SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número49Algumas pontuações em torno das raízes socioculturais das compulsõesA quimera de Monomotapa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Ide (São Paulo) v.32 n.49 São Paulo dez. 2009

 

RESENHAS

 

Desemaranhando fios

 

Unraveling threads

 

 

Eliana Rea Goldschmidt*

Endereço para correspondência

 

 

Fausto, Boris. O crime do restaurante chinês: carnaval, futebol e justiça na São Paulo dos anos 30. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 264 p.

 

O autor do clássico A Revolução de 1930 apresenta agora um livro surpreendente. O historiador Boris Fausto envereda pelos caminhos da micro-história elegendo a chacina ocorrida no carnaval de 1938, em um restaurante chinês do centro de São Paulo, o episódio principal de sua investigação. A observação parte do crime e das pessoas simples nele implicadas para se ramificar em vários aspectos socioculturais dos paulistanos no período, como crescimento urbano, modernização significativa, afluxo de migrantes e imigrantes, valorização das relações de trabalho, preconceitos raciais, desenvolvimento da opinião pública, atuação da polícia e da justiça. A análise histórica se fundamenta nos volumes do processo e nos jornais da época, com impressionante material ilustrativo. Ao mesmo tempo, Boris Fausto retoma acontecimentos da década de 1930 recorrendo às lembranças pessoais, envolvendo o leitor em uma narrativa fascinante. Sendo assim, é difícil não se emocionar com a leitura de O crime do restaurante chinês.

No centro da cidade de São Paulo, em 1938, circulavam antigos paulistanos, gente vinda do interior e de outros estados, imigrantes da Europa e da Ásia. O carnaval permitia que todos participassem da mesma festividade e as ruas centrais paulistanas eram tomadas por corsos de automóveis levando famílias inteiras, desfiles de carros alegóricos, ranchos e cordões. Os artigos carnavalescos como lança-perfume e confete não podiam faltar. Nos salões, os bailes dos hotéis e do Mappin Stores destacavam- se pelo ambiente sofisticado. Já a multidão se divertia em bandos de mascarados ou dançava, ao som de marchas e sambas, nos tablados erguidos nas praças. Naquele ano, um grupo de chineses e seus descendentes partiu em um carro para passear pela cidade. Ho-Fung e Maria Akiau, ao retornarem, foram brutalmente assassinados.

A terrível morte do casal de proprietários do restaurante chinês da rua Wenceslau Braz, Ho-Fung e Maria Akiau, além de dois funcionários, chocou a população. Foi notícia nas rádios e nos jornais e as investigações da polícia para solucionar os homicídios se concentraram em “um preto suspeito”, o ex-empregado do local Arias de Oliveira. A violência física era evitada em casos de grande repercussão social e na apuração do delito foram utilizadas técnicas da Escola Positiva, o que não era usual. Os peritos encarregados do caso confiavam que iriam descobrir quem era o autor da chacina e qual a sua personalidade, sendo Arias submetido a vários exames e testes (como exame de suspeitos, exame antropopsiquiátrico, teste de Jung-Bleuler, teste de Rorschach, testes de caráter, exame morfológico de Kretschmer, exame tipológico e exame médico geral). De fato, quando surgiu a confissão, o delegado encarregado ressaltou que não haviam sido usados meios violentos, elogiando os métodos científicos, os quais, ao lado de outras provas, levaram à conclusão da culpa de Arias. No entanto, não resultaram na sua condenação.

A defesa de Arias de Oliveira no Tribunal do Júri não poupou ataques ao trabalho da polícia, procurando demonstrar a inconsistência das provas, a imprestabilidade da confissão e a relatividade de testes que tudo queriam explicar. Tratou de contestar com pareceres médicos o resultado apresentado pela perícia e formulou uma questão crucial: era justificável ou não, no estado atual da ciência, a aplicação da psicanálise na prática judiciária? O destaque foi o pronunciamento do dr. Antônio Carlos Pacheco e Silva, professor catedrático de clínica psiquiátrica da Faculdade de Medicina da usp. Ele liderava a resistência dos meios acadêmicos à Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, visando especialmente um de seus fundadores, o dr. Durval Marcondes. Crítico dos princípios da Escola Positiva, Pacheco e Silva respondeu negativamente à pergunta.

Controvérsias científicas à parte, Boris Fausto considera fundamental para a absolvição a simpatia generalizada que a figura de Arias foi despertando na opinião pública de São Paulo, culminando com a euforia provocada pela Copa do Mundo disputada na França. A efervescência em torno dos jogos é facilmente percebida nos jornais que noticiaram as comemorações após as vitórias: foguetes, bandeira brasileira hasteada, buzinas, apito das fábricas, passeatas no centro, bondes tomados por torcedores. Para Fausto, no entusiasmo popular pelo campeonato mundial de futebol, a semelhança entre Arias de Oliveira e o ídolo Leônidas da Silva, o Diamante Negro, poderia ter consolidado uma impressão favorável ao primeiro, influindo no desfecho do caso. Logo ao ser preso, o jornal A Gazeta, por exemplo, assim o descreveu em sua edição de 22 de março: “um mulato escuro, que, não obstante, é até simpático; não oferece fisionomicamente a impressão de criminoso ou de tarado. Tem a fala mansa e seus gestos são lentos e untuosos. Não fuma e pelo que se sabe não registra antecedentes criminais”.

Seria um “fio de sensibilidade” a ligar dois personagens dos acontecimentos daquele ano, começando no carnaval e terminando na Copa do Mundo. Entretanto, há outro “fio” ligando o menino Boris Fausto, que no carnaval de 1938 se divertiu com os parentes no corso da avenida São João, a Arias de Oliveira. Após aquela festa, um perdeu a mãe, o outro, a liberdade. Para ambos restou, além do desamparo, a incerteza. Se a causa mortis não ficou clara no primeiro caso, a máxima in dubio pro reo foi a marca do segundo.

 

 

Endereço para correspondência
Eliana Rea Goldschmidt
Rua Tabapuã, 1661/82
04533-014 São Paulo - SP
Tel.: 11 3078-6292
E-mail: elianagold@gmail.com

Recebido: 02/10/2009
Aceito: 09/10/2009

 

 

* Eliana Rea Goldschmidt é historiadora e autora dos livros Casamentos mistos: liberdade e escravidão em São Paulo colonial e Convivendo com o pecado na sociedade colonial paulista, 1719-1822.