SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Psicol. clin. v.18 n.1 Rio de Janeiro  2006

 

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO 2005.1

 

As múltiplas faces dos blogs: um estudo sobre as relações entre escritores, leitores e textos

 

 

Flavia Di Luccio

 

 

Este estudo tem como foco principal investigar a revolução que o aparecimento da escrita eletrônica e o uso da tela do computador como suporte textual trouxeram à contemporaneidade. Em outras palavras, esta investigação se concentra nas alterações e transformações nas práticas de leitura e de escrita e nas relações entre escritores e leitores a partir da tela do computador. Com o objetivo de investigar tal revolução, primeiramente foi escolhida uma ferramenta textual na Internet conhecida como blog. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foram entrevistados 10 blogueiros.

Os depoimentos dos participantes revelam que a decisão de criar e manter um blog está ligada à liberdade de expressão, ao prazer de escrever e sobretudo à possibilidade de interação com os leitores. No entanto, a análise dos depoimentos mostra que, apesar de os blogs disporem de um espaço para interação entre os blogueiros e seus leitores, esta interação ainda não se concretiza plenamente.

 

BANCA:

Ana Maria Nicolaci-da-Costa (Orientadora)
Maria Carmelita Pádua Dias
Maria Lucia Rocha-Coutinho

Data de defesa: 17/11/2005

 


 

A aplicabilidade de um programa de intervenção precoce em crianças com possível risco autístico

 

 

Olivia Balster Fiore Correia

 

 

Crianças autistas apresentam falhas nos comportamentos comunicativos não-verbais, não se engajando nas interações sociais com os seus cuidadores, o que causa prejuízos em seu desenvolvimento. Intervenções precoces, de base desenvolvimentista, visam amenizar ou reverter estas dificuldades iniciais. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a aplicabilidade de um programa de intervenção precoce em duas crianças, de 02 anos e 09 meses, que apresentavam características contidas no transtorno do espectro autista. O programa consistiu em desenvolver 16 comportamentos pré-verbais nestas crianças e mostrou-se aplicável por desenvolver 9 comportamentos em uma e 6 na outra.

 

BANCA:

Carolina Lampreia (Orientadora)
Flavia Sollero de Campos
Heloisa Helena Alves Brasil

Data de defesa: 18/11/2005

 


 

Em busca do encontro: a demanda numinosa no contexto religioso da união do vegetal

 

 

Tatiana Barbosa Carvalho

 

 

O trabalho se dedica ao estudo da subjetividade de pessoas que vivenciam a religiosidade através de experiências de contato direto com o sagrado, alcançando-a mediante a ingestão da substância de nome Hoasca, no âmbito religioso da União do Vegetal. A fundamentação teórica para a compreensão desse tipo de vivência religiosa baseia-se em W. James, R. Otto e C. G. Jung, autores que conferem importância à religiosidade e ao contato com o sagrado.

 

BANCA:

Monique Rose Aimée Augras (Orientadora)
Isabela Fernandes Soares Leite
Marilene Cabral do Nascimento

Data de defesa: 15/12/2005

Creative Commons License