SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue68Would you block the natural mental energy strain or would you listen to the warning scream? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Reverso vol.36 no.68 Belo Horizonte Dec. 2014

 

EDITORIAL

 

E, aquele que não morou nunca
em seus próprios abismos
nem andou em promiscuidade
com seus fantasmas,
não foi marcado.
Não será exposto às fraquezas,
ao desalento, ao amor, ao poema.

MANOEL DE BARROS

 

Há sempre uma escrita a nos representar, seja na poesia, seja nos ensaios clínicos e nos trabalhos teóricos, seja nos contos e nos romances, seja nos caminhos por onde as palavras e a psicanálise se encontram e fazem laço, fazem escuta, fazem furo e possibilitam o ir e vir do desejo em nosso ofício diário.

Nesta edição da Reverso temos o prazer de publicar excelentes artigos de colegas que aqui apresentam a elaboração de sua clínica – instigantes questões sobre trauma, conjugalidade, psicanálise e arte, autismo, adoção, adolescência.

Três autores são psicanalistas de nossa instituição: Carlos de Brito e Mello, psicanalista em formação no CPMG e escritor, Olímpia Helena Costa Couto e Vanessa Santoro, psicanalistas membros do CPMG.

Temos neste número grande representação de outras instituições através da publicação dos demais autores: Aleksander Oliveira Barbosa, pós-graduando em teoria psicanalítica e prática clínico-institucional pela Universidade Veiga de Almeida, e César Augusto Paro, residente em Saúde Coletiva pela UFRJ; Cláudia Ferreira Melo, Cláudia Leite, Fernando de Oliveira Santos e Jaime Gontijo, psicanalistas da Parlêtre: Psicanálise, Pesquisa e Transmissão e Tiago Mileib de Souza, psicólogo clínico da Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACCCOM); Erik Gontijo Costa, doutor em teoria da literatura e literatura comparada (UFMG); Fabiana Cristina Teixeira/Univiçosa; Marina Bialer, pesquisadora do LEPSI-USP; Oscar Cirino, psicanalista, membro da equipe do Centro Mineiro de Toxicomania (CMT-FHEMIG); Sílvio Memento Machado, psicanalista e professor da UNIFENAS.

Temos ainda o privilégio de publicar nesta edição um artigo de Juan Flores, psicanalista da Universidade Católica do Chile e atual presidente da International Federation of Psychoanalytic Societies (IFPS/2012-2016), traduzido por Bernardo Maranhão, nosso aluno em formação.

A Reverso número 68 marca minha despedida na função de sua editora. O trabalho junto à Comissão Editorial foi uma grande oportunidade de estar em contato com diversos autores que acrescentaram muito à qualidade da revista. Agora entrego o lugar para Olímpia Helena Costa Couto, que passa a coordenar a Reverso a partir de sua próxima edição.

Deixo aqui meus sinceros agradecimentos aos meus colegas da Comissão, que sempre estiveram ao meu lado no impossível trabalho de avaliar artigos, aceitando-os ou não, propondo modificações por vezes. Aos autores que nos escolheram como endereçamento de sua escrita nesse tempo, nosso muito obrigado.

Quero registrar aqui meu grande prazer em estar na edição da Reverso nos últimos três anos. Despeço-me ensaiando um bater de asas, como as belas borboletas do artista Romulo Garcias, aquarela gentilmente cedida por ele em resposta ao meu convite e que trouxe delicadeza à nossa capa. Agradeço a ele por poder compartilhar seu trabalho, sempre tão belo, com nossos leitores!

Sigo alçando vôo voo para presidir o CPMG no triênio que agora se inicia. E assim encerro um ciclo e começo outro. Porque esse é o movimento da vida, feito de chegadas e despedidas, de encontros, de fraquezas, de desalentos, de alegrias, de tristezas, de dores e de amores... Como nas palavras de Manoel de Barros... que a vida possa sempre nos marcar. Sem marcas, não há desejo possível!


Juliana Marques Caldeira Borges
Editora

 

Creative Commons License