SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número142Sonhos da matéria e matéria dos sonhos, na perspectiva de Walter Trinca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Bol. psicol vol.65 no.142 São Paulo jan. 2015

 

IN MEMORIAM

 

 

Profa Dra Blanca Susana Guevara Werlang (15/10/1955 -15/11/2013)

 

 

Margareth da Silva Oliveira*

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SUL - RS - Brasil

 

 

Foi com muita tristeza que no dia 15/11/2013, recebemos a notícia do falecimento da Profa. Dra. Blanca Susana Guevara Werlang, em Porto Alegre (RS), cidade onde residia. Homenagear e escrever sobre ela ainda evoca lembranças e saudades, pois a nossa amizade e companheirismo data exatamente 27 anos a partir do encontro na PUCRS. Nossos destinos se cruzaram e compartilhamos muitos sonhos e planos de vida traçados, desde seu Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade com a Jurema Cunha na PUCRS, até o Doutorado em Ciências Médicas/Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2001). Além disso, junto com Jurema Alcides Cunha, Irani de Lima Argimon, Denise Ruschel Bandeira e João Carlos Alchieri, realizamos dois Congressos Nacionais de Avaliação psicológica, nos anos de 1994 e 1997, nos quais nossa amizade e parceria se concretizaram.

Nascida em Montevidéu (Uruguai), Blanca se graduou em Psicologia pelo Instituto de Filosofia, Ciências e Letras do país. Especializou-se em Educação Psicomotora pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras (1981) e em Diagnóstico Psicológico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986). Ainda no início de sua carreira, mudou-se para o Brasil e se casou com Airton Werlang. Nasceram os filhos, os quais cresceram, estudaram, se formaram e nós fomos dividindo esta passagem do ciclo da vida. Para a Blanca, seu maior valor era a família. Obrigado, Airton, por ter sido o companheiro que foste nessa jornada, estando ao lado dela nas alegrias e tristezas. Obrigado ao Frederico Werlang e ao Hector Werlang, que foram filhos muito amados e que sempre viveram intensamente tudo que a mãe realizava. A Blanca foi exemplo de mulher, mãe e profissional.

A perda da nossa "Blanquita", assim era chamada entre nós, foi precoce. Ela estava no auge de sua produção intelectual. Seu legado para a Psicologia é inquestionável e de alta relevância, contribuindo para a avaliação psicológica, sendo marcante principalmente na área dos testes projetivos. Dedicou-se a estudos com vários testes como o Teste das Fadas, Teste de Apercepção Familiar - FAT, Teste das Relações Objetais de Phillipson, sem falar na sua contribuição para os programas de prevenção na área do suicídio do Ministério da Saúde. Como diretora, professora titular e professora pesquisadora no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia da PUCRS, Blanca foi uma administradora exemplar, inovou e foi guerreira nas suas convicções. Além disso, foi membro da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo), do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica do CFP.

Falar dos feitos da Blanca é fácil, surgem ideias e respostas rapidamente, já que sua trajetória foi marcada por realizações e investimentos pessoais. Blanca desenvolveu cerca de 70 artigos publicados em periódicos, 9 livros publicados e organizados. Em especial o livro Comportamento Suicida, publicado pela Artmed, discorre sobre aspectos psicológicos, psiquiátricos, históricos, religiosos, sociológicos, epidemiológicos, bioéticos e de pesquisa para a compreensão e a prevenção de comportamentos suicidas, de forma simples e consistente.

Sua contribuição como pesquisadora da Pós-graduação no país proporcionou:

Participação em bancas: ao longo de sua carreira acadêmica, a Profa. Blanca participou de 81 bancas examinadoras. Neste total estão computados os níveis de trabalho: professor titular, concurso público, doutorado, mestrado, qualificação de doutorado e mestrado, entre outros tipos.

Orientação de trabalhos científicos: como orientadora, a Profa. Blanca computou 62 trabalhos até o ano de 2013, sendo eles: dissertação de mestrado, tese de doutorado, iniciação científica e trabalho de conclusão de curso de graduação.

Trabalhos de Pesquisa: Blanca investiu muito na sua carreira de pesquisadora. Encontrava-se em uma etapa da vida onde os reconhecimentos de seus trabalhos em pesquisas e outros trabalhos técnicos eram de âmbito nacional e internacional, recebendo muitos convites para conferências e abertura de eventos importantes. Desenvolveu 12 projetos de pesquisa até o ano de 2013. Seu enfoque foi no Desenvolvimento e Adaptação de Instrumentos e Estratégias de Avaliação e Intervenção Clínica. Os dois estudos foram destinados para o profissional da área da Psicologia, visto que um dos principais desafios era realizar julgamentos e intervenções clínicas de forma segura e profunda, a respeito do sujeito que está sendo avaliado. Neste sentido, o objetivo destas linhas era a adaptação de instrumentos e estratégias à nossa realidade sociocultural, prevendo estudos de fidedignidade e validade com grupos clínicos e com sujeitos da população geral. Sua outra linha de pesquisa foi: Manifestações psicológicas decorrentes de violência autoinfligida, interpessoal, coletiva e de eventos catastróficos. O objetivo desta linha era compreender e identificar fatores psicológicos que: a) levam uma pessoa a tirar sua própria vida, a de outra, maltratar, abusar, se envolver em confrontos, acidentes, comportamentos de risco, provocando traumas internos e externos; b) decorrem de situações que ameaçam a integridade física e emocional das pessoas. O foco principal concentrava-se em aspectos como: ideação suicida, tentativa de suicídio, suicídio, homicídio seguido de suicídio, homicídio, violência doméstica, violência intrafamiliar, abuso sexual, assaltos, sequestros, desastres naturais, terrorismo e eventos catastróficos.

Disciplinas Ministradas: até o ano de 2013, Blanca havia ministrado cerca de 40 disciplinas, distribuídas entre graduação, cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado. Os conteúdos variavam em Psicopatologia, Psicopedagogia Terapêutica, Aprendizagem, Psicologia Clínica, Supervisão de Estágio em Psicologia Clínica, Psicodiagnóstico, Técnicas e Métodos em Pesquisa, entre outros.

Distinções: na esfera "pessoal" e afetiva, Blanca recebeu inúmeras homenagens, reconhecimentos e agradecimentos por parte de colegas, alunos e orientandos. Na esfera acadêmica, teve o reconhecimento pelos 25 anos de atividade profissional na PUCRS, recebendo a medalha Irmão Afonso, em 2011. Além disso, em 1999 ganhou Primeiro Lugar na Sessão de Premio CAPES de Teses 2009, CAPES, 2010; Agradecimento Especial e Humanístico pelo Centro de Valorização da Vida - CVV, 2011; 2o Lugar na Premiação Sessão de Pôsteres (Depressão, Desesperança e Potencial Suicida em Mulheres Vítimas de Violência Doméstica) pela Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, 2012; 1o Lugar na Premiação Sessão de Pôsteres (Teste de Apercepção Familiar - FAT: estudo preliminar sobre resposta populares), Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, 2012.

Com certeza não foi possível nomear todos os seus feitos, mas acreditamos que elencamos parte importante de sua trajetória profissional e pessoal faz com que de certa forma mostremos o quanto se identificou com a Psicologia no Brasil e teve importante papel como profissional em todos os segmentos da área. As lembranças como profissional e pessoa ficarão com certeza nas memórias da família, amigos e colegas com quem sempre foi dedicada e companheira. Também ficam as marcas de sua atuação no país para que possamos aprender e continuar seu legado, assim como com certeza ela gostaria que fosse.

 

 

 

 

 

Recebido em 02/08/15
Aceito em 02/08/2015

 

 

* Endereço para correspondência: Av. Ipiranga, 6681, Partenon. Porto Alegre - RS. Brasil. CEP: 90619-900. Tel: (51) 3320-3500 - Ramal: 7749. Email: marga@pucrs.br

Creative Commons License