SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Estud. psicanal.  n.29 Belo Horizonte set. 2006

 

EDITORIAL

 

Este é um número especial por vários motivos. O primeiro é a comemoração do 50º aniversário de fundação do Círculo Brasileiro de Psicologia Profunda, sediado em Pelotas (RS), por um grupo de importantes intelectuais e psicanalistas, cuja Ata de Fundação está impressa neste exemplar. Este cinqüentenário tem a feliz coincidência do 150º aniversário de nascimento de Freud. Aquele Círculo, mais tarde, se expandiria para outros estados, iniciando-se em maio de 1963, quando chega a Belo Horizonte o Prof. Dr. Malomar Lund Edelweiss, criando a sua Seção de Minas Gerais. Desde aquele ano até hoje, vários eventos transformaram a primeira instituição e suas Seções Estaduais. Novas sociedades dedicadas ao estudo da psicanálise foram criadas pelo Brasil afora. Contar a história daquele primeiro Círculo e Seções Estaduais, suas vicissitudes e modificações exigiriam textos históricos que já podem ser objeto de teses de mestrado ou doutorado. Todas as instituições que hoje compõem o Círculo Brasileiro de Psicanálise têm origem naquela iniciativa de 1956. Deste privilegiado lugar e em nome de todos os associados, tomo a liberdade de deixar registrada a lembrança saudosa do Prof. Dr. Igor Caruso, em nome de quem saúdo e agradeço a todos os seus fundadores.

O segundo motivo é o registro do sucesso de nosso encontro em Belo Horizonte (MG) nos dias 22 a 24 de setembro de 2005 com o evento Psicanálise e Arte. Alguns dos textos ali apresentados constam deste número.

O terceiro é a quantidade de artigos de alta qualidade recebida e publicada neste número. Diversos autores convidados da presidência e de Círculos locais estão presentes. A todos os meus agradecimentos.

Este editor chega ao término do seu segundo mandato de duas gestões diferentes. Foram quatro anos e igual número de edições que transformaram nossa revista. Modificamos as capas, mencionamos o título dos textos em inglês, citamos as datas de suas chegadas e aceites, numeramos as páginas de cada artigo e as titulamos no alto para facilitar a vida de quem pretende xerocá-los. Outros detalhes gráficos são perceptíveis ao leitor atento. Essas transformações, além da qualidade do conteúdo de cada artigo, a capacitaram para receber a classificação “Nacional B” da Capes/Anppep, bem como a sua indexação no IndexPsi Periódicos (BVS-PSI).

Agradeço ao nosso presidente, Prof. Dr. Anchyses Jobim Lopes, o apoio a todas as minhas solicitações. Especial registro de agradecimento também ao artista e pintor Leo Brizola pela gentileza de ter autorizado, sem custos para a nossa sociedade, a publicação de detalhe de uma de suas obras na capa deste número. Por último, mas não menos importante, meus agradecimentos a Berenicy Raelmy Silva, incansável revisora.

 

O editor.

Creative Commons License