SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue52Perversão e neurose obsessiva: notas comparativas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Reverso vol.27 no.52 Belo Horizonte Sept. 2005

 

EDITORIAL

 

Há quatro anos iniciamos nossa jornada como editor da Reverso cuja gestão termina neste número. Desde a edição do n. 49, o primeiro sob nossa responsabilidade, procurei modificá-la e, melhorando-a, buscar o seu reconhecimento através da sua indexação. Para isso, instituímos a blind-review; titulamos todas as páginas e numeramos a quantidade de cada texto; incluímos a ficha catalográfica; os títulos dos trabalhos publicados no sumário neste número estão impressos também em inglês; procurei artistas importantes para que, sem ônus para a sociedade, autorizassem a reprodução de seus trabalhos nas capas. O resultado dessas autorizações é literalmente visível nas belas capas desse quatro números da Reverso. Ratifico meus agradecimentos a Arcângelo Ianelli, Rubens Ianelli e a Miguel Gontijo. As modificações, acrescidas da qualidade dos textos publicados, possibilita-ram a indexação da Reverso no Index Psi-Periódicos (BVS-PSI) home page www.bvs-psi.org.br da Biblioteca Virtual de Saúde e na CAPES-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior, detalhe engrandecedor da revista e que faz crescer o mérito de seus autores.

Neste número convidamos Flávio Ferraz de Carvalho Ferraz para publicar o seu texto apresentado no XIII Congresso da IFPS, realizado em agosto de 2004 em Belo Horizonte e organizado pelo CPMG, tão logo ele terminou a sua leitura naquele Congresso. Eliana Rodrigues Pereira Mendes aceitou nosso convite após a sua apresentação no Seminário do Texto Freudiano, no CPMG em 19 de maio de 2005. O leitor perde, na leitura, o brilhantismo do seu carisma pessoal, bem como as imagens projetadas durante a apresentação do texto naquela ocasião. O poeta brasileiro, nascido em Minas Gerais, Affonso Romano de Sant’Anna publicou na sua coluna d´O Globo de 19 de março de 2005, vários poemas de jovens poetas por quem ele tem especial apreço. Mônica Montone era uma delas e o poema “O Sexo das Baleias” me chamou a atenção. Convidada para publicá-lo na Reverso, enviou-nos outro que fala do narcisismo.

Abrimos a revista para novos colaboradores fora da sociedade e entre os selecionados, encontram-se Antonio Luiz Pereira de Castilho, pós-graduando em teoria psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG e Bernardo Costa Couto de A. Maranhão, psicólogo e estudante de Direito pelas Faculdades Milton Campos. Dos integrantes do Fórum do CPMG há a presença de Alberto Coutinho, e da sociedade contamos com Nadja Ribeiro Laender, Maria Carolina Bellico, Paulo Roberto Ceccarelli e Carlos Mello. Este nos traz uma resenha do livro de poemas Resíduos de nossa colega Marília Brandão Lemos, publicado em 2004. Registro minha gratidão aos autores convidados e a todos os selecionados.

Por último, meus agradecimentos a Berenicy Raelmy Silva que, incansável revisora, colaborou conosco nos quatro números sob nossa responsabilidade.

Carlos Perktold - Editor

Creative Commons License