SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1O conceito de paixão no Diário Clínico de Ferenczi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Tempo psicanal. vol.47 no.1 Rio de Janeiro jun. 2015

 

EDITORIAL

 

A nova edição da revista Tempo psicanalítico, agora já plenamente online, apresenta a seus leitores doze artigos e uma resenha. Mais uma vez a Tempo afirma os valores inerentes à SPID - Sociedade de psicanálise Iracy Doyle, como a pluralidade e a abertura para diversos pontos de vista e escolas dentro da psicanálise. É o que podemos ver nos artigos selecionados para esta edição.

No artigo "O conceito de paixão no Diário Clínico de Ferenczi", traduzido por Luís Otávio Nicodemos, o psicanalista György Péter Hárs mostra como a obra ferencziana é capaz de fornecer elementos para pensarmos novos horizontes para a psicanálise, distintos, porém relacionados, àqueles que foram descobertos por Freud.

Em "O caso Amilcar Lobo", Fuad Kyrillos Neto e Philippe Augusto Carvalho Campos apresentam uma importante e atual discussão sobre a relação entre a psicanálise brasileira e a ditadura militar.

"A programação do homem pós-orgânico: que riscos são traçados no papel da finitude?", de Natasha Mello Helsinger, reflete sobre os novos modelos de subjetividade inerentes à sociedade atual a partir da discussão do tema da finitude tal como este aparece nas obras de Freud e Foucault.

Já os artigos "O desregramento do gozo e a legitimação do gozo sexual: novos modos de funcionamento das mulheres e mães", de Ilka Franco Ferrari e Cristina Moreira Marcos; "Na boca do crocodilo: a face indigesta da amamentação exclusiva", de Danielle Carvalho Ramos e Roseane Freitas Nicolau; "Anorexia do bebê - Do isolamento à solidão subjetiva", de Emmanuelle Borgnis Desbordes e Mariel Martins; "Escuchando al cuerpo en la actual clínica psicoanalítica de adolescentes: reflexiones a partir de algunas viñetas clínicas", de Daniela Carrasco Dell'Aquila; e A droga do toxicômano: um lenitivo para a angústia, de Janderson Andrade Rodrigues e Marta Regina de Leão D'Agord, trazem importantes articulações entre a teoria psicanalítica e a clínica, centradas em torno de temas como o corpo adolescente e infantil, o gozo feminino, a anorexia e as toxicomanias.

O artigo "O balanceamento entre as posições esquizo-paranóide e depressiva (PS↔D) na psicodinâmica criativa", de Luís Delgado, apresenta considerações interessantes sobre a ideia de criação em Bion.

"Meta, objeto e suas relações com a constituição do sintoma como efeito do entrecruzamento das pulsões", de Bruno Gonçalves dos Santos e Luís Fernando Barnetche Barth, apresenta uma discussão metapsicológica sobre os conceitos de sintoma e pulsão em Freud.

Carlos Mendes Rosa e Junia de Vilhena, em "Envelhecimento e seus possíveis destinos. Uma reflexão acerca do trabalho do negativo", se utilizam da psicanálise e da sociologia para apresentar os desafios do envelhecimento na contemporaneidade.

Por fim, em "Psicanálise: ética, discurso e ensino", o psicanalista Rodrigo Afonso Nogueira Santos apresenta uma resenha do livro do professor Júlio de Castro, "Psicanálise: ética, discurso e ensino", lançado em 2013, importante reflexão sobre a ética da psicanálise a partir da questão de sua transmissão e ensino.

Boa leitura!

 

Pedro Sobrino Laureano
Editor