SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número56Angústia e saber: reflexões sobre a inter-relação entre Psicanálise e Filosofia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Reverso v.30 n.56 Belo Horizonte out. 2008

 

EDITORIAL

 

E vamos a mais um número de nossa querida Reverso! Parafraseando Chico Buarque, escrever é preciso, viver não é preciso...

Começamos com o excelente artigo de Carlos Roberto Drawin (UFMG), Angústia e Saber, feito a partir de sua Aula Inaugural ministrada em março de 2008 no CPMG, e que abriu com chave de ouro nossos estudos acerca da angústia, nosso tema de trabalho neste ano e também tema deste número de nossa revista.

Acompanharemos nos artigos a mesma oscilação entre anatomia e espaço apontada por Drawin no precioso movimento dos textos freudianos entre a transcendentalização em direção à metapsicologia e os artigos que tendem a uma destranscendentalização clínica. Há também os artigos que trazem em si ambos os movimentos, articulando teoria e clínica.

Seguimos com um excelente trabalho de Angela Vorcaro (UFMG, Association Lacanienne Internationale) a respeito da angústia nas psicoses da infância e autismos, tema em que a autora desenvolve pesquisas e tem uma importante contribuição na transmissão teórico-clínica.

O precioso artigo da colega Zilda Machado (Campo Lacaniano-Belo Horizonte) sobre a angústia na clínica nos enriquece sobremaneira nesta interface entre teoria e clínica.

Anna Carolina Andrade Barbosa nos traz algumas questões desenvolvidas em sua pesquisa de mestrado defendida na Faculdade de Psicologia da UFMG, em um trabalho que apresenta fragmentos clínicos muito bem articulados.

Rodrigo Mendes Ferreira nos traz reflexões riquíssimas acerca de sua pesquisa sobre um ponto pouco estudado: o corpo do analista. Qual o impacto, no corpo do analista, de uma profissão que lida com a angústia?

Alinne Nogueira Silva Coppus (Corpo Freudiano de Juiz de Fora), doutoranda da UFRJ, também traz questões muito interessantes relacionadas à sua pesquisa de doutorado, também relativas ao corpo e à angústia.

Em seguida, dois artigos excelentes que articulam angústia e fobia dos colegas do CPMG: Vanessa Campos Santoro e Alberto Henrique Soares de Azeredo Coutinho.

Finalizamos com dois artigos de colegas do Fórum de Psicanálise do CPMG cujo objeto de estudo é o tema da angústia e trabalho: Matheus Cotta de Carvalho e Lucas Eurico Gonzaga Júnior. Os textos foram apresentados no Colóquio Psicanálise e Organizações: relações sujeito-trabalho-organizações na contemporaneidade, evento de enorme sucesso organizado pelo CPMG em parceria com a Fundação Dom Cabral e o SEBRAE, em março de 2008.

Agradeço a mais uma artista do Fórum do CPMG, Karina Ferreira Minto Gava, pela bela obra-de-arte que compôs a capa desta edição, que tão bem retrata o tema da angústia.

Uma boa leitura a todos!

Creative Commons License