SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Sublimação, sintoma e sinthoma postos à prova pelo ato criativo de Frida Khalo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Psicol. clin. vol.28 no.1 Rio de Janeiro  2016

 

CLÍNICA, PSICANÁLISE E CORPO

 

Vias de acesso às experiências constitutivas na proposta freudiana de psicanálise

 

Access routes to constitutive experiences in Freudian psychoanalysis proposed

 

Vías de acceso a las experiencias constitutivas en la propuesta freudiana del psicoanálisis

 

 

Luiz Augusto M. CelesI

IPsicanalista, Doutor em Psicologia Clínica, PUC-Rio, Pesquisador colaborador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura ‒ UnB, Bolsista PQ CNPq

 

 


RESUMO

O texto tem por objetivo identificar na psicanálise freudiana vias para a apreensão, a compreensão e a consideração das experiências constitutivas e arcaicas do psiquismo – das experiências de fantasias de desejo recalcadas às vivências irrepresentáveis. Para isso, adota-se uma leitura de Freud guiada pela importância que tais experiencias adquirem na psicanálise contemporânea. Para desenvolver o argumento, tomam-se em consideração três aspectos metodológicos: o método de pesquisa que tem em vista a construção da teoria psicanalítica sobre as experiências constitutivas; o método clínico que visa a construção e o entendimento da própria clínica psicanalítica, e o método de tratamento que busca alcançar tais experiências com o fim de proporcionar transformações subjetivas. Mostra-se como o interesse de Freud se voltou para a pesquisa do inconsciente através do sonho, após a crise da neurótica, e recupera-se seu retorno à clínica e ao tratamento para reafirmar e reformular aspectos de seus achados em direção às experiências as mais primitivas. Por fim, sugere-se uma compreensão da construção da psicanálise segundo uma metodologia que se guia por escalas de abstrações.

Palavras-chave: experiências constitutivas e arcaicas; psicanálise freudiana; método de pesquisa; método clínico; método de tratamento.


ABSTRACT

The paper aims to identify ways in Freudian psychoanalysis for the apprehension, understanding and consideration of constitutive and archaic psyche's experiences – the experiences of repressed desire fantasies to unrepresentable experiences. For this, we adopt a reading of Freud guided by the importance that such experiences acquire in contemporary psychoanalysis. To develop the argument, taking into account three methodological aspects: the search method that aims at the construction of psychoanalytic theory about the constitutive experiences; clinical method that aims at building and understanding of clinical psychoanalysis itself, and treatment method which seeks to achieve these experiments in order to provide subjective transformations. It is shown how Freud's interest turned to the research of the unconscious through dream, after the crisis of the "neurotic", and recovers his return to the clinic and treatment to reaffirm and reshape aspects of their findings towards the more primitive's experiences. Finally, it suggests an understanding of the construction of psychoanalysis according to a methodology which is guided by scales abstractions.

Keywords:  constitutive and archaic experiences; Freudian psychoanalysis; method of research; clinical method; method of treatment.


RESUMEN

El objetivo del texto es identificar en el psicoanálisis freudiano vías para la aprensión, la comprensión y la consideración de las experiencias constitutivas y arcaicas de lo psíquico – desde las fantasías de deseo recalcadas hasta las vivencias irrepresentables. Para ello, se adopta una lectura de Freud guiada por la importancia que tales experiencias adquieren en el psicoanálisis contemporáneo. Para desarrollar el argumento, se tienen en cuenta tres aspectos metodológicos: el método de investigación, que considera la construcción de la teoría psicoanalítica acerca de las experiencias constitutivas; el método clínico, que tiene por objetivo la construcción y la comprensión de la clínica psicoanalítica, y el método de tratamiento, que busca alcanzar dichas experiencias con el fin de proporcionar transformaciones subjetivas. Se demuestra como el interés de Freud se ha volcado a la investigación del inconsciente a través del sueño, tras la crisis de la neurotica, y se recupera su regreso a la clínica y al tratamiento para reafirmar y formular aspectos de sus hallazgos en dirección a las experiencias las más primitivas. Por fin, se sugiere una comprensión de la construcción del psicoanálisis de acuerdo con una metodología guiada por escalas de abstracciones.

Palabras clave: experiencias constitutivas y arcaicas, psicoanálisis freudiano, método de investigación, método clínico, método de tratamiento.


 

 

Introdução

O objetivo deste texto é explicitar o modo freudiano de acesso às expe­riências constitutivas, primitivas ou arcaicas. Tanto se buscam as representações recalcadas das experiências traumáticas e as fantasias de desejo também recalcadas, como as experiências não recalcadas, supostas vivências não representadas, ou cuja representação em cenas de fantasias não se formou. Tais últimas experiências escapariam à investigação pela regra técnica fundamental da associação livre, a qual permite o acesso ao inconsciente recalcado. Após Freud, elas ganharam relevo como vivências relacionais primitivas, arcaicas, pré-edípicas e pré-simbólicas. O que se convencionou chamar de teoria das relações de objeto, em sua amplitude e diversidade (Ogden, 2003), pode representar, a meu ver, a psicanálise que nessa preocupação se desenvolveu, diferenciando-se, em sua própria concepção, do que seria a psicanálise padrão ou clássica, supostamente freudiana. Argumenta-se que a psicanálise freudiana não alcançaria, pelas características de seu método e sua técnica, senão o recalcado, portanto o que foi simbolizado e teve sentido. Então e ao fim, pretende-se mostrar de que modo as experiências primitivas ganham importância também na psicanálise freudiana, e por que meios ela se aproxima de tais vivências.

Claramente se trata, então, de uma questão metodológica o que aqui se põe. Pensar o modo, a maneira, as vias de acesso ao objeto da psicanálise, teórico ou prático, é uma reflexão metodológica. Sem que se pretenda esgotar o assunto, abordamos a psicanálise freudiana em três vias, quais sejam:

A psicanálise como pesquisa para o conhecimento do psiquismo. Por que meios é possível a apreensão teórica das experiências constitutivas do psiquismo? Quais os modos de se alcançar empiricamente tais experiências que deem base à teoria sobre suas instalações, suas condições de desenvolvimento e suas determinações sobre a constituição psíquica?

A psicanálise como clínica. Aqui, a pergunta se dirige para as vias pelas quais a psicanálise apreende no próprio tratamento o que está lá para ser alcançado, com a finalidade de tratamento – conhecimento clínico –, não tendo como fim imediato o conhecimento teórico. O aspecto clínico do conhecimento que assim se produz ganha relevância, e se trata do conhecimento da clínica do tratamento psicanalítico.

A psicanálise como método terapêutico. Vamos designar assim o que pode ser tomado como o método de psicanálise propriamente dito, pois se trata de buscar as vias pelas quais se podem influenciar (modificar, tratar) as experiências constitutivas do psiquismo. Método de psicanálise, método que lhe é originário, pois a psicanálise é em sua origem definida como um trabalho de tratamento eficaz da neurose. Neste item se pergunta também de que modo o método de tratamento pode alcançar determinações psíquicas, além das fantasias de desejo recalcadas determinantes das neuroses.

É preciso destacar que as três formas metodológicas aqui anotadas não são completamente independentes umas das outras. A psicanálise as pratica todas, como em parte espero mostrar. Mais do que isso, a psicanálise se caracteriza, tal como ela se constituiu e desenvolveu, pela conjugação simultânea desses aspectos, ao ponto de poder afirmar, sem grande preocupação de erro, que se trata de perspectivas da metodologia psicanalítica e não de aspectos metodológicos distintos que não se intercambiam.

As três formas aqui delimitadas da psicanálise não coincidem literalmente com as propostas por Freud (1923/2011a) – que seriam: procedimento de investigação específico; método de tratamento, série de conhecimentos psicológicos –, no entanto delas se aproximam.

Cada uma das perspectivas tem vários desdobramentos e pode ser desenvolvida em diversas direções. Somente algumas delas serão tomadas, com o fim de situar e sugerir uma resposta para a questão do acesso às experiências arcaicas constitutivas do psiquismo.

A exposição a seguir acompanha a sequência sugerida acima, embora seja discutível se seria a mais adequada, a considerar a ordem de seus surgimentos ou mesmo a ordenação "lógica" da psicanálise, porque ela se realizou originariamente, repetindo, como tratamento da neurose, uma prática, portanto e só secundariamente como teoria (e também numa clínica).

 

I – Vias da pesquisa para o conhecimento

A via privilegiada do conhecimento em psicanálise é a clínica, o que já mostra a fragilidade da ordem da discussão aqui adotada. De fato, o "método clínico" é o meio mais indiscutível e mais imediato pelo qual se constituem o conhecimento e a teoria psicanalítica. O campo empírico da psicanálise é sua clínica (neste momento, usamos "clínica" no sentido amplo de quando se diz "clínica psicanalítica", abrangendo o domínio de sua prática, seus procedimentos e o tratamento, sabendo que não se trata de um termo muito específico).

Historicamente, foi pela clínica que se constituiram as primeiras aproximações teóricas da psicanálise. O "Estudos sobre a histeria" (Freud & Breuer, 1895/1987) compõe-se dos primeiros casos de tratamento analítico empreendidos pelos autores. A técnica da psicanálise, da rememoração à associação livre – que conduzem à ab-reação e à elaboração, respectivamente –, foi aí exposta em sua progressiva apreensão. Assim foi-se consolidando um aprendizado de "saber fazer"; a ele se segue o entendimento do processo de psicanálise e de sua eficácia, também se segue sua teorização.

O último capítulo dessa obra versa, como se sabe, "Sobre a psicoterapia da histeria" (Freud & Breuer, 1895/1987, p. 261-309). Nele Freud colhe e organiza os aspectos da técnica aprendidos nos casos expostos, e vai além, coligindo-os e lhes dando inteligibilidade suficiente para iniciar um método de tratamento específico e original (e uma nova disciplina) que logo em seguida será batizado de "psicanálise" (Freud, 1896/1989a). Além da exposição sistemática da técnica, que se resume como rememoração catártica até a rememoração associativa, Freud mostra que o método de tratamento permite aproximações sobre a compreensão da organização e do processo psíquico da histeria e das neuroses em geral, ensejando a conceituação das neuroses como psiconeuroses de defesa. A importância da primeira teoria da função da sexualidade na determinação da neurose se revela como teoria do trauma e, mais ainda, toda a experiência narrada no "Estudos sobre a histeria" conduz à diferenciação entre as neuroses – como entre as de defesa e as atuais. Enfim, a experiência de tratamento da qual surgem a psicanálise e suas primeiríssimas articulações teóricas se constitui verdadeiramente em estudos, não se tratando a obra em referência de meros relatos de casos.

O uso do termo "clínica" no sentido geral, como observado acima, não evidencia que uma clínica psicanalítica da neurose já é uma decorrência da compreensão da neurose alcançada no tratamento, derivada da reflexão sobre a conformação da neurose que o tratamento revela. A bem do rigor, é conveniente distinguir nesse primeiro momento três níveis de aproximações psicanalíticas: o tratamento (que progrediu enfim em sua técnica); a compreensão da neurose dele decorrente, e a clínica da neurose que se pode estabelecer a partir do seu entendimento da neurose adquirido no próprio tratamento. Nesse sentido mais restrito de clínica agora indicado, ela, também ela, fica entendida como resultado dos estudos do tratamento da histeria, não sendo assim primariamente uma abordagem à histeria. A diferença que estamos sugerindo entre clínica e tratamento não é evidente em si mesma, inclusive pelo hábito de se tomar por clínica o tratamento, mas merece atenção especial, pois traz ganhos para o entendimento da psicanálise. O suposto dessa distinção estará presente ao longo do texto.

O método de construção da psicanálise pode ser esquematizado numa ordenação que se inicia no mais singular (empírico, clínico verdadeiramente), desdobra-se como narrativa de caso, na qual já se presentificam as elaborações do psicanalista (narrativas de supervisões, publicações de casos, etc.) até se chegar à mais abstrata e universal elaboração dos conceitos e suas articulações em forma de uma teoria mais ou menos completa (retomarei o tema à frente). No entanto, a história da psicanálise mostra que a sugerida linearidade progressiva do singular empírico ao teórico mais abstrato não aconteceu de modo absoluto. A psicanálise se fez de maneira a progredir, romper-se em reviravoltas e retomadas de aspectos cruciais. Na "etapa" conceitual, mais precisamente, da construção metapsicológica, a presença do psicanalista pesquisador é bastante determinante, deixando-se conduzir, Freud inclusive, por especulações que trazem consistência à elaboração teórica. É verdade que o caráter metafórico da teoria psicanalítica sobressai ou mesmo se sobrepõe a tentativas muito cientificistas de uma elaboração em modelos. Inversamente, é sabido que a psicanálise desde sua origem faz dos modelos das ciências naturais metáforas para sua teoria.

Da compreensão singular de cada caso às especulações mais metaforizadas, o que se revela finalmente na teoria psicanalítica é a clínica que lhe deu origem. Sem receio de dizer algo absurdo, sugiro entender a teoria psicanalítica como sendo teoria da clínica. E não me refiro à teoria da técnica, que também se pode achar na psicanálise. "Teoria da clínica", a significar com isso que a teoria psicanalítica é o modo pelo qual os psicanalistas dizem o que fazem e como o fazem e é o modo pelo qual eles conversam entre si. A teoria se torna, assim, uma espécie de narrativa conceituada do tratamento.

a) Investigação (não-clínica) do Inconsciente

Embora, logicamente, a clínica seja seguida pela teoria, o progresso da psicanálise não se construiu em sua plenitude dessa maneira. A crise da psicanálise entendida como "neurótica" logo se fez presente, apesar de toda a confiança que Freud nela depositou ao longo de mais de dez anos. A carta a Fliess de 21 de setembro de 1897 (Masson, 1986, p. 265) revela – com toda dramaticidade (profissional e pessoal) – o peso do desalento dos meios práticos e teóricos sobre os quais se apoiava esperançosamente o tratamento da neurose. Curiosamente, entretanto, Freud na mesma carta se mostra otimista com a psicologia oriunda da investigação dos sonhos.

Como sabemos, de então até 1905, com o caso Dora (Freud, 1905/1989b), Freud deixa de lado suas publicações e reflexões sobre as neuroses e dedica-se substitutivamente ao trabalho de investigação do inconsciente através do sonho. O sonho se torna objeto discreto da pesquisa freudiana sobre o psiquismo. "A interpretação dos sonhos", resultado público de tal investigação (Freud, 1900/1987), embora contenha muitos sonhos tirados de casos atendidos por Freud, não carrega o compromisso do tratamento. Compõe-se de uma pesquisa desenvolvida por Freud a partir de técnica própria (associação livre) que busca o sentido do sonho, permitindo, ainda, outros alcances teóricos. A psicologia mencionada por Freud na carta a Fliess supracitada refere-se à teoria resultante dessa investigação, uma teoria geral do psiquismo, posteriormente designada de metapsicologia.

O "segredo dos sonhos" – sua interpretação e seu sentido – fora revelado a Freud, o que abriu-lhe as portas para a investigação do psiquismo. É o que ele mostra no primeiro capítulo da "Interpretação dos sonhos", este que conduz o leitor a acompanhar passo a passo o desvelamento do "sonho de Irma". O sonho de Irma se tornou o sonho modelo de interpretação de sonhos e ele não pertencia a um tratamento psicanalítico, pois foi um sonho do próprio Freud. Mesmo que se admita que toda a investigação dos sonhos seja parte da autoanálise de Freud, e mesmo que ele tenha obtido ganhos pessoais com tais interpretações, não se trata aí, certamente, de um tratamento psicanalítico no sentido clássico, que se tenha dado numa clínica psicanalítica. Tal investigação dos sonhos não tem as características de um tratamento, a começar pelo enquadre. Transformar a interpretação dos próprios sonhos numa autoanálise exige trabalho suplementar. Algum desse trabalho foi realizado pelo próprio Freud, que ele não revelou completamente. Como se sabe, muitas das conclusões e desdobramentos de suas autointerpretações ele se reservou de contar, mantendo sua parcial privacidade. No entanto o trabalho mais sistemático para transformar a interpretação dos sonhos de Freud em uma autoanálise foi realizado por terceiros, que se debruçaram sobre o conteúdo d' "A interpretação dos sonhos" e de outras informações da vida de Freud para extrair uma análise. Tais outros autores, cujo exemplo clássico é o trabalho de Anzieu (1989), realizaram, por assim dizer, uma clínica d' "A interpretação dos sonhos". A interpretação do sonho de Irma, assim, não faz parte de um tratamento, mas – fica mais adequado compreender – faz parte do início da pesquisa freudiana do inconsciente. Pesquisa essa que o livro do sonho revela, e mostra o resultado.

b) Teoria do inconsciente

"A interpretação dos sonhos" propiciou também outra forma de conhecimento além do significado do sonho. Trata-se de um conhecimento psicológico, como sugeriu Freud na carta a Fliess acima citada. No entanto, Freud o nomeia "metapsicológico", por se tratar de um conhecimento além da consciência, isto é, dos processos psíquicos inconscientes. Tal conhecimento envolve aspectos dinâmico, econômico e tópico. Processos psíquicos são, a rigor, trabalhos psíquicos. O "trabalho do sonho" foi o primeiro processo inconsciente estabelecido pela sistemática interpretação de sonhos empreendida por Freud. O "trabalho do sonho" é uma construção teórica (como todo processo psíquico inconsciente). O Trabalho do sonho se construiu apoiado no olhar do pesquisador que se dispôs a acompanhar, no sentido inverso ao da interpretação, os caminhos tomados por esta, as vias associativas percorridas na interpretação. O "trabalho do sonho", verdadeiramente inconsciente, se deve ao olhar do pesquisador que, tendo interpretado o sonho, constrói, num movimento inverso, o trabalho psíquico da formação do sonho – do desejo fonte do sonho ao sonho. O "trabalho do sonho" é resultado de um esforço sintético do analista-pesquisador. Deslocamento, condensação, figurabilidade, processos primários, processos secundários, conteúdo latente, conteúdo manifesto etc. são apreensões do analista-pesquisador decorrente do trabalho de interpretação, do trabalho de análise. "A interpretação dos sonhos" inicia-se com o estudo singular de um sonho e progride, capítulo a capítulo, na descoberta (construção) do trabalho do sonho até atingir a formulação a mais abstrata de uma tópica (economia e dinâmica) do aparelho psíquico. No percurso do singular ao abstrato, a pesquisa do sonho imita a própria estrutura de acesso ao inconsciente pela clínica. Mas o objeto "sonho" não se confunde com um sujeito em tratamento psicanalítico. E a sua interpretação não se confunde com o tratamento ele mesmo.

O estudo dos sonhos não se constituiu caso isolado de pesquisa na psicanálise. Precisava-se justificar suas descobertas. "Psicopatologia da vida cotidiana" (Freud, 1901/1989c), "O chiste e sua relação com o inconsciente" (Freud, 1905/1986a), a análise do romance de W. Jensen (Freud, 1907/1986b), dentre muitas outras obras, foram esforços do cientista Freud para levar as descobertas da pesquisa dos sonhos para condições cotidianas, com a finalidade de generalizar o conhecimento. Curiosa tarefa, para quem (a psicanálise) se orgulha de seu berço de nascimento: o divã!

Também o caso Dora pode constar da lista de obras que buscam validar, por assim dizer, a metapsicologia que foi descoberta e construída n' "A interpretação dos sonhos". Ele foi talhado, segundo Freud (1905/1989b), para mostrar que a interpretação de sonhos não se justifica como arte pela arte. Após a extensão do conhecimento psicanalítico à vida cotidiana, à obra de arte e a tudo mais que interessa à existência humana, restava por mostrar sua eficácia no tratamento da neurose. Era necessário um esforço para levar o conhecimento adquirido de volta ao tratamento, sob o risco de se instituir na psicanálise uma fratura definitiva entre o trabalho de tratamento e a teoria do psiquismo.

Era necessário mostrar que a interpretação de sonhos se presta ao tratamento, que ela se integra à psicanálise. O tratamento vai além da interpretação de sonhos, como fato, por mais que seja predominante em casos específicos. Também vai além porque o tratamento busca certa transformação no sujeito. O tratamento não se contenta com o conhecimento do inconsciente (sua redescoberta em cada caso), tarefa esta que se cumpriu com "A interpretação dos sonhos". Além de tudo, a clínica, isto é, o tratamento sob reflexão, permite outras descobertas. No caso Dora, a descoberta da transferência, para lembrar a mais enfatizada delas. Por isso, a utilidade da interpretação de sonhos na análise e o valor das descobertas dos processos inconscientes para o tratamento precisavam encontrar apoio na prática que definiu a própria psicanálise, isto é, no tratamento, no "trabalho psicanálise" (Celes, 2005a).

Enfim, aqui interessa é discernir que a decisão de Freud de se voltar para a "interpretação dos sonhos" (a interpretação ela mesma e o livro de mesmo nome) introduziu uma reviravolta significativa na metodologia da construção do conhecimento psicanalítico. Embora seja duvidoso afirmar que tenha havido um desvio metodológico completo, não é pouco dizer que isso incrementou a pesquisa psicanalítica de um aspecto até então aparentemente marginal. O método de conhecimento via interpretação dos sonhos não é propriamente clínico. A psicanálise não se contentou em se manter no âmbito exclusivo da clínica para as suas pesquisas e para a construção de sua teoria, ela adotou também uma metodologia "cientificista", por assim dizer.

A pesquisa do inconsciente através dos sonhos se assemelha a uma pesquisa científica no sentido muito próximo da cultura na qual Freud se formou, qual seja, o espírito científico do séc. XIX. Com a crise da "neurótica", Freud virou-se para a investigação do inconsciente como a tarefa de "conhecer para dominar". Se as neuroses resistiam ao tratamento, seria porque era insuficiente o conhecimento do que se estava tratando. Urgia conhecer e dominar o inconsciente para se retornar ao tratamento. No entanto, o fracasso do caso Dora aparentemente repetiu os impasses da "neurótica". Isso, porém, não destruiu o ímpeto freudiano do tratamento psicanalítico, a que deu continuidade, adotando simultaneamente as atitudes de considerar não-somente o conhecimento clínico da experiência de tratamento (como na neurótica e como no trabalho psicanálise a partir de Dora) e não-somente a aplicação do conhecimento dos processos do inconsciente na clínica de psicanálise. O esforço se voltou para a conjugação, jamais absoluta e completa, entre teoria e clínica. Isso não impediu que cada um de ambos os aspectos encontrasse momentos de agudizações, momentos em que predomina um ou outro: seja em ilações especulativas de cunho teórico (como para a constituição da noção de pulsão de morte, por exemplo), seja em momentos nos quais o tratamento toma a dianteira incitando à abordagem teórica da clínica psicanalítica (como foi claramente o caso da reflexão sobre a transferência, por exemplo).

c) Aspectos especulativos da teoria psicanalítica

Além do acesso privilegiado ao inconsciente, "A interpretação dos sonhos", com toda sua força de teorização, trouxe para a psicanálise diversos outros ganhos. Assim a psicanálise, segundo Freud, alcançou ir muito além de um método eficaz de tratamento. Ela se tornou de interesse para a ciência e para tudo aquilo que diz respeito à vida humana. Além disso, o esforço teórico de Freud evitou o risco de a psicanálise se tornar uma prática puramente transmitida pela inicialização no tratamento. Embora a análise pessoal do analista seja necessária e essencial, a teoria conduziu a psicanálise para um plano de transmissão que vai além da iniciação, alcançando pretensões universalizantes.

A psicanálise se prestou, a partir de então, a se constituir como método além do tratamento: para a interpretação da obra de arte, para a compreensão da coesão de grupos (Freud, 1921/2011b), das condições psíquicas para a formação dos laços sociais (Freud, 1912/2012), para a apreensão da situação dos indivíduos nas sociedade (Freud, 1930/2010a), etc. etc. A psicanálise também se aventurou em especulações, na tentativa de buscar uma centelha de compreensão das situações por vezes tão absurdas a que se metem os homens. Assim, ela se dedicou tanto à exploração de fenômenos coletivos, como guerras devastadoras (senão estado permanente da humanidade), como de comportamentos individuais inexplicáveis pelas bases mais tradicionais dos processos inconsciente, a do desejo e sua satisfação. Comportamentos estes, por exemplo, masoquistas, como nos casos das reações terapêuticas negativas, nos dos repetidos fracassos inexplicáveis de indivíduos bem sucedidos etc. Enfim, o método de conhecimento psicanalítico, incluindo especulações teóricas, abriu a possibilidade de apreensão das determinações do psiquismo além das estreitamente compreendidas pelo tratamento da neurose, além do que é interpretável simplesmente. Foi assim que se teve acesso, por exemplo, à noção de pulsão de morte, para cuja noção nenhum argumento clínico constitui prova, como apropriadamente observa Green (1988b). Especulações para se alcançar como os homens determinados por sua ontogêneses, por fatores acidentais, diria Freud, se submetem tão parecidamente às mesmas estruturas civilizatórias e subjetivantes, estejam onde estiverem, tais como ao complexo de Édipo, às fantasias originárias, à angústia de castração, à bissexualidade, às moções pulsionais etc. Ou mesmo, como afirma Green (2013) a partir de Bion, submetem-se ou estão determinados por uma mente primitiva anterior a toda e qualquer relação de objeto, pré-simbólica; uma condição, ainda seguindo Green com Bion, de pensamento sem pensador. Estruturas ou matrizes básicas e fundamentais que somente a articulação da clínica do tratamento com a investigação teórica e a especulação permitem alcançar, supor ou construir conceitualmente.

Desse modo se pode afirmar que na psicanálise freudiana a investigação dos fenômenos psíquicos os mais variados – e não somente aqueles que se dão na clínica – abre as portas para aproximações ao conhecimento das condições universais e experiências arcaicas na constituição e formação do humano.

 

II – Vias da clínica

A clínica psicanalítica se constituiu forma originária de conhecimento daquilo que o tratamento busca desvelar e significar, embora a clínica não tenha sido expressamente compreendida por Freud como sendo a via régia para o inconsciente. A esse estatuto Freud elevou o sonho, a exploração do sonho, como acima referido.

De fato, o sonho se torna uma via privilegiada para Freud, pois a investigação psicanalítica do sonho, a sua interpretação, coloca imediatamente o pesquisador-psicanalista diante do que é mais geral em comparação com a singularidade que se alcança com o método clínico. No modo da investigação proporcionada pela interpretação dos sonhos, a psicanálise se presta a aplicações, embora essa afirmação possa ser matéria de discussões em sua base e sustentação. Os exemplos de tal aplicação exterior à clínica são muitos já em Freud. Contemporaneamente, vemos reiteradas vezes psicanalistas com seus "instrumentos" teóricos interpretando ou procurando entender e trazer à compreensão fatos, episódios ou fenômenos sociais, históricos, artísticos e outros. Não nos surpreendemos mais por encontrá-los em colunas semanais de jornais, em revistas mais ou menos especializadas etc., a nos fazer crer que se cumpriu o anseio freudiano com respeito ao alcance da psicanálise para a apreensão de tudo o que é humano e interessa à sua existência. Ela parece não ter limites...

Entretanto, jamais fugiu da perspectiva do psicanalista – mesmo de Freud tão animado com a Interpretação dos sonhos – o interesse primordial e a razão principal da psicanálise como trabalho de tratamento da neurose. O caso Dora, publicado em 1905, mas escrito em janeiro de 19011 é testemunho do interesse freudiano de debruçar-se sobre o tratamento, ainda que naquele momento sua publicação tenha sido traçada para justificar a pertinência da interpretação de sonhos no trabalho de psicanálise. Então, a clínica que revela a singularidade do sujeito da análise também mostra e consente alcançar o que o determina: o inconsciente recalcado.

a) Alcançar o recalcado singular

O método clínico é, portanto, para a psicanálise, a via privilegiada para se alcançar e conhecer o recalcado. A atenção flutuante que se impõe ao analista como atitude fundamental da investigação clínica assegura, junto com a associação livre, a importância do discurso do analisando como sendo o portador de sua verdade singular, da verdade de seu inconsciente. Estamos diante de uma clínica também singular e bem específica (a ponto de se poder questionar o nome "clínica" para defini-la), se comparada à clínica psiquiátrica, como a entende Bercherie (1989), e à clínica médica, como a mostra Foucault (1994). A associação livre e a atenção flutuante, que caracterizam e definem a natureza do método, conduzem à fiança da verdade que se busca no discurso do analisando, mas tal fiança não é dada pelo pesquisador-psicanalista. As características do método mostram a confiança no discurso do sujeito da análise, o que significa que ela está muito pouco apoiada na intenção do analisando, mas no que diz sua fala. A fala do analisando é que diz o que se espera sem meta e sem se procurar. Se podemos parafrasear Lacan (1966/1998), o sujeito da verdade, no caso, é a resposta à pergunta Quem diz na fala?. Aparentemente estamos diante de um método inumano, se por humano entendermos uma atenção adequada à intencionalidade do sujeito, ao crédito que se dá ao Eu que se antepõe, na resistência, ao discurso.

Por isso, o caráter associativo da fala é o que conta para o encontro com o recalcado. Isso porque o psiquismo ele próprio – como mostra a própria investigação psicanalítica – é associativo, processual associativo, dirá Roussillon (2012). O método clínico que alcança o inconsciente recalcado em sua singularidade é o que colhe na fala do sujeito da análise – esta que é predominantemente narrativa – o que se deixa cair como associativo. A atenção flutuante é a possibilidade (mas com pouca garantia técnica) de ouvir a associação implicada na narrativa do analisando. Isso porque a associação livre, como regra, falha. Fato este que deixou Freud tão desconcertado em sua intenção terapêutica e a que deu o nome de resistência. Assim, a análise da resistência não se confunde com sua interpretação, mas com o que o analista, em atenção flutuante, ouve de associativo e intervém, de modo apropriado, no discurso do analisando. Desse modo, a atitude do psicanalista também é silenciosa, não importando o quanto ele fale. Pois o que aqui interessa é a fala de seu ouvir em atenção flutuante. A personalidade ou o estilo de cada analista o torna mais ou menos loquaz, no entanto a atenção flutuante é, por assim dizer, "silenciosa". Silêncio do analista em sua interioridade, o que significa dizer um analista silencioso em sua consciência; que deixa vir uma fala que não é a sua, é o dizer associativo da narrativa do analisando. A atenção flutuante é a atitude que pode conferir ao discurso do analisando seu caráter associativo, que diz, em fragmentos que se podem compor, o recalcado que se desvela na própria associatividade (Ver Celes, 2005b).

O saber do analista, que não é um não-saber absoluto, tem lugar marginal no processo de análise. Ele auxilia a constituição e manutenção da atitude que caracteriza a atenção livremente flutuante. Na via clínica de acesso ao inconsciente, o saber teórico não pode conduzir senão à certeza de que o discurso do analisando é o que importa, é ele que apresenta o que interessa. A teoria, ela pode se associar à atitude do analista como instrumento para a apuração ou depuração da atenção livremente flutuante. A atitude implicada na atenção do psicanalista não é contemplativa, é uma atitude de deixar vir. O conhecimento do inconsciente é garantia de que assim se dará, de que não se precisa nem se deve conhecer com teoria, menos ainda compreender com sabedoria. A teoria permanece latente e guia a manutenção do enquadre internalizado (Green, 2008), aquele que é próprio à atitude do analista. A teoria, se bem posta, (se) deixa. Ela verdadeiramente restará à margem. Deixar-se-á a uma margem terceira (parafraseando o "poeta")!

Enfim, são processos de investigação bastante discutidos e reafirmados, no entanto facilmente esquecidos por setores da psicanálise que propõem se ater ao Eu do sujeito, à sua constituição e desenvolvimento, para que possa se redimir da opressão superegoica ou, mas primitivamente, das falhas do ambiente para com ele. Diferentemente da investigação anterior, a atitude do analista, nesse último caso, será predominantemente de acolhimento e sustentação, que não raramente termina por se justificar por si mesma – num processo humano, francamente humanista!

O risco maior, como já alertou Lacan (1966/1998, p. 349), do alvoroço em torno do Eu é se chegar ao impasse de um narcisismo tão imaginariamente grandioso do qual nem o "banho frio da realidade", parâmetro terapêutico para alguns, consiga destituí-lo. Mas tal crítica não deve impedir, a exemplo do próprio Freud, de se voltar a atenção para as funções do Eu tomado como objeto da investigação clínica em psicanálise.

b) Alcançar o que está além do recalcado

Não somente de recalcado se constitui o psiquismo e mesmo o inconsciente. Um inconsciente originário ou algo a ele assemelhado já fora por Freud indicado no início de suas elaborações sobre a neurose ela mesma.

As fixações no desenvolvimento da sexualidade, pontos de determinação do inconsciente, são, a meu entender, as primeiras indicações freudianas sobre um inconsciente não recalcado. Curiosamente, a fixação aparece quase diretamente no sintoma, sem necessitar de análise; entretanto o que foi recalcado necessita da investigação psicanalítica para seu desvelamento. A tosse nervosa de Dora mostra sem véu (basta, neste caso, um "olhar clínico" psicanaliticamente informado) a zona erógena oral como ponto de fixação para onde retorna a libido, impedida de sua progressão pela ação do recalque. Mas o recalcado que se expressa no sintoma da tosse, qual seja, o amor de Dora pelo Sr. K., substituto do amor pelo pai, somente se alcança pela análise, não se mostrando diretamente no sintoma.

O "olhar clínico" a que aludimos submete-se à assimilação da teoria psicanalítica. Ele é quase uma psicanálise "aplicada". Isso porque o não-psicanalista não verá na tosse nervosa a atualização ou a reexcitação erógena de uma zona privilegiada da satisfação pulsional, satisfação essa que não se desenvolveu (é assim que Freud compreende a fixação) devido à frustração na fase seguinte do desenvolvimento. A satisfação pulsional não se desenvolve também devido ao caráter inercial da libido, que busca manter a posição de satisfação já conquistada. Tal inconsciente não recalcado se revela por excelência no sintoma conversivo. A teoria da histeria, conquista da clínica psicanalítica, é seu modelo.

A fixação, embora não recalcada e mesmo que se mostre tão diretamente ao olhar do psicanalista, é inconsciente talvez no sentido mais exato do termo, pois é a origem do processo inconsciente de formação dos sintomas (ainda na histeria e na neurose de modo geral). A fixação tem dupla posição: é ponto de chegada do processo psíquico que acompanha e assume a satisfação libidinal e é ponto de partida para o trabalho psíquico de formação do sintoma após o recalque. O processo ou o trabalho psíquico, este, sim, torna-se objeto da investigação clínica psicanalítica. Tal investigação permite estabelecer o modo característico do percurso libidinal em sua sina de satisfação, para cuja caracterização Freud utilizou-se do advérbio nachträglich (em posterioridade, a posteriori, après-coup, etc.). O trabalho psíquico de fixação e de formação dos sintomas é guiado pelo manto da posterioridade, fator este que se deixou apreender na pesquisa clínica psicanalítica. O trabalho psíquico (trabalho do sonho, o trabalho de fantasia, a formação do sintoma e todas as chamadas formações do inconsciente), ele próprio, é inconsciente no sentido não recalcado. Ele não é interpretável, pois não recebe sentido. É construído em análise como trabalho, como processo – ou "movimento", segundo sugere Pontalis (1997). Ele não é interpretável, mas é efeito do trabalho da interpretação. Tal como no caso do trabalho do sonho, ele é construído como trabalho no sentido inverso ao da interpretação. É suposto para dar entendimento às transformações de uma fantasia (Freud, 1919/2010b), à formação de um sonho (Freud, 1900/1987), à sustentação metapsicológica do sintoma (Freud, 1905/1989b, dentre muitas outras obras).

Não somente o inconsciente originário (estendido por Freud além da fixação) e não só o trabalho do inconsciente são inconscientes no sentido não-recalcado, embora sistemático. A observação clínica de Freud mostrou que também as defesas do Eu são inconscientes no sentido não recalcado. É em "O Eu e o Id" que Freud (1923/2011c) explicitamente reconhece um inconsciente não recalcado. O Eu é dotado de inconsciente não recalcado. Um terceiro inconsciente, além do latente (pré-consciente) e além do recalcado (Inconsciente da primeira tópica), impõe-se para o entendimento do Eu em análise. A postulação de um terceiro inconsciente parece preocupar Freud (1923/2011c), porque provoca certa banalização da noção de inconsciente, podendo se esperar menos de suas explicações para o entendimento do homem e sua existência, particularmente sua existência neurótica. De fato, o inconsciente diluído em sua especificidade pela multiplicação de seu sentido foi exigência clínica para a apreensão das defesas e seus efeitos devastadores, incluindo reações terapêuticas adversas das esperadas (p. ex. reação terapêutica negativa). Mas também pela apreensão clínica da presença de distúrbios do Eu em diversos quadros psicopatológicos (melancolia e paranoia). De um Eu este que não mais representa a unidade e unicidade do Eu recalcador das primeiras formulações freudianas.

O Eu agora se mostra constituído como amálgama de identificações, mais ou menos sintetizadas, que pode novamente se fragmentar em situações regressivas; o Eu também pode fragmentar-se por efeito de suas próprias defesas. O Eu que se pode cindir, a bem da eficácia da defesa, o Eu que pode não se ter constituído adequadamente para a apreensão da realidade ou para a mediação do sujeito com a realidade. Enfim, são múltiplos e conhecidos os casos das "doenças" do Eu, no mesmo sentido do qual se pode falar de "doenças" (destinos) da sexualidade – o Eu sofre vicissitudes!

O Eu, embora tornado objeto da psicanálise, parece em sua "doença" não se deixar apreender em interpretações. Precisamente porque o que lhe "dói" está fora da simbolização, pois lhe dói o que carece de representação2. Além das formas freudianas da psicose (melancolia e paranoia), também aí se juntam as experiências psicanalíticas com os chamados casos difíceis, borderlines, limítrofes, narcisistas, dentre outros. A experiência psicanalítica com tais casos permite a construção de suas metapsicologias.

Como as entendo, tais metapsicologias podem se aproximar do que Ferenczi (1928/1992) propôs entender como metapsicologia do psicanalista. Aqui justifico uma ideia e aponto a via pela qual se alcança construir teoricamente a metapsicologia do Eu inconsciente. Uso de exemplo. A mãe suficientemente boa necessária para o desenvolvimento natural do bebê e o estado desse que espera uma mãe como aquela parecem relatar a experiência clínica de Winnicott com seus pacientes. Com seus pacientes, Winnicott se dedica ao acolhimento, ao suporte, tomando-os em regressão etc. A dependência entre mãe e bebê informada pelas noções de mãe suficientemente boa, necessidades naturais do bebê, acolhimento, sustentação, angústia insuportável e outras que falam do desenvolvimento do bebê e assentam a prática psicanalítica modificada, etc., revelam mais a metapsicologia do analista como clínico do que a efetividade das relações mãe-bebê ou ambiente-bebê, etc. Desse modo, o enquadre psicanalítico e as funções do analista revelam, em seu próprio modo de acontecer, a teoria da constituição dos sujeitos em seus estágios primitivos. A teoria é construída, a partir da "visão" do próprio analista em trabalho, da apreensão que o analista pode ter dos seus próprios processos psíquicos em análise. Daí, por assim dizer seriam inferidas como teoria dos estágios primitivos, ou das experiências arcaicas dos bebês. Seria a metapsicologia do analista em sua função analisante o apoio ou a via de acesso às experiências primitivas constitutivas na forma de teoria. Certamente que desse modo está-se admitindo dois saltos que não têm, até onde compreendo, explicação metodológica ou epistemológica discriminadas, são eles: o salto da apreensão do próprio analista em sua função analisante para a construção da teoria das experiências constitutivas arcaicas e o "salto" (convém colocá-lo entre aspas) da teoria assim constituída para a suposição da experiência vivida. Essa dupla manobra ou, mais apropriadamente falando, essas duas faces da construção da teoria das experiências arcaicas têm por fundamento a vivência do analista com seu paciente, têm por fundamento o trabalho de análise que se realiza desse modo específico, chamado por Winnicott – para permanecer no exemplo escolhido – de análise modificada. É evidente que se pode supor a partir daí que o trabalho da análise modificada e a teoria das experiências arcaicas se intercambiam em determinações mútuas. Mas também se pode reafirmar, então, que as metapsicologias são teorias da clínica, isto é, modos característicos de os psicanalistas dizerem o que fazem e como o fazem; são maneiras próprias de a psicanálise dizer de sua prática e propiciar o diálogo entre analistas. Nesse sentido, a pesquisa clínica revela o trabalho clínico da psicanálise, além de permitir a construção das condições iniciais de formação do psiquismo.

 

III – Vias da influência e da transformação

Muito próximo do método clínico, a ponto de com ele se confundir parcialmente, está a consideração de que o tratamento psicanalítico descobre o inconsciente em suas diversas perspectivas. No entanto, um pequeno deslocamento do entendimento entre a clínica e o tratamento ainda se faz necessário para salientar seus ganhos respectivos, incluindo seus ganhos metodológicos.

Método específico de tratamento é como a psicanálise se define de origem, mesmo que depois venha a se desenvolver com alcance imprevisível. O método de tratamento que define o trabalho da psicanálise distingue-se do método clínico (embora não o exclua) que se apoia na observação do que se passa. Observação esta, certamente específica, que "vê" o que o trabalho de tratamento revela. O trabalho de tratamento, porém, não "vê", mas "age" segundo um ouvir que não encontra na função perceptiva seu valor, quer dizer, não se trata de um ouvir contemplativo. O ouvir de que se trata se desdobra em ação sobre o discurso do sujeito, mas também sobre o que ele dá a "ouvir" nas atuações ou nas expressões corporais, isto é, no "registro mimo-gesto-tônico-postural" (Roussillon, 2012, p. 26). A atenção flutuante é uma ação que (a) interpreta, (b) vence resistências e (c) constrói. Interpreta os sintomas neuróticos, vence as resistências oriundas das defesas inconsciente do Eu, também as resistências do próprio recalcado que não se deixa apreender, e ainda as resistências do Eu do analista – como Lacan (1966/1998) prefere entender a resistência, pois, para este último caso, é também a atenção flutuante a via para a análise do discurso. Também é com base na atenção flutuante que o analista constrói fragmentos da pré-história esquecida do analisando, é com ela que ele sugere sínteses mais ou menos completas dessa pré-história. No que diz respeito ao que faz o analista, seria possível equiparar que a atenção flutuante permite colher a associação presente no discurso do analisando (como se viu acima) e também permite o "livre pensar" do analista, segundo o que se colheu na atenção flutuante. Se o primeiro fazer dá base à interpretação, o segundo seria o fundamento da construção, tal como Freud a entende (ver abaixo) e tal como sugeri acontecer na construção teórica das experiências primitivas (acima e abaixo). Assim, um certo laço entre associação livre e livre pensar parece cabível de se estabelecer para a compreensão do método de psicanálise no sentido mais amplo.

a) A função reveladora da interpretação

A interpretação revela o recalcado, com a qual revelação o inconsciente torna-se, nas palavras de Freud, consciente. Embora tal propósito tenha sido bem cedo abandonado por Freud, transformando a meta da conscientização como puramente teórica (Freud, 1905/1989b), a interpretação permite, no âmbito de seus limites, um reposicionamento do sujeito em face de seus sintomas. Porque não dizer: provoca uma responsabilização do sujeito com respeito ao seu desejo. Triste destino, por sinal, pois no máximo se alcança uma infelicidade comum, como nos adverte Freud. A interpretação, assim, revela também o limite de ação da análise, a limitação de seus objetivos (cf. Celes & Garcia, 2011). Uma certa conformação com a realidade – que pouco tem a ver com a promessa ideal da satisfação completa, ou com a promessa do reencontro pleno com o objeto perdido, plenitude esta também retrospectivamente idealizada, a resignificar as experiências primitivas de satisfação, estas também idealizadamente reconstituídas – é o que se pode esperar de uma análise. O vai e volta dos movimentos libidinais revelados pela interpretação coloca novamente o analista diante do processo em posterioridade. A interpretação mostra o quão está fora do alcance do sujeito o domínio de seus processos psíquicos mais íntimos. A bem dizer, a interpretação é mais apropriada para desvelar o inconsciente em seu significado primeiro de recalcado.

b) Vencer resistências e o caráter associativo dos processos psíquicos

Vencer resistências elabora; libera a associação livre que no seu acontecer revela o caráter associativo do psiquismo. Vencer resistências também libera a associatividade dos processos psíquicos congelados nas compulsivas repetições. A liberação das associações mostra que o psiquismo, como o sugere Roussillon (2012), tem um caráter processual associativo. Ela também permite o entendimento de que o pensamento – aquele que não é associativo – é fruto da elaboração secundária, na qual justamente e entre outras coisas, se camufla o processo associativo que caracteriza o inconsciente. A elaboração secundária, ela própria pode ser uma resistência. Por vezes tão sofisticadamente apresentada como sugestiva reflexão de si mesmo do analisando, que engana e conduz o analista, ele próprio, à resistência na forma de aderência ao processo secundário. Também a resistência revela a função do analista em análise, o que faz reafirmar a atenção livremente flutuante e a abstinência como regras complementares. Green (1988a) observa que parte do trabalho do analista em atenção flutuante é precisamente a de ouvir o associativo presente no discurso narrativo. O narrativo, posição inescapável do analisando em análise, embora possa ser "espontâneo" é secundário em seu processo, o que torna absolutamente necessária a atitude de atenção livremente flutuante, mesmo na condição de maior presença do analista, de sua mais participativa intervenção (Green, 2008).

Também se atentar para as formas de resistências narcisistas, reflexo da onipotência infantil (Figueiredo, 2012). As resistências narcisistas trazem à luz em transferência o narcisismo, justamente, e a difícil tarefa do trabalho de análise dos estados narcisistas, sejam psicóticos ou mesmo neuróticas. As resistências narcisistas parecem secundariamente revelar o recrudescimento do masoquismo primário (na sua forma erótica, predominantemente, mas não só) e a força pulsional que o sustenta. A resistência narcisista diz respeito à formação pulsional do Eu, particularmente presente quando em profundo conflito com o Supereu.

Além disso, a resistência e sua superação trazem à tona os caminhos do desenvolvimento pulsional, particularmente suas formas fixadas, que parecem ser as que mais resistem nesse aspecto. A inércia libidinal se faz presente e seu vencimento libera o fluxo libidinal, por assim dizer, na tendência à satisfação com a realidade. Por fim, mas não menos importante, as primeiras conquistas da apreensão do psiquismo, como organizado em núcleos recalcados muito resistentes e circunscritos por camadas decrescentes de resistências associativas, se mostrou a Freud (Freud & Breuer, 1895/1987) nas análises da histeria. Vencer resistências, tão característica prática analítica, descortina o psiquismo em sua forma mais consolidada.

c) As construções e o acesso às experiências arcaicas

Nas construções, a atenção flutuante colhe os rastros de infantil deixados pela narrativa do analisando (Freud, 1937/1986c). A construção carrega a ideia de uma certa liberdade para a participação do analista e lhe traz autonomia relativa com respeito ao discurso do analisando (Botella & Botella, 2003). A construção vai além de intervenções pontuais sobre o material, como acontece com a interpretação, e busca alcançar processos e marcas de experiências que escaparam das representações verbais. "Experiências" jamais lembradas, fantasias jamais tornadas conscientes – pois são resultados da construção em análise – e situações não verbalizadas de profunda angústia narcisista são alcançadas por construções. Embora as construções em análise sejam, passo a passo, balizadas pelos movimentos pulsionais ou associativos dos sujeitos da análise, elas permanecem com a natureza de construções. As construções não necessariamente despertam lembranças, mas provocam, quando adequadamente acertadas, convicções, que teriam, segundo Freud (1937/1986c), o mesmo efeito terapêutico de uma lembrança recuperada. As construções mostram a existência no psiquismo de registros não simbolizados das experiências primitivas, condição de irrepresentabilidade sugerida por diversas, se não todas, abordagens contemporâneas da psicanálise (p. ex., Roussillon, 2012; Botella & Botella, 2002, dentre outros, alguns já citados).

Mais do que isso, e curiosamente, no entanto, as construções parecem revelar a metapsicologia da análise. Estamos novamente parafraseando Ferenczi (1928/1992), que sugere a necessidade de uma metapsicologia do analista, não da pessoa do analista, por óbvio, mas da posição analítica. Completando o que já apontamos, podemos afirmar que uma metapsicologia da análise mostraria o processo da análise em seus aspectos dinâmico, econômico e tópico, que se passa entre analista e analisando. Se as construções encontram seu sustento no enquadre, baseado na associação livre e na atenção flutuante, elas revelam como tais regras fundamentais se põem em ação. Assim testemunha, por exemplo, a necessária interpolação de um segundo estágio de fantasia inconsciente na análise empreendida por Freud (1919/2010b) da fantasia "Batem numa criança". Essa fantasia intermediária jamais foi consciente, pois é um trabalho (como o do sonho, por exemplo) que atende e revela o processo psíquico do sujeito da fantasia, e, no mesmo passo, mostra como se realiza a análise (da fantasia, no caso), chegando-se até a hipóteses (construções, seria melhor dizer) teóricas sobre as organizações das fantasias nos sujeitos.

Enfim, as vias das influências e transformações, o método do tratamento, também dão a conhecer, numa forma que não é a da observação, da contemplação, mas das "construções" que atendam simultaneamente aos objetivos do tratamento e da compreensão do que se dá e do que se teoriza.

 

Conclusão

Ainda uma última palavra a respeito do que se passa entre o tratamento e a teoria, embora não seja palavra final nem completa. Figurativamente, pode-se pensar em níveis de abstrações e des-singularizações dos casos de tratamento até se alcançar a teoria completamente suposta e construída. Se o tratamento e o que nele se mostra é da ordem quase absolutamente singular, a exposição do caso em supervisão (ou análise de supervisão) suspende em parte a singularidade da verdade do analisando em prol da dinâmica processual entre analista e analisando. O caso de supervisão não revela o analisando, mas o processo de análise que foi realizado, ou pelo menos assim deveria ser. Num momento seguinte do distanciamento das singularidades envolvidas na análise, a narrativa e publicação de casos faz seu papel de objetivação da análise. Agora, não mais um analisando, um analista e um processo particular de análise estão em questão. Com a publicação, o caso se torna exemplar. Embora não subjugue completamente a análise, sob o risco de perder seu visgo, a narrativa do caso é um esforço de síntese. Por isso se permitem nessas narrativas as ilações teóricas e fragmentos teóricos de entendimentos. As ilações são fragmentos metapsicológicos mais ou menos completos – esboços de teoria. Finalmente, o caminho daí até as elaborações mais abstratas se confunde com os esforços de construções conceituais mais elaboradas, com vistas a uma síntese metapsicológica. Todo o progresso da psicanálise, particularmente em Freud, que afinal é o caso exemplar de construção da própria psicanálise, testemunha tal movimento ascendente de abstrações e generalizações, mas que somente se volta sobre o tratamento como asseguramento do enquadre, jamais como teoria aplicada, como acima já discutimos.

 

Referências

Anzieu, D. (1989). A auto-análise de Freud e a descoberta da psicanálise., Trad. F. F. Settineri. Porto Alegre: Artes Médicas.         [ Links ]

Bercherie, P. (1989). Os fundamentos da clínica, história e estrutura do saber psiquiátrico. Rio de Janeiro: Zahar.         [ Links ]

Botella, C., & Botella, S. (2002). Irrepresentável: mais além da representação, Trad. M. E. J. d. N. Schneider, P. C. Ramos, & V. Dresch. Porto Alegre: Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul / Criação Humana.         [ Links ]

Botella, C., & Botella, S. (2003). La figurabilidade psíquica: figuras y paradigmas, Trad. Irene Agoff. Buenos Aires: Amorrortu.         [ Links ]

Celes, L. A. M. (2005a). Psicanálise é o nome de um trabalho. Psicologia Clínica, 17(2), 157-171.         [ Links ]

Celes, L. A. M. (2005b). Psicanálise é trabalho de fazer falar, e fazer ouvir. Psychê, IX(16), 25-48.         [ Links ]

Celes, L. A. M., & Garcia, C. A. (2011). Limites da interpretação. In C. A. Garcia & M. R. Cardoso (Eds.), Limites da clínica, clínica dos limites (p. 103-115). Rio de Janeiro: Cia. de Freud.         [ Links ]

Ferenczi, S. (1992). Elasticidade da técnica psicanalítica, Trad. Á. Cabral. In S. Ferenczi [Autor], Obras completas Psicanálise, v. 4, p. 25-36. São Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1928)        [ Links ]

Figueiredo, L. C. M. (2012). A clínica psicanalítica e seus vértices: continência, confronto, ausência. Reverie, Revista de psicanálise, V, 33-54.         [ Links ]

Foucault, M. (1994). O nascimento da clínica, Trad. R. Machado, 4. ed.. Rio de Janeiro: Forense Universitária.         [ Links ]

Freud, S. (1986a). El chiste y su relación con lo inconsciente, Trad. J. L. Etcheverry. In S. Freud [Autor], Obras completas, v. 8, p. 1ss. Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Trabalho original publicado em 1905).         [ Links ]

Freud, S. (1986b). El delirio y los sueños en la "Gradiva" de W. Jensen, Trad. J. L. Etcheverry. In S. Freud [Autor]. Obras completas, v. 9, p. 1ss. Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Trabalho original publicado em 1907).         [ Links ]

Freud, S. (1986c). Construcciones en el análisis, Trad. J. L. Etcheverry. In S. Freud [Autor], Obras completas, v. 23, p. 255ss. Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Trabalho original publicado em 1937)        [ Links ]

Freud, S. (1987). La interpretación de los sueños, Trad. J. L. Etcheverry. In S. Freud [Autor], Obras completas, v. 4-5, p. 1ss. Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Trabalho original publicado em 1900)        [ Links ]

Freud, S. (1989a). La herencia y la etiología de las neurosis, Trad. J. L. Etcheverry. In S. Freud [Autor], Obras completas, v. 3, p. 139ss. Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Trabalho original publicado em 1896)        [ Links ]

Freud, S. (1989b). Fragmento de análisis de un caso de histeria, Trad. J. L. Etcheverry. In S. Freud [Autor]. Obras completas, v. 7, p. 1-108. Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Trabalho original publicado em 1905)        [ Links ]

Freud, S. (1989c). Psicopatología de la vida cotidiana, Trad. J. L. Etcheverry. In S. Freud [Autor], Obras completas, v. 6, p. 1ss. Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Trabalho original publicado em 1901)        [ Links ]

Freud, S. (2010a). O mal-estar na civilização, Trad. P. C. d. Souza. In: S. Freud [Autor]. Obras completas, v. 19, p. 13-123. São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1930)        [ Links ]

Freud, S. (2010b). "Batem numa criança": contribuição ao conhecimento da gênese das perversões, Trad. P. C. d. Souza. In S. Freud [Autor]. Obras completas, v. 14, p. 293-327. São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1919)        [ Links ]

Freud, S. (2011a). "Psicanálise" e "Teoria da libido", Trad. P. C. d. Souza. In P. C. d. Souza (Ed.), Obras completas, v. 15, p. 273-308. São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1923)        [ Links ]

Freud, S. (2011b). Psicologia das massas e análise do Eu, Trad. P. C. d. Souza. In S. Freud [Autor], Obras completas, v. 15, p. 13-113. São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1921)        [ Links ]

Freud, S. (2011c). O Eu e o Id, Trad. P. C. d. Souza. In S. Freud [Autor]. Obras completas, v. 16, p. 13-74. São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1923)        [ Links ]

Freud, S. (2012). Totem e tabu, Trans. P. C. d. Souza. In S. Freud [Autor]. Obras completas, v. 11, p. 13-244. São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1912)        [ Links ]

Freud, S., & Breuer, J. (1987). Estudios sobre la histeria. In S. Freud. Obras completas, v. 2, p. 1ss. Buenos Aires: Amorrortu Editores. (Trabalho original publicado em 1895)        [ Links ]

Green, A. (1988a). Narcisismo de vida, narcisismo de morte, Trad. C. Berliner. São Paulo: Escuta.         [ Links ]

Green, A. (1988b). Pulsão de Morte, narcisismo negativo, função desobjetalizante, Trad. C. Berliner. In R. Yorke, A. Segal, D. Widlocher, J. Ikanen, J. Laplanche, & A. Green (Eds.), A pulsão de morte (p. 57-68). São Paulo: Escuta.         [ Links ]

Green, A. (2008). Orientações para uma psicanálise contemporânea. Trad. A. M. R. Rivarola et al., P. C. Sandler (Ed.). São Paulo / Rio de janeiro: SBPSP, Departo. de Publicações / Imago.         [ Links ]

Green, A. (2013). Penser la psychanalyse. Avec Bion, Lacan, Winnicott, Laplanche, Aulagnier, Anzieu, Rosolato. L. Guttieres-Green (Ed.). Paris: Les Éditions d'Ithaque.         [ Links ]

Lacan, J. (1998). Escritos, Trad. V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1966)        [ Links ]

Masson, J. M. (Ed.). (1986). A correspondência completa de Sigmund Freud para Wilhelm Fliess – 1887-1904. Rio de Janeiro: Imago.         [ Links ]

Ogden, T. H. (2003). Uma nova leitura das origens da teoria das relações de objeto. Alter – Jornal de Estudos Psicodinâmicos, XXII(2), 175-195.         [ Links ]

Pontalis, J.-B. (1997). Ce temps qui ne passe pas, suivi de Le compartiment de chemin de fer. Paris: Gallimard.         [ Links ]

Pontalis, J.-B. (2005). Entre o sonho e a dor, Trad. C. Berliner. São Paulo: Idéias & Letras. (Trabalho original publicado em 1977)        [ Links ]

Roussillon, R. (2012). As condições da exploração psicanalítica das problemáticas narcísico-identitárias, Trad. M. B. Rossi. Alter – Revista de Estudos Psicanalíticos, 30(1), 7-32.         [ Links ]

 

Notas

1 Cf ."Nota introductoria" ao caso, do editor inglês (James Strachey), in Sigmund Freud Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu, v. VI, p. 3-4, 1989.

2 A ideia de que a dor, diferentemente do sonho, escapa da interpretação, a sugerir uma outra atitude do psicanalista em análise, tomo-a, de maneira livre, de Pontalis (1977/2005).

 

 

Recebido em 27 de março de 2014
Aceito para publicação em 16 de novembro de 2015

Creative Commons License