SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue57The siren song: of Considerations about a frequent incorporation of the maternal voice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Reverso vol.31 no.57 Belo Horizonte June 2009

 

EDITORIAL

 

Caros Colegas,

Nossa Reverso já obteve importantes conquistas, tendo sido reclassificada pela CAPES como B4, classificação muito boa para uma revista de uma instituição não ligada à universidade. Apesar disto, almejamos melhorar ainda mais nossa classificação em 2009. Agradeço a todos que trabalharam juntos para a realização desta tarefa e compartilho a alegria desta vitória com todos os sócios.

Neste ano começamos com um desafio, uma gestão compartilhada da revista com os membros da Comissão Editorial devido a viagem de sua Editora por motivo de estudo. Superamos com êxito este desafio e conseguimos produzir mais este belo exemplar da Reverso. Agradeço a toda a Comissão pela disponibilidade e árduo trabalho!

Novamente trazemos um artigo original de um autor francês: Hervé Bentata, que nos traz o percurso mítico de Ulisses desde seu encontro com a pulsão invocante das Sereias até seu atravessamento rumo à subjetivação.

O artigo de Cláudia Braga de Andrade sobre o além da dimensão semântica da linguagem nos foi enviado pelo Conselho Nacional da revista na pessoa de Anchyses Jobim Lopes, nosso colega do CPRJ, a quem muito agradecemos.

Recebemos ainda um excelente artigo de Luciano Lima de Oliveira e Laéria Fontenele sobre psico-oncologia. Luciano de Oliveira faz um mestrado em psicologia na Universidade Federal do Ceará e traz seu texto a ser qualificado.

Vários colegas do CPMG encaminharam artigos maravilhosos, alguns deles fruto de nossa última jornada: Ana Cristina Teixeira da Costa Salles, Maria Pompéia Gomes Pires, Flávio Eustáquio Bertelli, Eliana Rodrigues Pereira Mendes, Maria Carolina Bellico Fonseca, além de um artigo de uma participante do Fórum de Psicanálise do CPMG, Cristina Gaoni Medioli, sobre o romance “O fantasma da ópera”. A excelência dos artigos nos faz pensar em quanto e quão bem temos produzido em nossa instituição, mesmo com alguns percalços institucionais!

Continuando com a linha de capas inaugurada em 2008, artistas do CPMG, trazemos nesta edição um trabalho artístico de minha autoria, a Lua Crescente.

Espero que apreciem! Que o canto da sereia desta Reverso seja irresistível!

Isabela Santoro Campanário
Editora

Creative Commons License