SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52Entrevista exclusiva com Elisabeth Roudinesco por Paulo Roberto Ceccarelli índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Estud. psicanal.  no.52 Belo Horizonte jul./dez. 2019

 

EDITORIAL

 

Ao realizarmos o XXIII Congresso do Círculo Brasileiro de Psicanálise e a III Jornada do Círculo Psicanalítico do Pará, de 07 a 09 nov. 2019, em Belém do Pará, marcamos uma posição fundamental da psicanálise no Norte do Brasil.

Nossa temática, instigante e atual – Psicanálise e diversidades: inconsciente, cultura e caminhos pulsionais – foi tratada de modo amplo e consistente nos diferentes eixos temáticos propostos: psicanálise e cultura; psicanálise nas instituições; diversidade e alteridade; sexualidades e mudanças discursivas; psicanálise e violência; etnias e psicanálise, psicanálise no mundo virtual e temas livres.

O que têm a ver psicanálise e diversidades? Desde Freud sabemos que o inconsciente rege nossa vida psíquica, que somos divididos subjetivamente e sempre há algo que nos escapa à consciência. A psicanálise, ao especificar a singularidade do sujeito, reconhece a diversidade na constituição mesma da subjetividade humana – se somos singulares, somos diversos.

Todavia, é importante ressaltar que essa constituição só acontece no campo social, ou seja, na cultura. Parte dessa subjetividade funciona de modo inconsciente e se expressa por diversos caminhos pulsionais frente às diferenças entre os segmentos das classes sociais, as raças e as etnias, os gêneros, as formas de religiosidades e outras formações culturais.

Dessa perspectiva, Freud propõe o conceito de ‘narcisismo das pequenas diferenças', em 1921, no artigo Psicologia das massas e a análise do eu , no qual analisa a sociedade europeia pós Primeira Guerra Mundial e o surgimento de uma intolerância em relação à diversidade humana. Questiona-se: será que algo semelhante pode estar acontecendo no mundo contemporâneo? Para refletir sobre esta e outras questões relevantes, o Círculo Psicanalítico do Pará (CPPA) propôs a realização deste evento.

No XXII Congresso Brasileiro de Psicanálise realizado em Salvador, em 2017, discutiu-se Assim caminha a psicanálise , com temáticas atuais e indagações, como: o que nós, psicanalistas, temos a dizer diante das transformações que os modos de vida, a subjetividade, as instituições e a civilização vêm sofrendo a partir do campo discursivo inaugurado por Freud?

Para continuar as discussões frutíferas lá iniciadas, o Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP) propôs ao CPPA assumir a tarefa de realizar o XXIII Congresso em Belém do Pará, na Região Norte, onde se identifica um forte desejo de transmitir a psicanálise e discutir temas igualmente instigantes que comparecem na atualidade.

Na nossa realidade amazônica, vivemos num cenário que demanda profunda reflexão dentro da especificidade regional atravessada pelo mal-estar na cultura, que se reflete na saúde dos indivíduos e no crescimento do sofrimento psíquico. Pensamos que a psicanálise pode e se oferece a esse chamado.

Assim, realizamos o XXIII Congresso do Círculo Brasileiro de Psicanálise e a III Jornada do Círculo Psicanalítico do Pará. Após a abertura oficial do Congresso, foi apresentada uma entrevista exclusiva em vídeo com Elizabeth Roudinesco, realizada por Paulo Roberto Ceccarelli (CPMG/CPPA), em Paris, em janeiro de 2019, na qual a historiadora da psicanálise problematiza a formação e a transmissão da psicanálise no contexto atual. A entrevista foi filmada e traduzida por Paulo Marcolino Fonseca (CASM/MG),

Nossa conferencista Delia Golfarb (GER-Açoes-PUC/SP) incrementou as discussões sobre a Psicanálise em tempos difíceis , acentuando a intolerância à diversidade. O presidente do Círculo Brasileiro de Psicanálise-RJ Anchyses Jobim Lopes nos apresentou em sua conferência de encerramento A sobrevivência da psicanálise no Brasil os impasses e os desafios, em que pudemos refletir sobre a discussão da regulamentação da psicanálise no País. Nosso encontro foi muito produtivo, rico e frutífero. Foram realizados 06 painéis temáticos por membros dos Círculos Psicanalíticos e apresentados 57 trabalhos e 08 pôsteres.

Foi muito prazeroso encontrar colegas psicanalistas dos diversos Círculos do Brasil e de outras sociedades de psicanálise, além de estudantes do curso de psicologia das instituições locais e nacionais. O evento foi realizado na Universidade da Amazônia, que nos sediou e contribuiu para o sucesso desse Congresso na Amazônia.

Acreditamos que a psicanálise tem muito a contribuir com sua posição ética que transita pela clínica de todos os tempos.

Elizabeth Samuel Levy
Presidente do Congresso

Creative Commons License