SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue66 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Reverso vol.35 no.66 Belo Horizonte Dec. 2013

 

EDITORIAL

 

É especial esta edição da Reverso, por trazer artigos que fizeram parte da comemoração dos 50 anos do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.

Nesses 50 anos de existência como sociedade psicanalítica, em 1979 o CPMG passou a publicar a escrita de seus membros sobre teoria e clínica através da criação de seu Boletim Informativo. Em 1986 o Boletim se transformou em revista, com circulação também externa. Assim nascia a Reverso. Nesse percurso de 27 anos, a Reverso tem nos apresentado excelentes artigos de autores não só de nossa instituição, mas também de todo o País além de autores estrangeiros, nos possibilitando um importante intercâmbio de ideias no campo da psicanálise no qual, sem a transmissão, não há trabalho possível. O trabalho de sua comissão editorial e dos editores que assumiram essa função ao longo desses anos foi fundamental para que a Reverso alcançasse hoje a classificação B3 no Capes/Anppep e pudesse ser consultada, além de sua versão clássica, em importantes indexadores.

Nossa instituição, em festa e com muita alegria, iniciou os trabalhos comemorativos em 2012 com dois conferencistas muito especiais: Jean Michel Vivès e Alain Didier Wiell, psicanalistas franceses, que muito nos honraram com sua presença em momento tão significativo de nossa história. A conferência de Jean Michel Vivès se encontra nesta edição, e a de Alain Didier Wiell será publicada na próxima edição da Reverso.

Os demais artigos foram apresentados em outros eventos comemorativos durante 2013, ano em que o Círculo Psicanalítico de Minas Gerais privilegiou o espaço da interlocução para festejar um percurso de muito trabalho e envolvimento com a causa analítica, desde sua fundação.

Na Semana de Psicanálise tivemos as apresentações sobre os últimos 50 anos da psicanálise, artigos de Eliana Rodrigues Pereira Mendes e Arlindo Pimenta; sobre o fazer psicanalítico, artigos de Carlos Mello, Rosane Scarponi Pinto e Maria Cristina Martins Moura, e sobre psicanálise e sublimação, artigos de Kátia Botelho de Carvalho, Yáskara Sotero e Maria Helena Libório.

No Seminário Livre Especial, também como parte dos eventos comemorativos, tivemos as apresentações de Ana Maria Portugal e Paulo Ceccarelli, com excelentes artigos trazidos neste número.

Maria Mazzarello Cotta Ribeiro e Vanessa Campos Santoro escreveram sobre a evolução histórica e os conceitos que fundamentam a Clínica de Psicanálise no CPMG e apresentaram esses artigos na Jornada da Clínica, evento em que o trabalho da clínica é privilegiado em espaço de discussão.

Não poderia faltar nesta edição um discurso sobre os 50 anos de nossa instituição, escrito por Eliana Rodrigues Pereira Mendes e apresentado na solenidade de ampliação da Biblioteca do CPMG, contextualizando nossa existência entre as sociedades psicanalíticas de Minas Gerais e trazendo um histórico de nosso trabalho. Nossa atual presidente, na ocasião, fez uma homenagem ao Dr. Antonio Franco Ribeiro da Silva, aos sócios fundadores, aos ex-presidentes e ex-sócios efetivos do CPMG.

A Comissão Editorial da Reverso apresenta esta edição, número 66, com grande prazer em fazer parte deste momento tão importante para o Círculo Psicanalítico de Minas Gerais. 50 anos! Chegamos até aqui porque nosso desejo não nos deixou recuar deste caminho! Que os próximos anos continuem a nos instigar e a nos levar ao trabalho!

Desejamos que a Reverso chegue até vocês como um convite para participar de nossa alegria em ano de festa!

Juliana Marques Caldeira Borges
Editora