SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Criminalidade e psicanálise: entrevista com Serge Cottet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Estud. psicanal.  n.31 Belo Horizonte out. 2008

 

EDITORIAL

 

Com este volume, iniciamos a quarta década desta publicação. Momento digno de orgulho para os membros do CBP, reveste-se de maior importância pelo êxito em sustentar uma publicação científica por tanto tempo e, também, pelas ótimas classificações obtidas nos últimos anos na avaliação da CAPES/ANPPEP (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia): Nacional “B” na Comissão de Psicologia e, em 2007, Internacional “A” na Comissão de Filosofia/Teologia.

Com este estímulo, pretendemos continuar o trabalho iniciado pelos dois últimos gestores, seguindo os passos de nosso editor anterior, Carlos Perktold (CPMG) que, em parceria com Anchyses Jobim Lopes (CBP-RJ) e Maria Mazzarello Cotta Ribeiro (CPMG), adequou o padrão da revista Estudos de Psicanálise às normas exigidas e introduziu um espaço para publicação de convidados de fora do CBP. O acolhimento de outros discursos, além de promover o enriquecimento da interlocução do CBP dentro da comunidade psicanalítica, está em acordo com a vocação do Círculo que, desde a sua origem, busca tirar o maior proveito possível de cada uma das várias correntes psicanalíticas. O resultado editorial foi bem-sucedido e demonstrado pela obtenção de melhores pontuações, entre tantas revistas avaliadas.

Fazendo um balanço desta última década, constatamos que a nossa revista alçou vôos e alcançou outras terras. Indexada nas bases de dados CLASE (UNAM-México) e IndexPsi Periódicos (BVS-PSI), é encaminhada como doação para todas as bibliotecas da Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia – ReBAP, que conta hoje com a adesão de 129 bibliotecas, algumas delas participando de atividades compartilhadas que permitem o acesso ao material que publicamos em todo o território nacional e mais dez países da América Latina. Mais longe ainda a revista vai através do portal PEPSIC – Periódicos Eletrônicos em Psicologia [www.bvs-psi.org.br].

Lançamos também, neste ano de 2008, o segundo Índice Remissivo da Estudos de Psicanálise que resume os volumes 19 a 30. O Índice permite notar a quantidade de temas abordados na última década e ter uma idéia do volume de trabalho realizado pelos membros do CBP, já que a revista é uma amostra da produção da Instituição.
Neste número 31, além dos trabalhos dos membros do CBP, contamos com a contribuição de Jacques André, da Association Psychanalytique de France, convidado pela SPP, Doris Rinaldi, da Intersecção Psicanalítica do Brasil, convidada pelo CBP-RJ, Maria Nestovsky Folberg, da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, convidada pelo CPRS, em parceria com Denise Quaresma da Silva (CPRS) e José Euclimar Xavier de Menezes em parceria com Maria Josephina Silveira Barros, convidados pelo CPB.

Abrimos a coletânea com uma entrevista a Serge Cottet, membro da École de la Cause Freudienne (ECF), da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP), concedida a Patrick Almeida, convidado pelo CBP.

Assim esperamos, com a variedade de temas e discursos aqui reunidos, poder contribuir para o avanço do saber psicanalítico e do pensar a psicanálise de nosso tempo.

 

Cibele Prado Barbieri
Editora.

Creative Commons License