SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Subjetivações contemporâneas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Psicol. clin. vol.26 no.1 Rio de Janeiro jun. 2014

 

EDITORIAL

 

 

O número 26.1 da Revista Psicologia Clínica traz 12 artigos (10 nacionais e 2 internacionais) divididos em duas seções. A seção temática deste volume versa sobre as Subjetivações contemporâneas, iniciando com o artigo de Daniel B. Portugal, Julia Salgado e Marcos Beccari, intitulado Um cisne, duas forças: sobre apolíneo e dionisíaco na ética do consumo. Nesse texto, os autores procuram analisar uma possível cisão na ética contemporânea servindo-se do modelo das forças conflituosas do apolíneo e do dionisíaco conforme propostas por Nietzsche. Analisam e destacam as orientações éticas relacionadas ao consumo e os conflitos subjetivos a elas relacionados. Para realizar tal estudo, usam como ponto de partida uma análise do filme Cisne Negro de Darren Aronofsky, que traz à tona questões centrais para a análise que se propõem realizar, complementando-o, ainda, com outras referências literárias e publicitárias.

Em uma visada mais clínica, o artigo seguinte, Violência e família: possibilidades vinculativas e formas de subjetivação, de Anamaria Silva Neves, Layla Raquel Silva Gomes e Lorena Candelori Vidal, apresenta estudos realizados, a partir do atendimento psicoterápico de base psicanalítica, com mãe e filha de uma família que tem a violência como principal elemento articulador de sua história. Para as autoras, essa análise possibilitou um olhar diferenciado sobre o sujeito contemporâneo e suas estratégias para lidar com a questão do desamparo. A família apresentada ilustra como o vínculo se estabelece e se mantém através de um acordo inconsciente imposto ou mutuamente concluído. Trata-se de um conluio que possibilita a continuidade dos investimentos e dos benefícios ligados à subsistência do contrato narcísico. Os sujeitos, imbuídos da relação violenta, retratam que, ao tentar escapar do enfrentamento da violência fundamental, se lançam ao desamparo. Deste modo resta-lhes a destruição do outro como alternativa para afirmação da singularidade e alívio de sua tensão pulsional.

Também com referencial psicanalítico, o artigo de Daniela Bueno de O. A. de Godoy e José Francisco M. H. Bairrão, O método psicanalítico aplicado à pesquisa social: a estrutura moebiana da alteridade na possessão, tem por finalidade explorar possibilidades de aplicação do método psicanalítico além da prática clínica, propondo uma interpretação topológica lacaniana do fenômeno da possessão na umbanda. Os autores pretendem apreender o sujeito para além do psiquismo individual, de forma que o espaço subjetivo compreenda - continuamente - a transição de identidades ocorrida no corpo do médium. Isso se sustenta pela concepção de que o sistema interpretativo (que organiza a relação entre o mundo dos espíritos e o mundo dos vivos) e o sujeito coexistem em uma mesma estrutura. Para tanto, parte-se do conceito de significante, por ele ser capaz de criar uma rede de sentidos em função do efeito de um dizer inconsciente. Mediante um estudo de caso, mostra-se como, na possessão, o sujeito - concomitantemente suposto agente e efeito da combinatória significante - apresenta-se tanto como médium quanto como espíritos possuidores, os quais constituem o avesso e o direito de uma estrutura unilateral.

Deslizando para a questão da articulação entre as novas tecnologias e os processos de subjetivação, o próximo artigo, As tecnologias touch: corpo, cognição e subjetividade de Nize Maria Campos Pellanda e Karla Rosane do Amaral Demoly, trata da preparação de um quadro teórico para suportar uma pesquisa empírica que usa as tecnologias touch com o objetivo de mobilizar cognitiva e afetivamente sujeitos portadores de patologias cognitivas, principalmente o autismo. A estrutura epistemológica da pesquisa baseia-se na abordagem complexa defendendo a ideia da necessidade de articular dimensões do humano que foram cindidas pela modernidade. Assim, partindo do pressuposto da unidade mente-corpo de Espinosa, as autoras passam por estudos recentes das neurociências e chegam até os estudos da biologia de cunho cibernético de H. Atlan, H. Maturana e F. Varela para mostrar a relação de tato com o dispositivo técnico integrando as demais dimensões. O artigo resgata a tecnologia de seu "ressentimento" moderno para mostrar a complexidade de um novo paradigma que vê no objeto técnico uma potencialização do humano.

Preocupadas com o problema da territorialização de imigrantes, Ivy Daure, Odile Reyverand-Coulon e Sabine Forzan, no artigo internacional Relações familiares e migração: um modelo teórico-clínico em psicologia, propõem um modelo teórico-clínico na abordagem terapêutica às famílias de imigrantes de primeira geração e seus descendentes. A primeira fonte de dados, a pesquisa de Doutorado realizada na Universidade de Bordeaux entre 2005 e 2006, foi desenvolvida com nove famílias de imigrantes na França, de origem brasileira, italiana e portuguesa, seguindo os critérios de inclusão: imigração do casal de mesma origem em idade adulta e nascimento dos filhos no país de adoção. A segunda fonte, a atividade clínica em psicologia, serviu de espaço de observação e de aplicação do modelo proposto. As autoras concluem que a transmissão cultural e familiar favorece o duplo pertencimento e constitui elemento significativo na integração dos imigrantes e seus descendentes, bem como para a imagem de si e nas relações familiares. Os suportes social e governamental desempenham papel importante ao valorizarem a diferença cultural. A proposta original é a terapia familiar com base no modelo sistêmico e na psicologia intercultural, em que a história da imigração e seu impacto nas relações intra e extrafamiliares mostram-se, pela integração das perspectivas cultural e migratória, mais próximas da realidade daquele sujeito em dificuldades psicológicas e sociais, que demanda ajuda nos serviços de psicologia e de psiquiatria.

Finalmente, o artigo Resistências e produção de subjetividade-risco no Projeto Brincarte de Vitória (ES) de Jaciany de Souza Pereira Olinto e Gilead Marchezi Tavares discorre sobre a implantação do Programa de Educação em Tempo Integral (PETI) na cidade de Vitória (ES), o qual visa o atendimento, no contraturno escolar, de crianças e adolescentes em situação de risco, por meio de atividades extracurriculares. Como parte do PETI, o Projeto Brincarte atende alunos de 4 a 6 anos da Educação Infantil. Este artigo objetiva evidenciar as implicações decorrentes da classificação "de risco" para as famílias atendidas pelo Brincarte. Tratou-se de pesquisa intervenção, com a presença ativa da pesquisadora em diversas atividades do Projeto, tais como reunião da equipe administrativa e reuniões de pais, e com a utilização de diário de campo para registros de todos os acontecimentos do campo por um período de 3 anos. Delimitadas a partir de uma ideia de risco pernicioso, às famílias imputa-se uma subjetividade-risco, na qual estão relacionados todos os fatores "fora da ordem" ou dos modelos estabelecidos como "normais" na sociedade.

Abrindo nossa seção livre, o artigo internacional de Ana I. M. Salgado e António A. Pazo Pires, Avaliação da mudança nas relações interpessoais através do CCRT, objetiva perceber a evolução das relações interpessoais de uma paciente ao longo da sua psicanálise com a duração de quatro anos. O método Core Conflictual Relationship Theme foi aplicado para identificar os episódios de desejos, respostas do outro e respostas do self. Foram analisadas as notas de sessões em 7 momentos diferentes: no início, seis, 12, 18, 24, 30 e 36 meses. Através da análise do conflito central presente nos episódios relacionais observa-se uma evolução ao longo da psicanálise que pôde ser confirmada pelos dados clínicos. A paciente passa de desejos de se opor, magoar e controlar os outros, ser distante e evitar conflitos no início da terapia para o desejo de ser amada, compreendida e ajudar os outros no fim da terapia. Quanto às respostas dos outros a paciente vai alternando ao longo da análise entre senti-los como rejeitantes e que gostam dela. Quanto às respostas do self uma alternância entre sentimentos depressivos e autoaceitação.

A seguir, também com referencial psicanalítico o artigo Sobre a supervisão em psicanálise: relendo Freud a partir de Lacan, de Maria Cristina Poli e Venicius Scott Schneider, visa desenvolver o conceito de supervisão a partir do sonho da "Injeção de Irma", ao ressaltar a frase descrita no sonho: "chamo imediatamente o Dr. M". Reconhece-se nesta a busca de Freud por um saber sobre a condução do caso clínico. Busca-se, assim, ao longo do artigo, desdobrar diferentes perspectivas sobre a supervisão a partir da análise desse sonho. Indica-se, fundamentalmente, o modo como ele expressa o deslocamento de Freud de um apelo ao mestre e à ciência para a pergunta pelo desejo. Movimento este análogo ao que se espera em um percurso de supervisão clínica no contexto da formação de analistas.

Ainda com referencial psicanalítico o artigo seguinte, Busca por representação: a psicanálise e o trabalho de construção, de Simone Bianchi Sanches, apresenta as modificações técnicas decorrentes de avanços na teoria psicanalítica, a partir do conceito de campo analítico e das contribuições de Bion, especialmente do impacto provocado pela consideração da identificação projetiva como comunicação. Destaca-se a importância da construção de representações daquilo que permanece como força "bruta" no psiquismo, em geral aspectos primitivos e pré-verbais, portanto sensoriais. Tais considerações têm sido acompanhadas de progressiva valorização da acuidade intuitiva do analista e seu instrumento de captação de emoções, especialmente frente aos estados mais primitivos da mente.

Em seguida, mas ainda com viés clínico, o artigo Avaliação do desenvolvimento experiencial de pacientes com prótese ocular: a focalização no atendimento clínico, de Marília Souza da Silveira e Cristiano Mauro Assis Gomes, tem como objetivo verificar a eficácia da ferramenta de focalização utilizada em intervenção breve com pacientes em situação de prótese ocular. Foi realizado um estudo quasi-experimental de caso-controle com uma amostra de conveniência, composta por 10 participantes para o grupo experimental e oito para o controle. O Teste de Habilidade Experiencial (THE) foi utilizado para a coleta de dados em dois momentos em desenho de pré-teste/pós-teste. O grupo experimental vivenciou quatro sessões terapêuticas de focalização. O tamanho do efeito da diferença de crescimento da média do grupo experimental e do grupo controle foi pequeno-moderado (d = 0,38; p = 0,44). Implicações dos resultados para a prática da psicologia clínica são discutidas.

Já o artigo O suicídio como questão: melancolia e passagem ao ato, de Marcos Vinicius Brunhari e Vinicius Anciães Darriba, retoma o referencial psicanalítico para abordar a questão do suicídio na obra de Freud como um problema de pesquisa que interroga certos pontos de sua metapsicologia: a possibilidade de uma tendência à autodestruição, o papel do eu e, finalmente, a dimensão do objeto que estaria implicada. É em relação a este último, em particular a seu estatuto na articulação que Freud propõe entre suicídio e melancolia, que o trabalho de Lacan em torno do objeto a, associado à passagem ao ato e à melancolia no Seminário, livro 10 - A angústia, figura, no artigo, como um acréscimo à investigação iniciada por Freud. Essa referência lacaniana permitirá destacar a presença fulgurante do objeto a no momento da passagem ao ato suicida, estabelecendo uma articulação com a identificação melancólica descrita por Freud em seu "Luto e melancolia". A essa identificação absoluta ao objeto em questão é correlata à ausência de um sujeito e à ruptura mais radical em relação ao Outro.

Finalmente, o artigo O pai em psicanálise: interrogações acerca das instâncias real, simbólica e imaginária da função paterna, de Mariana Kraemer Betts, Amadeu de Oliveira Weinmann e Analice de Lima Palombini, tem como objetivo discorrer sobre o papel que exercem as diferentes instâncias da função paterna - pai real, pai simbólico, pai imaginário e Nome-do-Pai - na constituição de um sujeito, articulando-as com um caso clínico. Para tanto, parte-se da escrita de tal experiência clínica e dos interrogantes suscitados por ela. A seguir, os autores buscam delinear alguns desdobramentos que tais conceitos tiveram na obra de Lacan, realçando que, se por um lado a teorização da problemática paterna esteve em permanente deslocamento ao longo dos seminários desse psicanalista, por outro a articulação entre seus distintos elementos permaneceu como uma exigência conceitual irrevogável. A interdependência das diferentes instâncias com relação ao que elas operam na estruturação do sujeito e a formulação lacaniana da estrutura borromeana RSI apontam para a importância clínica de considerar as instâncias paternas de forma enlaçada.

Fechando o volume, trazemos a resenha do livro de Romildo do Rêgo Barros, Compulsões e obsessões - uma neurose de futuro, escrita por Marcus André Vieira.

 

Monah Winograd
Esther Arantes

Creative Commons License