SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Anima-animus de todos os tempos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Junguiana

versão impressa ISSN 0103-0825

Junguiana vol.36 no.1 São Paulo jan./jun. 2018

 

RESENHA

 

Intimidade em Relações Amorosas

 

 

Álvaro Nascimento*

 

 

LIMA FILHO, Alberto Pereira; LIMA, Patrícia Valle de Albuquerque. Rio de Janeiro: Multifoco, 2018.

Intimidade em relações amorosas tem a capacidade de fazer o leitor se ver refletido em cada uma de suas 140 páginas. Essa dimensão é a mais marcante da obra, pois torna-se impossível não ampliar nossa sensibilidade, nossa consciência, nossos valores e reavaliar conceitos e formas com que lidamos com nossas intimidades. A pesquisa que sustenta o livro é preciosa para o exame dos comportamentos e conceitos que carregamos, dos tipos de vínculo, da abertura a cada um e das defesas e reflexões a respeito das intimidades que nos permitimos gozar.

O tratamento das intimidades como fenômeno relacional surpreende, estimula e passa a nos perseguir após fecharmos o livro, impondo novas elaborações, comportamentos e até mesmo desejos. A obra segue com você, te provocando.

O livro é bem estruturado, tem capítulos e considerações finais concisos, sem "gorduras", o que torna a leitura também prazerosa. Sua linguagem atinge desde um pós-doutor até um aluno do ensino médio, sem que isso cause rebaixamento na análise ou imprecisão.

 

 

* Jornalista (UFF), Mestre e Doutor em Saúde Pública (IMS-UERJ). E-mail: alvarocesarnascimento@gmail.com

Creative Commons License