SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Corruption in Brazil: An Analytical Psychology view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Junguiana

Print version ISSN 0103-0825

Junguiana vol.34 no.2 São Paulo Dec. 2016

 

EDITORIAL

 

 

Editada desde 1983, a Revista Junguiana passou por várias mudanças ao longo da sua história. Essas fases refletiram o amadurecimento do seu projeto e o próprio crescimento da SBPA. A mudança em curso, para além das questões institucionais, expressa a necessidade da Junguiana de migrar do mundo físico ao virtual para continuar a exercer sua vocação de veículo de divulgação do pensamento junguiano. A cultura contemporânea apresenta um conceito ampliado de mundo que transcende o físico e se evidencia, entre outros vários fenômenos, no desaparecimento material dos objetos. O processo de desmaterialização da revista trouxe o sentimento de perda da relação com um objeto cheio de histórias e afetos e o reconhecimento da cultura virtual como excelente oportunidade de reinvenção e transformação.

Assim, apresentamos a Junguiana volume 34.

Iniciamos a edição abordando um tópico em tendência no país, com o artigo "Corrupção no Brasil: uma visão da psicologia analítica". Em seguida, o ensaio clínico "Me dê uma mão?, ou, quando a ajuda é dizer 'não'" analisa a bondade defensiva à luz do mito de Eros e Psique. "Sandplay: conflito e criatividade plasmados na areia" relata a elaboração vivencial do encontro da técnica e escolha profissional. "Uma explicação arquetípica da crucificação de Jesus pela teoria arquetípica da história" sincronisticamente reelabora o tema morte/renascimento, apresentado, pelo mesmo autor, no primeiro número da Revista Junguiana. Finalizamos com a resenha do livro A psique japonesa – grandes temas dos contos de fadas japoneses.

Atendendo a pedidos, esta edição teve tema livre.

Entramos na cibercultura invocando Janus e a dupla fase, passado e futuro, presentes em momentos de transição. Compartilhamos o conteúdo desta edição em duas formas de apresentação: no site da SBPA www.sbpa.org.br e, também, no portal dos periódicos eletrônicos em psicologia (PePSIC) http://pepsic.bvsalud.org, onde estamos juntos a títulos de outros dez países. Dessa maneira, estamos experimentando a flexibilidade do mundo virtual, tanto de interação como de interatividade, para construir uma nova fase para a Revista Junguiana.

Boa leitura!

Vera Lúcia Viveiros Sá
Editora-geral
outubro de 2016

Creative Commons License