SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Presente à SBPAMúsica: uma possível ampliação de recursos no setting analítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Junguiana

versão impressa ISSN 0103-0825

Junguiana vol.36 no.1 São Paulo jan./jun. 2018

 

ENSAIO

 

A SBPA faz aniversário de 40 anos

 

 

Nairo de Souza Vargas

Médico psiquiatra. Membro-fundador da SBPA. E-mail: nairosvargas@gmail.com 26/04/2018

 

 

Nossa querida SBPA completou 40 anos.

Nasceu, cresceu, amadureceu e chega à maturidade, atuante e criativa em nosso meio.

É para mim motivo de grande satisfação constatar que, em todos os dias, as salas de aula e de palestras de sua sede estão ocupadas. Não somente com cursos de formação de analistas, seu principal objetivo, mas com inúmeras outras atividades. São cursos oferecidos à comunidade que abordam os mais variados temas culturais, em especial, das áreas de psiquiatria e psicologia. Nelas acontecem supervisões, atendimentos psicoterápicos e grupos de estudo, além de reuniões de grupos multiprofissionais de estudo e pesquisa de membros da SBPA e de colegas de outras especialidades.

Éramos poucos por ocasião de seu nascimento, com muitos sonhos e ideais de promover a Psicologia Analítica em nosso meio. Pretendíamos oferecer uma sólida e seria formação profissional para analistas em nosso meio, até então inexistente. Para nossa própria formação tivemos que importar professores da Europa e dos Estados Unidos, com muito sacrifício. Pretendíamos agora poder oferecer esta formação em nosso país.

Como membro-fundador, fico muito feliz e realizado em ver nossos sonhos tornarem-se realidade.

Vejo a "quarentona" SBPA ser parabenizada e reconhecida por suas realizações. Que bom nós, que apenas demos o início, vermos que muitos nos acompanharam, enriquecendo e realizando nossos sonhos e propósitos.

É uma "jovem senhora", com muita energia e realizações. Ela tem promovido a difusão da Psicologia Analítica, não só no Brasil, mas em vários outros países da América Latina onde já existem filhas suas, frutos da seriedade e dedicação de seus membros.

A data merece ser celebrada, pois seus membros, dedicados, sérios e criativos, fizeram com que ela seja tudo o que é atualmente.

Este nosso primeiro encontro no Café Bienal, como parte das comemorações de seus 40 anos, foi muito agradável e feliz, possibilitando o convívio com muitos colegas que vieram prestigiar e comemorar seus 40 anos.

O melhor presente que podemos oferecer à aniversariante é continuarmos dando-lhe nosso amor e dedicação, propiciando realizações e sacrifícios que realmente a tornaram cada vez mais uma excelente associação de analistas junguianos.

Como em todo processo de vida, ela experimentou bons e maus momentos. Já esteve em certo momento, até ameaçada de falir, mas reergueu-se, renascida e amadurecida.

Nossa torcida é para que ela continue seu processo de vida, sendo criativa e inovadora difundindo, e enriquecendo e atualizando o pensamento e propostas de Jung.

Alguns a deixaram, mas muitos outros estão firmes e dedicados à causa e ideais que nos une. Que eles continuem e se multipliquem, sem perder a seriedade que ela merece. Estes são os nossos votos.

A SBPA somos nós, que a mantemos viva e pujante, sem inflar, e sim crescendo de modo responsável.

Ela talvez tenha crescido pouco quantitativamente, porém ela atinge sua maturidade com muito boas qualidades e realizações.

Que este primeiro encontro seja seguido por outros que nos levem a homenagear, através de seus membros, uma SBPA viva, séria e criativa como sociedade de analistas junguianos. Jung sempre disse esperar que não existissem junguianos, querendo, com isto, dizer que cada um é um indivíduo e responsável por tudo aquilo que faz ou deixa de fazer, como profissional em seu trabalho analítico. Portanto, sem atribuir a outros a responsabilidade por sua conduta. Ser junguiano é ser fiel a seu próprio processo de individuação.

Como membro fundador, gostaria de agradecer a todos aqueles que têm dado continuidade a nossos sonhos e ideais, tornando realidade uma sociedade que está cumprindo os propósitos que nós queríamos.

Muito obrigado a todos que presentearam a SBPA com todas estas realizações. Que todos continuemos a investir e cuidar de nossa SBPA e que, após seus 40 anos, merecidamente comemorados, ela continue seu processo de individuação, se renovando e sempre renascendo após grandes mudanças e superação de dificuldades.

São Paulo, 18 de abril de 2018.

Creative Commons License