SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue55A short report on Lacan's ideas about hysteria author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Reverso vol.30 no.55 Belo Horizonte June 2008

 

EDITORIAL

 

A Reverso este ano completa 30 anos!

Para festejar o aniversário de nossa balzaquiana revista e tendo em vista o grande número de artigos recebidos de excelente qualidade, o Departamento de Publicação e a Diretoria decidiram voltar a fazer sua publicação semestral, o que aconteceu durante a maior parte dos anos em que ela foi editada (em 30 anos, encontra-se no número 55), contando-se os oito anos em que era chamada de Boletim Informativo do CPMG.

Na primeira edição semestral, a maior parte dos artigos aborda o tema do feminino e aproximações, e na segunda predominará o tema da angústia, tema escolhido para nosso estudo este ano no CPMG. A primeira edição sairá ainda no primeiro semestre e a segunda, em nossa Jornada.

O feminino, impasse de Freud como o Continente Negro, causou a escrita da maior parte dos artigos da primeira edição, talvez mesmo pela dificuldade em dizer deste tema. Sabemos da aproximação que Lacan faz do feminino com a letra, pois ambos têm interface privilegiada com o real.

Nossa revista é onde podemos depositar nossa produção criativa, mas é também através dela que podemos compartilhar nossas dificuldades clínicas e teóricas, e nossas angústias advindas desta missão impossível de psicanalisar com nossos pares. Sabemos como a escrita tem uma função privilegiada para a psicanálise, sendo a letra, como bem nos disse Lacan em Lituraterra, litoral entre simbólico e real. Escrevemos porque é preciso, para dar conta das angústias que nos causa a clínica!

É com grande alegria que recebo os artigos, de ótima qualidade, de alunos do Fórum para a nossa revista: Cristina Medioli (Reverso 55) e Matheus Cotta Carvalho e Lucas Eurico Gonzaga Júnior (Reverso 56) e também as fotografias de obras de arte que vão ser transformadas em capa das próximas duas edições, respectivamente dos alunos Fernando de Mattos Garcia e Karina Ferreira Minto Gava. Pois é, psicanálise e arte andam muito próximas!

Gostaria de agradecer aos colegas do CPMG que enviaram textos para publicação: Carlos Antônio Andrade Mello, Messias Eustáquio Chaves (professor do CPMG), Isabela Santoro Campanário (professora da UFMG, CPMG e FCCL-BH) para a Reverso 55 e Alberto Henrique Soares de Azeredo Coutinho, Walter José Evangelista (professor da UFMG) e Vanessa Campos Santoro (professora do CPMG) para a Reverso 56. Temos ainda nesta edição os discursos de entrada de nossa nova presidente, Ana Cristina Teixeira da Costa Salles, e de saída de Maria Mazzarelo Cotta Ribeiro, ambas professoras do CPMG.

E é com grande satisfação que recebi também artigos de colegas de outras instituições: Ângela Maria Diniz Costa (professora das FCCL-BH) e Marcos Eduardo Nogueira (professor da Academia de Polícia Civil) para a Reverso 55; Carlos Roberto Drawin (professor da UFMG), Ângela Vorcaro (professora da UFMG), Zilda Machado (professora do Campo Lacaniano) e Anna Carolina Andrade Barbosa para a Reverso 56; além de alguns autores estrangeiros como Marie-Christine Laznik (professora da Universidade de Paris XIII), Didier Castanet (professor da Universidade de Toulouse) e Michel Tort (ex-professor de Paris VII), que aceitaram prontamente nosso convite para publicar.

Agradeço especialmente aos colegas que fizeram as traduções de artigos dos convidados estrangeiros, Carlos Antônio Andrade Mello, Maria Dolores Lustosa Cabral e Zilda Machado, e à Comissão Editorial: Carlos Antônio Andrade Mello, Marilia Brandão Lemos Morais, Sonia Cury da Silva Campos e Suzanne Beaudette Drummond. Especial agradecimento a Berenicy Raelmy Silva pela correção de português e a Edna Malacco de Resende pelas correções de digitação.

Com os próximos dois números atenderemos aos critérios da Capes e da BVS- Psi para melhorar a classificação de nossa revista, atualmente classificada como local C. Esperamos sua reclassificação no próximo ano.
A festa promete agradar aos olhos e ouvidos! A comemoração será de todos nós.

Isabela Santoro Campanário
Editora

Creative Commons License