SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número61Qual a função do corpo na anorexia e na bulimia que se apresentam na clínica da neurose? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Reverso vol.33 no.61 Belo Horizonte jun. 2011

 

Editorial

 

Editorial

 

 

" A maior riqueza do homem é sua incompletude.

Neste ponto sou abastado.

Palavras que me aceitam como sou - eu não aceito.

Não aguento ser apenas um sujeito que abre portas, que puxa válvulas,

que olha o relógio, que compra pão às 6 horas da tarde, que vai lá fora, que aponta lápis, que vê a uva etc. etc.

Perdoai

Mas eu preciso ser Outros.

Eu penso renovar os homens usando borboletas."

Manoel de Barros (Retrato do artista enquanto coisa, p.79)

Entramos em nosso último ano à frente da Edição da Reverso. Como Manoel de Barros, ressalto a incompletude de nosso trabalho, por isto mesmo de uma riqueza incomparável... Assim outras comissões editoriais vão poder continuar a tecer a eterna teia da escritura de nossa querida revista.

Saímos um pouco do tradicional, abrimos a porta a convidados de outras instituições e a autores estrangeiros, pois, como Barros, não conseguimos apenas reproduzir o mesmo. Nas capas também inovamos, apontando a estreita ligação da psicanálise com as artes, valorizando os artistas da casa. Como ele encarnamos Outros, esperamos que barrados.

Agradeço os excelentes artigos dos seguintes autores que tanto engrandeceram este número: a nossa presidente Anna Cristina Teixeira da Costa Salles; a vicepresidente Maria Pompéia Gomes Pires; a editora desta revista e Doutoranda em psicanálise pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Isabela Santoro Campanário, em parceria com seu orientador de doutorado, o professor da Pós-Graduação da UFMG, Jeferson Machado Pinto; a sócia do CPMG Olímpia Helena Costa Couto; nosso aluno e participante do Fórum de Psicanálise do CPMG, Dimas Barreira Furtado; a ex- aluna e atual Doutoranda pela École Doctorale Recherches en Psychopathologie et Psychanalyse, U.F.R. Sciences Humaines Cliniques (SHC) Université Paris VII - Centre de Recherches Psychanalyse, Médicine et Société, Elisa Rennó dos Mares Guia; colegas de outras instituições: Jamily Nacur Rezende; Alinne Nogueira Silva Coppus, professora da Pós-Graduação em Psicanálise da UFJF e UNIFENAS; Pedro Teixeira Castilho, professor adjunto do Mestrado em Educação da Unincor - Universidade Vale do Rio Verde e Três Corações e, também, professor substituto da UFMG; e nosso convidado internacional, François Villa, Chefe de Conferências (HDR) da equipe de acolhimento do Centro de Pesquisas em Psicanálise e Medicina (CRPM) da Escola Doutoral "Pesquisas em Psicanálise", UFR Ciências Humanas Clínicas, Universidade Paris-Diderot, França.

Na capa, a bela fotografia de nosso aluno Paulo Sérgio Miranda: "Oníricos". Agradeço também o empenho de toda a comissão editorial. Esperamos com mais este número bordejar nosso objetivo: renovar os homens usando borboletas...

Isabela Santoro Campanário
Editora

Creative Commons License