SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue70Psychoanalysis: investigation and theoretical production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

J. psicanal. vol.39 no.70 São Paulo June 2006

 

EDITORIAL

 

A morte de Fabio Herrmann, um dos mais assíduos e criativos colaboradores do Jornal, além de eminente pensador da psicanálise na atualidade, impõe-nos um outro editorial. O peso das circunstâncias exige esse posicionamento.

Tendo publicado uma obra extensa em que defende o desenvolvimento da psicanálise como forte candidata à posição de teoria científica da alma, estrategicamente colocada entre Filosofia, Psicologia, Medicina e Literatura, Herrmann reitera, no artigo que escreveu para o presente número do Jornal, que a principal dificuldade para a psicanálise ser considerada uma ciência reside na parcialidade com que trata seu objeto. "A Psicanálise não ocupa ainda o espaço inteiro a ela reservado por direito e por origem, não preenche o horizonte de sua vocação."

Porém toma três pontos básicos como direção a este horizonte: uma rigorosa recuperação do método psicanalítico, que depois de Freud foi confundido com o tratamento clínico; a generalização das teorias metapsicológicas para que possam dar conta não apenas das condições psíquicas individuais mas do real humano; e por fim que possa ampliar o espectro de temas que se consideram psicanalíticos, hoje limitado quase apenas aos já tratados pessoalmente por Freud.

A Teoria dos Campos, como Fabio Herrmann não cansava de dizer, não é um comentário da obra de Freud, tampouco uma teoria independente ou mesmo uma escola psicanalítica, mas uma forma de interpretação da psicanálise, e sua maior contribuição consiste na investigação cuidadosa do método psicanalítico, a interpretação, entendido como ruptura de campo.

Do método psicanalítico, a ruptura de campo, decorrem duas derivações cuja aceitação nem sempre é vista com bons olhos. A primeira delas diz respeito ao reconhecimento do objeto de estudo da psicanálise, ou seja, o Homem Psicanalítico. O Homem Psicanalítico, por não se tratar do homem concreto mas de uma ficção, induz à aceitação da ficção dentro da psicanálise. A segunda derivação nos força a levar em conta o montante de desconhecimento que a ruptura de campo deixa à mostra. Nosso conhecimento é sempre provisório e parcial, construído e reconstruído a cada sessão com nosso paciente. Como afirma Herrmann no presente artigo:

Na prática clínica, esta é a função possível da teoria: operar como interpretante na ruptura de um campo, e é caso de desconfiar de qualquer teoria que passe incólume pela prova de ruptura de campo; ou não se trata de uma legítima teoria clínica, mas de uma especulação abstrata que não se deixa tocar, ou o analista a emprega com fé cega e não está disposto a teorizar por sua conta e risco.

Não faz muito tempo ouvi de Fabio Herrmann em resposta a minha pergunta: "Como vai?" a seguinte resposta: "Cada dia é um dia. À noite, as estrelas". Talvez, com estas palavras, o homem Fabio expressasse sua angústia na iminência da morte. Mas o pensador Fabio Herrmann, coerente e lúcido crítico da psicanálise, também colocava em movimento aquilo que se encontra no âmago de sua Teoria dos Campos: o método interpretativo, a ruptura de campo. E com certeza o poeta comungava com o que nos ensina Octavio Paz1:

A poesia é conhecimento, salvação, poder, abandono. Operação capaz de mudar o mundo, a atividade poética é revolucionária por natureza; exercício espiritual, é um método de liberação interior. A poesia revela este mundo, cria outro. (…) Convite à viagem; regresso à terra natal. (…) Súplica ao vazio, diálogo com a ausência: o tédio, a angústia e o desespero a alimentam. Oração, ladainha, epifania, presença.

Com sua resposta: "Cada dia é um dia. À noite, as estrelas", Fabio abriu outras possibilidades de sentido à minha ingênua pergunta: "Como vai?". Ao mesmo tempo acrescentava à lista de Octavio Paz outra possibilidade: a poesia é ruptura de campo. Ou ainda talvez reconhecesse a potência da palavra poética como única capaz de dizer o desconhecido, o inefável, como reconheceu um outro poeta2 a respeito da morte: "…que isso não é falável. As coisas assim a gente não pega nem abarca. Cabem é no brilho da noite. Aragem do sagrado. Absolutas estrelas!

 

 

Leda Maria Codeço Barone
Editora

Alexandre Horta e Silva
Alice Paes de Barros Arruda
Ana Maria Loffredo
Beatriz Helena Peres Stucchi
Iliana Horta Warchavchik
Marta Úrsula Lambrecht
Ronis Magdaleno Júnior

 

 

1 Octavio Paz, El arco y la lira. México, Fondo de Cultura, 1996, p. 13.
2 Guimarães Rosa, Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001, p. 438.

Creative Commons License