SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Limites da sublimação na criação literária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Estud. psicanal.  n.29 Belo Horizonte set. 2006

 

CARTA DE PRINCÍPIO

 

Estatuto

 

 

O Círculo Brasileiro de Psicanálise define-se como uma Federação de Sociedades Psicanalíticas, interessadas em intercâmbio, discussão e transmissão da Psicanálise. Para determinação de seus objetivos, estabelece seu Estatuto que é precedido por “CARTA DE PRINCÍPIOS”

 

CARTA DE PRINCÍPIOS – DA PSICANÁLISE

A Psicanálise é a ciência do Inconsciente, entendido no sentido do texto freudiano, que se marca por sua radicalidade e onde se desenvolve uma metodologia à investigação deste objeto. Isto nos coloca no espaço do inacabamento. É inseparável a articulação da teoria e da prática na abordagem da questão Psicanalítica. O objeto específico da Psicanálise, o Inconsciente, define a natureza da Instituição Psicanalítica, a elaboração da teoria, da técnica e da produção científica.

 

DA INSTITUIÇÃO PSICANALÍTICA – DA SUA DEFINIÇÃO

A Instituição Psicanalítica é uma associação de pessoas dedicadas ao estudo e às atividades da Psicanálise, com o objetivo de adquirir, desenvolver, transmitir e aplicar o saber psicanalítico.

 

DA SUA NATUREZA

A Instituição Psicanalítica tem sua especificidade na relação teoria-transferência. Na Instituição Psicanalítica a produção científica se faz sobre os restos inanalizáveis, fazendo destes traços secretos uma condição de formação permanentemente. Este processo desenvolve-se através do convívio com os pares e pela criação de um espaço de palavra sobre o que permanece não dito. Nesta posição, a Instituição Psicanalítica não propicia a fixação de Identificações imaginárias. A Instituição Psicanalítica testemunha a permanente passagem para o “torna-se analista”, que se traduz na possibilidade de dar lugar para o inacabamento, através da produção teórica, da prática clínica e supervisão.

(...)

Recife, 10 de Setembro de 1992

Creative Commons License