SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número141O papel da alimentação na família de uma adolescente com bulimia nervosa: uma leitura sistêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Bol. psicol vol.64 no.141 São Paulo dez. 2014

 

EDITORIAL

 

 

No sentido de divulgar as atividades científicas desenvolvidas pela Associação de Psicologia de São Paulo, destaca-se a promoção da Oficina: Brinquedoteca e a Profissão do Brincar, em outubro de 2014, com três horas de duração, que foi ministrada pela Dra. Cleusa Kazue Sakamoto, membro da atual Diretoria da ASPSP e com ampla experiência e conhecimento sobre essa temática.

O presente número do Boletim de Psicologia é composto por sete artigos, uma resenha e duas homenagens. O primeiro artigo focaliza a relação entre a alimentação na família de uma adolescente e a bulimia, que esta última apresenta. O artigo é fundamentado na abordagem sistêmica e procura mostrar como o histórico de carência alimentar, em função de dificuldades financeiras da mãe da adolescente, em sua infância, pode ser responsável pelo quadro de bulimia de sua filha.

O segundo artigo investiga a relação entre os conceitos de qualidade de vida no trabalho e satisfação no trabalho, a partir da correlação entre escalas que avaliam esses construtos. Os resultados da pesquisa realizada com trabalhadores de empresas diversas confirmaram a validade dessas escalas, mostrando que os dois construtos estão relacionados.

O próximo artigo se preocupou em verificar como alunos e professores de um curso de graduação de Psicologia avaliavam a criatividade na prática dos docentes de seu curso. Os resultados mostraram semelhanças entre as avaliações dos professores e alunos em relação às características do professor mais criativo, mas não em relação ao professor menos criativo. Esse artigo tem um caráter especial na História do Boletim de Psicologia, pois um de seus autores, a Dra. Geraldina Porto Witter, faleceu 18 dias após ter enviado esse artigo para publicação.

O quarto artigo também apresenta uma temática relevante, bastante pesquisada em nosso país em diferentes localidades, e que se refere às características da clientela de uma Clínica-Escola, neste caso, do curso de Psicologia da UNESP de Assis, abrangendo os clientes atendidos na triagem entre 2008 e 2012. Foram estudadas as características sociodemográficas, bem como as queixas da clientela e diversos dados relevantes para a compreensão das demandas dos pacientes.

Os dois artigos seguintes também abordam pesquisas com instrumentos de avaliação psicológica, o primeiro a respeito do Teste das Fábulas e o segundo do Teste Palográfico. O trabalho sobre o Teste das Fábulas procura mostrar a utilidade e validade desse teste projetivo, comparando indicadores de somatização do instrumento em crianças com asma ou com câncer com crianças sadias, mostrando que ele permite discriminar esses quadros.

O artigo sobre o Teste Palográfico aborda o Sistema de Correção Informatizada, por meio de uma pesquisa de precisão da avaliação computadorizada, com a obtida da forma tradicional. A avaliação com auxílio do computador contribui para uma economia de tempo na obtenção de resultados desse teste, facilitando o trabalho do psicólogo.

O último trabalho estuda os conflitos interpessoais de pré-adolescentes e mostra como pais e professores avaliaram, por meio de um questionário, as formas de resolução de conflitos escolhidas pelos alunos dessa faixa etária. Foram determinadas quais as estratégias predominantes de resoluçãode conflito e foi observado um maior conhecimento dos pais, em relação aos professores, sobre as estratégias usadas pelos adolescentes.

A resenha também está relacionada à Avaliação Psicológica, abordando o novo Manual do Psicodiagnóstico Miocinético - PMK publicado em 2014, que apresenta novos dados de fundamentação teórica e pesquisas de validade e precisão, permitindo que este teste, que teve seu uso impedido pelo vencimento das pesquisas de validade e precisão do manual publicado anteriormente em 2003, retomasse sua aprovação para aplicação pelo Conselho Federal de Psicologia. Assim os psicólogos voltam a contar com o PMK na avaliação psicológica, lembrando que esse teste permite avaliar a personalidade sem que a pessoa avaliada possa ter qualquer tipo de controle sobre os seus traçados, para mostrar uma imagem mais adequada sobre si mesmo ou possa tentar fraudar os resultados.

Em seguida na seção In Memoriam são publicados dois obituários da nossa querida Dra. Geraldina Porto Witter, co-autora de um dos artigos deste fascículo. Um deles foi escrito por sua filha Carla Witter, mostrando muitas facetas de sua vida partilhadas por sua família. O outro, escrito pelo Dr. José Fernando Lomônaco, que faz uma apresentação tanto de aspectos pessoais, como da carreira da Dra. Geraldina. Embora não seja habitual a publicação de dois obituários de uma mesma pessoa, decidimos fazer isso, porque a Dra. Geraldina teve um papel muito importante na Psicologia brasileira, como pode ser comprovado pelos textos aqui publicados. Ela também teve um papel muito relevante para a Sociedade de Psicologia de São Paulo e para o Boletim de Psicologia. Foi membro da Diretoria em duas gestões, como Secretária Geral (no biênio 1973-1974) e como Presidente da Sociedade (no biênio 1996-1997). Também participou em diversas ocasiões da Comissão Editorial do Boletim de Psicologia e realizou, na comemoração dos 60 anos da Sociedade, uma magnífica palestra, com o título: "Importância das Sociedades/Associações Científicas", publicada no número 127 do Boletim de Psicologia em 2007. Destacam-se ainda entre suas contribuições os artigos: "A Psicologia do Boletim durante 25 anos" (abrangendo os volumes I a XXV); "A Psicologia do Boletim de Psicologia (1975-1994)", "Índices" (de 1949 a 1994). Além disso, publicou diversos artigos e resenhas no Boletim de Psicologia, bem como atuou como parecerista de muitos textos e foi membro do Conselho Editorial.

Assim esta pequena homenagem, que prestamos à Doutora Geraldina, é muito pouco para tudo que ela fez pela Sociedade e pelo Boletim de Psicologia.

Esperamos que este número do Boletim de Psicologia continue a contribuir na divulgação do conhecimento científico e convidamos nossos leitores a também enviar seus artigos para publicação.

IRAI CRISTINA BOCCATO ALVES e PAULO FRANCISCO DE CASTRO

Editores

Creative Commons License