SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número143Início da atividade sexual de mulheres jovens: questionando sua satisfação e preferências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Bol. psicol vol.65 no.143 São Paulo jul. 2015

 

EDITORIAL

 

 

ASSOCIAÇÃO DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO: 70 ANOS!

É com muito orgulho e satisfação que estamos comemorando o aniversário de 70 anos da Sociedade de Psicologia de São Paulo, fundada em 9 de novembro de 1945. Sua denominação foi mudada em 13 de dezembro de 2004, em função de novas regulamentações legais, para Associação de Psicologia de São Paulo, com a mesma vitalidade e o mesmo compromisso científico que motivou sua fundação há sete décadas.

A Comemoração dos 70 anos foi realizada em 9 de novembro de 2015 em uma solenidade sediada no Auditório Carolina Bori do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Nessa solenidade participaram da composição da mesa a atual presidente da Associação Dra. Eda Marconi Custódio, o diretor do Instituto de Psicologia da USP, Dr. Gerson Yukio Tomanari, os ex-presidentes da Associação Dr. Arrigo Leonardo Angelini, Dra. Mathilde Neder, Dra. Aidyl Macedo de Queiróz e Perez Ramos e o Diretor da Editora Vetor José Glauco Bardella. Na ocasião os membros da mesa trouxeram dados relativos à história da Associação e da própria história da Psicologia no Brasil.

Também foi lançado o novo site da Associação de Psicologia de São Paulo, que foi remodelado, com novo formato e conteúdos, mas cujo endereço foi mantido: www.psicologiasp.org.br. Convidamos todos para acessarem o novo site. Aproveitamos para informar que o novo e-mail da Associação foi alterado para assocpsicosp@gmail.com.

No entanto este número do Boletim de Psicologia não vai apresentar conteúdo relativo a essa comemoração, que deve ser publicado no próximo número. Também gostaríamos de informar que, na última avaliação realizada pela CAPES/ ANPEPP, o Boletim de Psicologia melhorou a sua classificação de B2 para B1, em função da valorização da publicação online no PEPSIC - Periódicos Eletrônicos em Psicologia, que vem ocorrendo desde 2005, a partir do número 123, no endereço: http://www.bvs-psi.org.br.

É importante ressaltar também a importância do auxílio dado pela Vetor Editora para a publicação do Boletim, à qual nós agradecemos, e sem a qual o Boletim teria deixado de existir.

O presente número do Boletim é composto por oito artigos e uma resenha. O primeiro artigo pesquisou o início da atividade sexual, a satisfação e as preferências sexuais de mulheres jovens da cidade de São Paulo, sendo que os resultados mostraram um início precoce da atividade sexual. A maioria dessas mulheres afirmou estar satisfeita sexualmente, mas essa satisfação está mais relacionada ao estabelecimento de um relacionamento amoroso e não à qualidade da relação sexual em si.

O segundo artigo trata do tema a representação simbólica da obesidade infantil, segundo a percepção de suas mães por meio do Desenho-Estória com Tema. Os resultados indicaram o predomínio de atitude de aceitação da obesidade por parte das mães, associado a uma visão positiva da criança, sendo observados predominantemente mecanismos de defesa como idealização, racionalização e negação.

Os dois próximos artigos estão relacionados à Psicologia do Trânsito, o primeiro trata da obtenção da Carteira Nacional de Habilitação por adolescentes de 18 anos e a relação com aspectos da aprendizagem e da adolescência. O outro artigo apresenta uma revisão da literatura brasileira sobre a temática do trânsito, que foi classificada em estudos psicométricos dos testes utilizados para avaliação de motoristas, a capacitação profissional e artigos de revisão da literatura. Os autores concluíram que a produção científica sobre esse tema ainda é muito reduzida e necessita ser ampliada.

O próximo artigo também é dedicado aos jovens como aprendizes, procurando identificar os fatores de risco e proteção e as estratégias de enfrentamento para analisar o processo de resiliência, e principalmente as dificuldades enfrentadas por eles para conciliar o estudo e o trabalho. Para isso foram usadas uma escala de resiliência e o Desenho-Estória com Tema. Os resultados apontaram índices médios para a resiliência e o sentimento de valorização social pelo trabalho.

O artigo seguinte também se refere à temática da aprendizagem, relativa ao conceito de moral, em estudantes do curso de Pedagogia em duas universidades públicas. Os resultados mostraram que os conhecimentos mostrados pelos alunos foram pouco aprofundados teoricamente, em relação à área do desenvolvimento e da educação moral.

O sétimo artigo investigou a evolução terapêutica de uma cliente em psicoterapia breve por meio da avaliação dos resultados de duas aplicações do Teste de Apercepção Temática - T.A.T. A autora constatou a sensibilidade desse teste projetivo para avaliar as mudanças percebidas pelo terapeuta na paciente O último artigo teve o objetivo de fazer uma revisão da literatura a respeito de uma escala para avaliação dos estágios do desenvolvimento em relação à Teoria da Mente. Os resultados apontaram uma grande variabilidade na forma da aplicação da escala e na metodologia utilizada, o que não permitiu obter um consenso sobre a ordem de dificuldade e a equivalência do instrumento para as crianças brasileiras.

Finalmente a resenha abordou a temática do emagrecimento por meio da Cirurgia Bariátrica sob diversos pontos de vista e relacionada a diversas variáveis, mostrando como essa obra pode ser útil para estudantes e profissionais da Psicologia, da Nutrição e outros que trabalhem com esse tema, bem como para pacientes que necessitem se submeter a essa cirurgia.

Agradecemos aos autores que enviaram seus artigos para publicação e desejamos a todos uma leitura proveitosa.

IRAI CRISTINA BOCCATO ALVES e PAULO FRANCISCO DE CASTRO

Editores

Creative Commons License