SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número53Freud: formação do analista e transmissão da psicanálise - evolução histórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Reverso v.28 n.53 Belo Horizonte set. 2006

 

EDITORIAL

 

 

[body]A capa de nossa revista reproduz, em português, o que J. Lacan denominou uma escrita: o nó borromeano. Dois dos artigos publicados neste número fazem referência ao nó reproduzido a partir do texto "A Terceira" de J. Lacan. A escrita borromeana busca a transmissão da experiência psicanalítica na análise pessoal do psicanalista. Busca fazer circular o discurso psicanalítico.

Essas questões se tornam ainda mais pertinentes quando estamos publicando o nº 53 da revista Reverso do CPMG. A revista que recolhe anualmente a produção teórico-clínica dos membros do Círculo e de seus convidados nos interroga sem cessar sobre a escrita do psicanalista. Uma revista cada vez melhor classificada entre os índices oficiais para pesquisa científica coloca a pergunta sobre a diferença entre produção e divulgação, entre mera reprodução do que já está e um avanço possível da psicanálise.

Neste número, o Círculo presta uma pequena homenagem ao Pai da Psicanálise, Sigmund Freud, nos 150 anos de seu nascimento. O gênio de Freud se firmou ao longo desses anos na medida em que nos coloca a trabalho por não garantir respostas prontas ao inédito do psiquismo humano.

Por sustentar um saber não-todo, a constante troca interinstitucional faz com que os psicanalistas do Círculo tenham que responder por suas produções diante da comunidade que o discurso psicanalítico inaugura. A edição da revista procura sempre o contato internacional, através da IFPS, e igualmente, neste número, o fez com a psicopatologia fundamental através da transcrição parcial da conferência de Joyce McDougall quando esteve em nossa instituição. Em nível nacional o CBP traz a contribuição de uma colega da Universidade do Paraná. Da Letra Freudiana, vem o artigo de Ana Maria Portugal que nos instiga à interlocução própria do discurso psicanalítico.

A Reverso, que desde os últimos três números vem recebendo uma editoração eletrônica que a torna disponível integralmente através do site do CPMG e seus links com sites de busca de pesquisa médica, busca também a interface da psicanálise com diversos saberes, tendo sempre como foco a clínica agora ampliada.

Convidamos então o leitor a recortar os textos publicados com suas perguntas, relançando sempre a questão: por que o psicanalista escreve?

Sandra Seara Kruel
Coord. Departamento de Publicação

Creative Commons License