SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número61A respiração de MenardOs "nós" da crítica literária psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Ide (São Paulo) vol.38 no.61 São Paulo ago. 2016

 

LITERÁRIAS

 

Espelho, espelho seu

 

 

Luciana Saddi

Membro efetivo e docente da SBPSP

 

 

Minha manicure trabalhava num cabelereiro de bairro, onde a decoração era pretensiosa, a limpeza deixava a desejar, o lugar era mal iluminado e os espelhos escuros produziam imagens aquém da realidade. De tanto fazer as unhas acabei por me familiarizar com o espelhamento daquele lugar repleto de pessoas carinhosas, que me chamavam de doutora, me adulavam com facilidade e eram ineficientes - lá me sentia bem. A minha imagem refletida nos espelhos daquele salão se assemelhava a que vejo no banheiro de casa. Mas a manicure recebeu uma oferta de trabalho melhor e se mudou para um ultrachic cabelereiro, coisa de arquiteto, de paisagista, de mulheres ultramagras, altas e bem vestidas que gastam fortunas em poucas horas e acreditam em tratamentos demorados. O lugar é lindo, as orquídeas são maravilhosas, a simpatia é quase sempre falsa, mas o serviço eficiente. Os espelhos enormes e bem iluminados me refletem como uma mulher horrorosa, com a pele marrom escura e mortiça, a boca caída, banha pra tudo quanto é lado. Juro que nunca estive tão feia e tão velha quanto naqueles malditos lindos espelhos. Fico pensando se não é um truque do tipo antes e depois. Entra, senta em frente ao espelho e se espanta, faz os tratamentos mais caros do mundo, uma escova impagável, daí eles apertam um botão escondido e surge uma versão sua bela e viçosa refletida no lindo espelho. Fiz o teste e descobri que minhas suspeitas eram infundadas, nada de botão escondido. Pensei que talvez o truque do salão fosse conduzir as clientes a outra sala requintada, com espelhos modeladores, como nas lojas que têm espelhos emagrecedores no provador. Findos os tratamentos de beleza iríamos a um lugar especial e lá se revelaria uma mulher renovada, mas nada disso aconteceu.

Ou acredito que algo de mim entra no espelho, vai grudando na parede e formando camadas de Luciana, que negociam suavemente com as cores da pele, com as gorduras e com as rugas (a ponto da gente nem perceber o que mudou). Ou acredito que o truque é muito baixo e o salão me mantenha medonha e velha para que eu passe o resto da vida cativa, procurando melhorar. Ou acabei de descobrir uma coisa muito interessante a respeito dos espelhos: eles precisam de ajuste. Todos sem exceção devem ser calibrados pelo tempo, pois não há boa relação imediata entre a gente e a imagem refletida, a menos que o tenhamos alimentado e cuidado por um tempo. Espelho é que nem leão de circo, pode comer o domador em minutos caso não receba toda a carne e carinho que necessita.

 

 

Endereço para correspondência:
LUCIANA SADDI Praça Morungaba, 66
01450-090 - São Paulo – SP
tel.: 11 99983-7195
lusaddi@uol.com.br

recebido 25.07.2016
Aceito 06.08.2016

Creative Commons License