SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue142Dreams of matter and matter of dreams in Walter Trinca's perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Bol. psicol vol.65 no.142 São Paulo Jan. 2015

 

IN MEMORIAM

 

 

Profa Dra Blanca Susana Guevara Werlang (15/10/1955 -15/11/2013)

 

 

Margareth da Silva Oliveira*

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SUL - RS - Brasil

 

 

Foi com muita tristeza que no dia 15/11/2013, recebemos a notícia do falecimento da Profa. Dra. Blanca Susana Guevara Werlang, em Porto Alegre (RS), cidade onde residia. Homenagear e escrever sobre ela ainda evoca lembranças e saudades, pois a nossa amizade e companheirismo data exatamente 27 anos a partir do encontro na PUCRS. Nossos destinos se cruzaram e compartilhamos muitos sonhos e planos de vida traçados, desde seu Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade com a Jurema Cunha na PUCRS, até o Doutorado em Ciências Médicas/Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2001). Além disso, junto com Jurema Alcides Cunha, Irani de Lima Argimon, Denise Ruschel Bandeira e João Carlos Alchieri, realizamos dois Congressos Nacionais de Avaliação psicológica, nos anos de 1994 e 1997, nos quais nossa amizade e parceria se concretizaram.

Nascida em Montevidéu (Uruguai), Blanca se graduou em Psicologia pelo Instituto de Filosofia, Ciências e Letras do país. Especializou-se em Educação Psicomotora pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras (1981) e em Diagnóstico Psicológico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986). Ainda no início de sua carreira, mudou-se para o Brasil e se casou com Airton Werlang. Nasceram os filhos, os quais cresceram, estudaram, se formaram e nós fomos dividindo esta passagem do ciclo da vida. Para a Blanca, seu maior valor era a família. Obrigado, Airton, por ter sido o companheiro que foste nessa jornada, estando ao lado dela nas alegrias e tristezas. Obrigado ao Frederico Werlang e ao Hector Werlang, que foram filhos muito amados e que sempre viveram intensamente tudo que a mãe realizava. A Blanca foi exemplo de mulher, mãe e profissional.

A perda da nossa "Blanquita", assim era chamada entre nós, foi precoce. Ela estava no auge de sua produção intelectual. Seu legado para a Psicologia é inquestionável e de alta relevância, contribuindo para a avaliação psicológica, sendo marcante principalmente na área dos testes projetivos. Dedicou-se a estudos com vários testes como o Teste das Fadas, Teste de Apercepção Familiar - FAT, Teste das Relações Objetais de Phillipson, sem falar na sua contribuição para os programas de prevenção na área do suicídio do Ministério da Saúde. Como diretora, professora titular e professora pesquisadora no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia da PUCRS, Blanca foi uma administradora exemplar, inovou e foi guerreira nas suas convicções. Além disso, foi membro da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo), do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica do CFP.

Falar dos feitos da Blanca é fácil, surgem ideias e respostas rapidamente, já que sua trajetória foi marcada por realizações e investimentos pessoais. Blanca desenvolveu cerca de 70 artigos publicados em periódicos, 9 livros publicados e organizados. Em especial o livro Comportamento Suicida, publicado pela Artmed, discorre sobre aspectos psicológicos, psiquiátricos, históricos, religiosos, sociológicos, epidemiológicos, bioéticos e de pesquisa para a compreensão e a prevenção de comportamentos suicidas, de forma simples e consistente.

Sua contribuição como pesquisadora da Pós-graduação no país proporcionou:

Participação em bancas: ao longo de sua carreira acadêmica, a Profa. Blanca participou de 81 bancas examinadoras. Neste total estão computados os níveis de trabalho: professor titular, concurso público, doutorado, mestrado, qualificação de doutorado e mestrado, entre outros tipos.

Orientação de trabalhos científicos: como orientadora, a Profa. Blanca computou 62 trabalhos até o ano de 2013, sendo eles: dissertação de mestrado, tese de doutorado, iniciação científica e trabalho de conclusão de curso de graduação.

Trabalhos de Pesquisa: Blanca investiu muito na sua carreira de pesquisadora. Encontrava-se em uma etapa da vida onde os reconhecimentos de seus trabalhos em pesquisas e outros trabalhos técnicos eram de âmbito nacional e internacional, recebendo muitos convites para conferências e abertura de eventos importantes. Desenvolveu 12 projetos de pesquisa até o ano de 2013. Seu enfoque foi no Desenvolvimento e Adaptação de Instrumentos e Estratégias de Avaliação e Intervenção Clínica. Os dois estudos foram destinados para o profissional da área da Psicologia, visto que um dos principais desafios era realizar julgamentos e intervenções clínicas de forma segura e profunda, a respeito do sujeito que está sendo avaliado. Neste sentido, o objetivo destas linhas era a adaptação de instrumentos e estratégias à nossa realidade sociocultural, prevendo estudos de fidedignidade e validade com grupos clínicos e com sujeitos da população geral. Sua outra linha de pesquisa foi: Manifestações psicológicas decorrentes de violência autoinfligida, interpessoal, coletiva e de eventos catastróficos. O objetivo desta linha era compreender e identificar fatores psicológicos que: a) levam uma pessoa a tirar sua própria vida, a de outra, maltratar, abusar, se envolver em confrontos, acidentes, comportamentos de risco, provocando traumas internos e externos; b) decorrem de situações que ameaçam a integridade física e emocional das pessoas. O foco principal concentrava-se em aspectos como: ideação suicida, tentativa de suicídio, suicídio, homicídio seguido de suicídio, homicídio, violência doméstica, violência intrafamiliar, abuso sexual, assaltos, sequestros, desastres naturais, terrorismo e eventos catastróficos.

Disciplinas Ministradas: até o ano de 2013, Blanca havia ministrado cerca de 40 disciplinas, distribuídas entre graduação, cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado. Os conteúdos variavam em Psicopatologia, Psicopedagogia Terapêutica, Aprendizagem, Psicologia Clínica, Supervisão de Estágio em Psicologia Clínica, Psicodiagnóstico, Técnicas e Métodos em Pesquisa, entre outros.

Distinções: na esfera "pessoal" e afetiva, Blanca recebeu inúmeras homenagens, reconhecimentos e agradecimentos por parte de colegas, alunos e orientandos. Na esfera acadêmica, teve o reconhecimento pelos 25 anos de atividade profissional na PUCRS, recebendo a medalha Irmão Afonso, em 2011. Além disso, em 1999 ganhou Primeiro Lugar na Sessão de Premio CAPES de Teses 2009, CAPES, 2010; Agradecimento Especial e Humanístico pelo Centro de Valorização da Vida - CVV, 2011; 2o Lugar na Premiação Sessão de Pôsteres (Depressão, Desesperança e Potencial Suicida em Mulheres Vítimas de Violência Doméstica) pela Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, 2012; 1o Lugar na Premiação Sessão de Pôsteres (Teste de Apercepção Familiar - FAT: estudo preliminar sobre resposta populares), Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, 2012.

Com certeza não foi possível nomear todos os seus feitos, mas acreditamos que elencamos parte importante de sua trajetória profissional e pessoal faz com que de certa forma mostremos o quanto se identificou com a Psicologia no Brasil e teve importante papel como profissional em todos os segmentos da área. As lembranças como profissional e pessoa ficarão com certeza nas memórias da família, amigos e colegas com quem sempre foi dedicada e companheira. Também ficam as marcas de sua atuação no país para que possamos aprender e continuar seu legado, assim como com certeza ela gostaria que fosse.

 

 

 

 

 

Recebido em 02/08/15
Aceito em 02/08/2015

 

 

* Endereço para correspondência: Av. Ipiranga, 6681, Partenon. Porto Alegre - RS. Brasil. CEP: 90619-900. Tel: (51) 3320-3500 - Ramal: 7749. Email: marga@pucrs.br

Creative Commons License