SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 número144Os 70 anos da Associação de Psicologia de São Paulo antiga Sociedade de Psicologia de São PauloÍndices do Boletim de Psicologia entre 2009 e 2015 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Bol. psicol vol.66 no.144 São Paulo jan. 2016

 

ARTIGOS ORIGINAIS

 

 

Comemoração do 70º aniversário de Fundação da Sociedade de Psicologia de São Paulo

 

70th anniversary of the Sociedade de Psicologia de São Paulo foundation commemoration

 

 

Depoimento prestado pelo psicólogo Waldecy Alberto Miranda*

Academia Paulista de Psicologia

 

 

Neste mês em que a Sociedade de Psicologia de São Paulo, hoje denominada Associação de Psicologia de São Paulo, comemora seu 70º aniversário de fundação, não poderia me furtar de prestar minha homenagem a essa entidade que congrega psicólogos. Pioneira no Brasil, foi fundada em 11 de novembro de 1945, por um grupo de pioneiros, em uma época na qual poucos sabiam do que tratava a Psicologia, em nosso país.

Tive a honra de participar da Diretoria da Sociedade de Psicologia de São Paulo, na gestão de Theo Van Kolck, no cargo de Secretário. Mas o que me levou a dizer algumas palavras nesta solenidade foi o fato ocorrido no ano de 1974, mais precisamente no dia 27 de agosto. Nessa data, o Conselho Federal de Psicologia, no uso de suas atribuições legais, na época presidido pelo Prof. Arrigo Leonardo Angelini, delegou poderes ao Conselheiro Federal Professor Oswaldo de Barros Santos para instalar o 1º Conselho Regional da chamada 6ª Região, com abrangência nos Estados de São Paulo e Mato Grosso e dar posse aos psicólogos eleitos pelo CFP para compor o 1º Plenário desse novo órgão.

Aqui se insere a contribuição valiosa da Sociedade de Psicologia, na época presidida pelo Psicólogo Nestor Efraim Rojas Bocalandro, que cedeu sua sede para a solenidade mencionada. As fotos que apresento aqui mostram cenas da solenidade, realizada na sede própria da Sociedade de Psicologia, situada na Avenida Ipiranga, adquirida graças ao pioneirismo de nosso colega Suzy Vijande Cambraia, que arrecadou doações de sócios da Sociedade e conseguiu adquirir esse imóvel para a entidade.

Na foto que mostra parte dos presentes à solenidade, podemos identificar os colegas, José Glauco Bardella, Carlos Del Nero, Maria do Rosário Brant de Carvalho, Sergio Vilella Monteiro, João Carvalhaes, Geraldina Porto Witter, Samuel Pfromm Neto, Joel Gosling e demais convidados. Na outra foto vemos o Prof. Oswaldo de Barros Santos dando posse aos 9 Conselheiros Efetivos e aos 9 Suplentes.

Na mesma solenidade os Conselheiros Efetivos se reuniram e elegeram a 1ª Diretoria do recém-criado CRP-06. Na ocasião, fui honrado com a escolha pelos colegas, de meu nome, para o cargo de Presidente. Pois bem, encerrada a solenidade, eleitos os Conselheiros, deparamo-nos com o problema: não dispunha o novo órgão de nenhum apoio logístico, nem administrativo, sequer tinha um lápis como patrimônio para enfrentar a enorme missão que tinha pela frente. O Conselho Federal tampouco possuía recursos para apoiar os Regionais, pois dependia da receita destes. Não contavam o Federal, nem os Regionais, com recursos públicos, para sobreviver nesse início de atividades. O Federal se reunia, em Brasília, em um espaço cedido pelo Ministério do Trabalho. As despesas decorrentes de viagens, estadia e alimentação, saíram dos bolsos dos próprios Conselheiros, auxiliados dentro do possível pelas entidades de psicólogos, como o Sindicato dos Psicólogos e a Sociedade de Psicologia de São Paulo, dentre outras que não me ocorrem citar.

A Diretoria da Sociedade de Psicologia colocou sua sede à disposição do CRP, para as reuniões do Plenário e da Diretoria. Foi esse apoio inestimável prestado, que permitiu ao CRP-06, dar seus primeiros passos, até que, alguns meses decorridos, o Regional tomou corpo e pôde mudar-se, para um imóvel alugado, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, próximo a Avenida Brasil.

Não podemos deixar de registrar aqui, o apoio que a Sociedade de Psicologia, já vinha prestando à Associação Profissional dos Psicólogos no Estado de São Paulo, até quando esta recebeu a Carta Sindical e se tornou Sindicato dos Psicólogos. São estas palavras que me senti no dever de pronunciar, nesta cerimônia, como um preito sincero de gratidão e de reconhecimento por essa grande contribuição prestada pela Sociedade de Psicologia de São Paulo, para que fique registrada na história desta nossa querida e mais antiga entidade da classe no Brasil.

São Paulo, 9 de novembro de 2015.

Waldecy Alberto Miranda

Psicólogo CRP-06/00006

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recebido em 09/11/15
Aceito em 12/11/15

 

 

* Endereço para correspondência: Alameda Franca, 270, Jardim Paulista, São Paulo - SP. CEP: 01422-000. E-mail: waldcmiranda@yahoo.com.br

Creative Commons License