SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número54 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Reverso v.29 n.54 Belo Horizonte set. 2007

 

EDITORIAL

 

Os trabalhos que compõem este número da revista Reverso mostram a interação entre teoria e clínica psicanalítica, preocupação que sempre esteve presente no pensamento freudiano desde o início de sua obra.

Todos que estudam os textos freudianos são familiarizados com este constante balizamento entre teoria e clínica que marca a obra freudiana e atesta a honestidade intelectual e a postura ética de seu autor, nunca senhor da verdade e do saber.

Em "Linhas de progresso na terapia psicanalítica" Freud diz:

"Como vocês sabem, nós não nos vangloriamos jamais da completude e do acabamento definitivo de nosso saber e de nosso poder. Estamos tão prontos agora, como estávamos antes, a admitir as imperfeições do nosso conhecimento, a considerar qualquer coisa nova que se apresente, e a modificar, na nossa abordagem, o que possa ser colocado como algo melhor".

Se esse sempre foi o desejo de Freud ao construir o edifício teórico-clínico da psicanálise, faz-se necessário que os psicanalistas que continuaram a trilhar e a manter vivo o caminho por ele construído, tenham o mesmo amor à verdade e a mesma postura ética que impulsionava o seu criador.

A revista Reverso – espaço aberto à produção teórico-clínica dos sócios do CPMG, membros do Fórum e seus convidados – busca incentivar a criatividade e a manter sempre vivo o pensamento freudiano, bem como o de outros autores que contribuem para enriquecer a psicanálise.

Este número inicia-se com a Aula Inaugural de 2007 do CPMG quando três colegas com produções teórico-clínicas diversas, mas nem por isso antagônicas, buscam essa interação e atestam a riqueza do pensamento psicanalítico.

A edição da revista incentiva o contato e a troca com outras instituições psicanalíticas buscando sempre a circulação do saber.

Do Corpo Freudiano do Rio de Janeiro temos o trabalho do Dr. Marco Antonio Coutinho Jorge sobre Angústia e Castração, tema importante e sempre presente em nossa clínica.

Do Aleph vem a contribuição do colega Marcelo Matta de Castro sobre A escrita de Michel Leiris.

Duas resenhas de livros recém-lançados em Belo Horizonte, um sobre "Lacan e a formação do psicanalista" e outro sobre os "Aprendizes da Clínica", mostram a produtividade e originalidade dos autores.

A revista traz também uma pequena homenagem ao nosso colega José Tiago dos Reis Filho, membro do Conselho Editorial da Reverso.

Convidamos os leitores a percorrerem os caminhos traçados pelos autores.

 

Ana Cristina Teixeira da Costa Salles
Coordenadora do Departamento de Publicação

Creative Commons License