de Psicologia é composto por sete artigos e uma resenha. Os artigos se caracterizam por abrangerem diversas fases do desenvolvimento humano, desde os pré-escolares até os idosos, embora as temáticas estudadas sejam também variadas.

O primeiro artigo focaliza a relação entre as funções parentais e o comportamento dos filhos pré-escolares, tendo como base uma abordagem psicanalítica. O artigo procura mostrar a influência dos aspectos socioculturais na sociedade contemporânea sobre a educação e a relação dos pais com seus filhos, a partir do estudo de seis crianças na faixa etária de dois a quatro anos, três das quais com problemas de comportamento e três que não apresentavam problemas.

O segundo artigo apresenta uma nova forma de atendimento de adolescentes em relação à escolha profissional, com base no estilo clínico "Ser e Fazer", usando o teatro da espontaneidade de Winnicott. Esse atendimento também foi realizado com uma abordagem psicanalítica.

O próximo artigo, também focalizando jovens, se preocupa com o tema do suicídio e como este é apresentado nos sites da internet. Foram analisados os conteúdos de três sites, que foram considerados como tendo foco na prevenção do suicídio, e foi apresentada uma visão crítica sobre os mesmos.

O trabalho seguinte procurou analisar a saúde mental e os fatores emocionais encontrados nas campanhas brasileiras de aleitamento materno entre 1999 e 2010. Os autores concluíram que os benefícios emocionais do aleitamento têm sido tratados de modo periférico em relação aos benefícios físicos e que o foco dessas campanhas é principalmente o desenvolvimento físico e a prevenção da mortalidade infantil, sem se preocuparem com os aspectos emocionais envolvidos na amamentação.

A temática do idoso é tratada nos dois trabalhos seguintes. Um deles procurou investigar o imaginário coletivo sobre o envelhecimento em profissionais da área da saúde mental a partir de associações feitas sobre fotos de pessoas idosas. O outro, estudou as relações entre o desempenho estimado e o real de idosos em tarefas que avaliam a memória operacional, bem como determinar a semelhança das crenças de pessoas próximas aos idosos em relação ao desempenho demonstrado por eles nessas tarefas.

O último artigo estudou adultos com o objetivo de determinar, se o R-1: Teste Não Verbal de Inteligência pode ser considerado unidimensional, isto é, se ele avalia apenas um fator, no caso o fa-tor g, ou se ele avalia mais de um fator. Os resultados confirmaram a u nidimensionalidade, de acordo com a base teórica do teste.

Finalmente a resenha se refere a um livro que trata da criatividade em diversos contextos e com base em diferentes perspectivas teóricas, como as de Winnicott, Osborn, Rogers, Bergson, Bachelard, Vygostki, Jung e outros. A preocupação principal do livro é trazer os conhecimentos sobre esse assunto para o público comum e não apenas para os estudiosos, motivo pelo qual ele foi escrito em uma linguagem acessível.

Convidamos a todos para lerem os artigos deste número do Boletim de Psicologia e esperamos que estes possam contribuir para o conhecimento e para o desenvolvimento de novas pesquisas. Além disso gostaríamos de convidá-los para publicar seus trabalhos no Boletim de Psicologia.

IRAI CRISTINA BOCCATO ALVES e PAULO FRANCISCO DE CASTRO

Editores

Creative Commons License