SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número89Supervisão: ato político de amizadeA descoberta do mundo e a destrutividade originária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

J. psicanal. vol.48 no.89 São Paulo dez. 2015

 

PSICANÁLISES POSSÍVEIS NA FORMAÇÃO DO ANALISTA

 

A questão do ensino teórico na formação psicanalítica1

 

The theoretical teaching issue in psychoanalytic training

 

La cuestión de la enseñanza de la teoría en la formación psicoanalítica

 

La question de l'enseignement théorique dans la formation psychanalytique

 

 

Leda Herrmann

Psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e atual diretora de seu Instituto. Presidente do Centro de Estudos da Teoria dos Campos (CETEC). Autora de Andaimes do real: A construção de um pensamento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. herrmannfl@globo.com

 

 


RESUMO

Partindo da proposta de Fédida de que a formação analítica implica a elaboração do sintoma na formação, o texto percorre a questão do ensino teórico pelo exame de contribuições de alguns autores nacionais e estrangeiros. Consideram-se, em seguida, dois pontos: a história da constituição da regulamentação da formação pelo Instituto de Berlim com Max Eitingon, que introduziu o ensino teórico formalizado em currículos, e a marca da história datada do Instituto de São Paulo. Explora, brevemente, a marca da construção teórica em Psicanálise, que não se organiza pela descrição de fatos, mas pela condição interpretante das teorias que constrói. Para a autora, o espírito da reforma curricular do Instituto de São Paulo, nos anos 1995-1996, constitui um caminho possível na travessia do sintoma na formação.

Palavras-chave: formação analítica, ensino teórico, construção teórica em psicanálise


ABSTRACT

Starting from Fedida's proposal that psychoanalytic training implies working through the symptom in training, this paper goes through the theoretical teaching issue by examining national and foreign authors' contributions. After that, two points are considered: the history of the constitution of training regulations at the Berlin Institute by Max Eitington, who introduced the formal teaching of theory in curricula, and the specific history of training in the Institute of Sao Paulo (the mark of dated history). This paper briefly explores the mark of the theoretical construction in Psychoanalysis that is not organized by the description of facts, but it is by the interpreting condition of the theories that it builds. The author believes the spirit of the curriculum reform in the Institute of Sao Paulo over the years of 1995-1996 constitutes a possible path in order to go through the symptom in training.

Keywords: psychoanalytic training, theoretical teaching, theoretical construction in Psychoanalysis


RESUMEN

Tomando como punto de partida la propuesta de Fédida por la cual la formación analítica implica la elaboración del síntoma en la formación, el texto considera la cuestión de la enseñanza teórica a través de la contribución de algunos autores nacionales e extranjeros. Aborda la historia de la reglamentación de la formación psicoanalítica por Max Eitingon en el Instituto de Berlín que introdujo el sistema de enseñanza teórica por currículos. La autora considera brevemente la marca de la construcción teórica del psicoanálisis que se organiza por la condición de interpretación que tienen sus teorías. También analiza la historia del Instituto de Psicoanálisis de São Paulo. Para ella, el espíritu que conducía la reforma curricular del Instituto de San Pablo en los años 1995-1996 constituye un camino posible para vencer el síntoma en la formación.

Palabras clave: formación analítica; enseñanza de la teoría; construcción teórica en psicoanálisis


RÉSUMÉ

Tout en partant de la proposition de Fédida, pour qui la formation analytique implique l'élaboration du symptôme dans la formation, le texte examine la question de l'enseignement théorique par l'observation des contributions de quelques auteurs brésiliens et étrangers. Il examine en suite deux points, l'histoire de la constitution de la réglementation de la formation par l'Institut de Berlin par Max Eitingon, lequel introduit l'enseignement théorique formalisé dans des curriculums et la marque de l'histoire datée de l'Institut de São Paulo. Elle explore rapidement la marque de la construction théorique en Psychanalyse, laquelle ne s'organise pas par la description de faits, mais par la condition interprétante des théories qu'elle construit. Selon l'auteur, l'esprit de la réforme des curriculums de l'Institut de São Paulo, dans les années 1995-1996, constitue une voie possible dans la traversée du symptôme dans la formation.

Mots-clés: formation analytique, enseignement théorique, construction théorique en psychanalyse


 

 

Para mim, a questão do ensino teórico na formação tem sido um tema muito próximo. Na Comissão de Ensino do Instituto de São Paulo, desde fins de 2014, temos dedicado a primeira parte de nossas reuniões quinzenais a reflexões sobre o papel do ensino teórico na formação analítica.

Neste trabalho parto da proposta das organizadoras do Eixo Didático do Congresso Brasileiro de 2015 - "as condições de elaboração do sintoma na formação" -, para em seguida percorrer alguns pontos, calcada que estou na experiência de três anos como diretora do Instituto de São Paulo.

São pontos de consideração que se organizam em:

a) reflexões encontradas em autores daqui e de fora;

b) a força da história desde a inauguração do ensino teórico em Berlim, nos anos 1920, na introdução de currículos na formação dos Institutos, procurando exemplificar com a história datada do Instituto de São Paulo;

c) algumas considerações sobre a marca da construção teórica em psicanálise, pois não trabalhamos com descrição de fatos;

d) o espírito da reforma curricular do Instituto de São Paulo dos anos 1995-1996 como um caminho possível na travessia do sintoma na formação.

 

A proposta para o tema "A formação analítica e as condições de elaboração do sintoma na formação"

Inicio citando um trecho do texto explicativo do tema, de autoria das colegas Sandra Schaffa e Berta Azevedo:

O paradoxo de uma formação como processo singular, realizada em uma instituição, que, como tal, tem seus parâmetros e ideais, demanda uma reflexão no sentido da busca institucional por uma formação que se baseie na dissolução dos sintomas de aprisionamento e engessamento, seja no campo clínico ou na atividade de teorização do analista. Pensar os dispositivos que possam favorecer a travessia do sintoma na formação e seus desvios é o que propomos para nosso Congresso Didático.

Acompanhando esse apelo a Fédida (2005) trazido pelas organizadoras, ressalto que para este autor vale a pena pensar que o percurso pela formação implica para o psicanalista posicionar-se diante dos desejos que o constituem, situar-se diante de sua história. Podemos afirmar, com Fédida, que a formação implica também o constante movimento de embate teórico para o analista que analisa o analista em formação, para a instituição formadora e para o próprio analista em formação.

Que embate é esse para a instituição formadora, especificamente no âmbito da transmissão de conhecimentos já sistematizados? De meu ponto de vista, é enfrentar o desafio próprio à psicanálise enquanto clínica e disciplina. Isto é, não perder a perspectiva da constante produção teórica, para que a teoria já consagrada não se cristalize em mandatos de aplicação teórica impeditivos do próprio movimento teorizante, que é sempre de descobertas, e com isso aprisione nosso candidato no conhecimento já consagrado, tomando-o como ponto de chegada ao invés de partida.

O compromisso da formação analítica, para as instituições formadoras, vai muito além da transmissão de corpos de conhecimentos que habitam a psicanálise, aspectos já tratados nas sessões anteriores deste eixo didático. No entanto, no próprio âmbito dessa transmissão, há que tomar em consideração os pontos de contato que tanto o eixo clínico - a análise de formação - como o eixo de atelier - a supervisão - impõem à transmissão teórica, principalmente quando essa transmissão se organiza em grade curricular. Ela não deixa de representar as próprias condições institucionais do grupo organizado em uma comunidade psicanalítica e tem que cumprir o papel de possibilitar a transmissão teórica.

 

Considerações de autores que refletiram sobre o tema do ensino teórico

Green, em texto de 1991, "Preliminares a uma discussão sobre a função da teoria na formação psicanalítica", apresentado no Pré-Congresso Didático de Buenos Aires, considera que a formação teórica nos Institutos de Psicanálise tem a função de fornecer ao futuro analista instrumentos de pensamento para enfrentar situações da prática clínica, incluindo situações inéditas. Critica o uso aplicativo dos conhecimentos teóricos e recomenda que o ensino teórico arme a clínica na direção da produção de conhecimentos. Ressalta que para Freud a teoria não descreve a vida psíquica, mas constrói modelos para pensá-la, por exemplo, "a ficção de um aparelho psíquico". É nessa perspectiva que Green julga constituir-se a clínica a fonte da teoria psicanalítica, chamando a atenção para a importância da redescoberta da teoria na clínica. E finaliza afirmando que a transmissão do saber psicanalítico deve ser sempre relativa, crítica e conjetural.

Marcio Giovannetti, em texto de 2010, "Sobre a natureza e função do currículo na formação analítica", publicado no Jornal de Psicanálise, retoma o argumento de "A questão da análise leiga" (Freud, 1926/2014), para considerar o currículo no espaço fronteiriço e dialógico com as humanidades. Aponta para uma característica peculiar do nosso tripé de formação, sua composição em uma parte privada - análise e supervisão - e uma pública - seminários teóricos e clínicos. Característica que situa a formação no que chamou de um topos outopos, um lugar fora do lugar, lugar terceiro e instável. Vê os seminários teóricos como portadores de potencial interpretante das inevitáveis cristalizações transferenciais que se formam em toda análise e em toda supervisão. É para esses restos transferenciais que aponta a causa da formação de subgrupos totêmicos dentro da instituição psicanalítica. Um ponto de fuga para essa situação é o currículo, quando definido como favorecedor do pensar psicanalítico por excelência em suas características de pensamento crítico, democrático e não religioso.

Freud, em seu texto de fôlego "A questão da análise leiga", de 1926, tanto sumariza seus achados e construções teóricas até essa data, como explicita sua posição sobre as características da formação de um psicanalista. São pontos a destacar:

a) a psicanálise não é um ramo especializado da medicina, e a formação para seu exercício é competência de psicanalistas em suas instituições psicanalíticas;

b) a psicanálise é parte da psicologia, não da psicologia médica, nem da psicologia dos processos mórbidos, possui um status científico particular, pois é uma atividade que combina a simultaneidade de pesquisa e cura no campo das neuroses;

c) a psicanálise não é toda psicologia, mas talvez todo seu fundamento, devido a essa especificidade na construção de seu conhecimento - simultaneidade de investigação e cura -, ou, em suas palavras, uma conjunção não usual.

Para Freud, a formação deve ser tarefa específica dos psicanalistas experientes, a ser ministrada nas instituições psicanalíticas e abrangendo um largo espectro de conhecimento das humanidades.

Fabio Herrmann, no debate "A prática da teoria na psicanálise", publicado em 1992 pelo Jornal de Psicanálise, destaca três dimensões do ensino teórico na formação:

1. Dimensão "feiticeira" - critica a perspectiva da transmissão oral, ou seja, a transmissão de certas experiências de aprendizagem calcada na ideia de que o importante é a análise, a experiência concreta, e que leva o candidato a evitar o livro e qualquer tipo de lastro de conhecimento psicanalítico, em uma imitação canhestra do sábio socrático que diz que nada sabe.

2. Dimensão "maçônica" - certa perspectiva formalista e místico-institucional que leva o candidato a entrar na formação com um roteiro fixo, finalizando com a aquisição da função de didata, seguindo etapas sucessivas de graus hierárquicos da "carreira" societária. Trata-se de um imaginário presente na instituição, que se tenta negar, mas que é, sem dúvida, uma contradição existente.

3. Dimensão racionalista, iluminista - no caso da teoria, essa dimensão considera a necessidade da compreensão teórica e de seu aprendizado, para poder esquecê-la em uma sessão analítica. E adverte que só não vale fingir que esqueceu sem nunca ter sabido.

A saída que aponta é ensinar o que se está produzindo, ensinar a teoria como está sendo produzida, como um livro sendo escrito, misturando as dimensões de "feitiçaria" e de racionalismo.

Esses autores têm como referência o padrão de formação da IPA, que remonta aos anos 1920 e que, para o ensino teórico, se organiza em grades curriculares. Em alguns Institutos a grade curricular abriga possibilidades de um percurso levando em consideração escolhas por parte dos candidatos, em outros Institutos essa possibilidade não é reconhecida. Estou me referindo aos currículos que, como o de São Paulo, reservam uma porcentagem dos créditos a serem cumpridos pelos candidatos a seminários oferecidos em temas escolhidos livremente pelos coordenadores. Temas que podem estar relacionados com as disciplinas obrigatórias dessa grade, ou não. Aqui em São Paulo esse sistema existe desde o início dos anos 1980, e esses cursos formam o grupo dos Cursos Eletivos.

 

A força da história: o Instituto de Berlim, a história de São Paulo nos anos 1990

É bastante sabida e tratada na literatura a história dos inícios da organização e padronização da formação psicanalítica. Ela não surge espontaneamente, como iluminação privilegiada. Está vinculada ao desenvolvimento e alcance das ideias de Freud na construção da psicanálise e sua expansão para além de Viena, embora o próprio Freud não tenha sido, em seus inícios, um entusiasta dessa organização.

Contingências particulares de demanda de tratamento analítico e condições socioeconômicas trazidas pelo fim da Primeira Guerra na Europa, e particularmente na Alemanha, foram a alavanca para a organização do Instituto de Berlim, nascido como Policlínica Psicanalítica de Berlim. Ele surge em resposta a essa situação do pós-guerra, oferecendo tanto tratamento psicanalítico acessível à população empobrecida, como possibilidade de formação sistematizada para os profissionais médicos de todo o mundo. Max Eitingon foi seu idealizador - na companhia de Karl Abraham e Ernst Simmel - e seu mecenas, herdeiro que era de uma rica família russa e judia. Empenhou-se para levar essa formação para o âmbito da IPA e em 1925, no Congresso de Bad Homburg, viu aprovadas suas propostas, por um lado, de reconhecimento do sistema do Instituto de Berlim como padrão internacional de formação e, por outro, da criação de um Comitê Internacional de Formação, de que se tornou o primeiro presidente. Foi o modelo Eitingon o criador da composição de análise didática, supervisão oficial de casos clínicos e seminários clínicos e teóricos, composição que ficou conhecida como o tripé da formação. Este foi implantado na IPA em 1925, e perdura até hoje na grande maioria de suas sociedades psicanalíticas.

Críticas a esse modelo existem desde meados do século passado, focalizadas inicialmente nos procedimentos da análise didática. No que concerne ao ensino teórico, as críticas começam a aparecer nos anos 1990, isentando apenas o que Kernberg, em artigo de 1998 apresentado à Sociedade Psicanalítica Suíça, chama de sistema francês de educação psicanalítica - leia-se Associação Psicanalítica Francesa -, que já na década de 1960 organizou a formação preservando a análise pessoal da regulamentação pela instituição psicanalítica e estabelecendo para os seminários teóricos um percurso livre do candidato por qualquer dos seminários oferecidos pelos membros da Associação, sem estarem atrelados a uma prévia grade curricular do Instituto. Interessante notar que a partir da aceitação pela IPA de três modelos de formação em 2007 - Eitingon, Francês e Uruguaio -, com a consequente possibilidade de mudança de modelo de formação, as Sociedades de Psicanálise que o fizeram adotando o modelo francês dele implementaram algumas condições de desregulamentação para a análise de formação, retirando do Instituto a função de estabelecer a priori padrões de setting, como frequência e duração das análises, mas sem ousar liberar o ensino teórico de uma grade curricular determinando disciplinas a serem cursadas na formação.

Às considerações e críticas dos autores já citados ao modelo ipiano de ensino teórico nos Institutos de Psicanálise, somam-se as de Kernberg nesse artigo de 1998, "Crítica comprometida à educação psicanalítica", publicado em 2000 no IJP e em 2005 em nosso Jornal de Psicanálise. Sua crítica parte da preocupação com o papel dos Institutos no desenvolvimento de novos conhecimentos em psicanálise visando a "maximizar o impacto do pensamento psicanalítico no ambiente cultural e social circundante" (p. 96). Para Kernberg, é vital que os Institutos promovam desenvolvimento constante do conhecimento psicanalítico de forma que se intensifique a colaboração entre o corpo docente e os candidatos criativos. É o passo que leva ao reconhecimento de que "os analistas se tornam defensores apaixonados do sistema no qual se formaram, e às vezes detratores apaixonados de outros sistemas" (p. 96).

Por contingências de pertinência ao grupo de São Paulo e de interesse próprio, venho acompanhando a história do ensino teórico em São Paulo, iniciado nos anos 1940. O nosso foi o primeiro Instituto no Brasil e teve que encontrar seus caminhos de organização da formação, por isso ouso tomá-lo para exemplificação nestas reflexões. Até os anos 1960 não há registros na secretaria da Sociedade sobre o programa dos cursos teóricos. Deve-se observar que o Instituto de São Paulo é criado oficialmente em 1960, e é em 1962, quando Virginia Bicudo assume sua Diretoria, que se organiza mais eficientemente o ensino teórico em uma grade curricular e se iniciam em nossa secretaria os registros de programas desenvolvidos pelos professores. Em minha época de candidata, tive a oportunidade de participar de uma pesquisa sobre o currículo do Instituto, cujo resultado foi levado ao Congresso Brasileiro de Candidatos de 1995 e publicado como artigo nesse mesmo ano no Jornal de Psicanálise (tendo como autoras Ana Maria Stucchi Vannucchi, Fumiko Nakano e Leda Herrmann). A grade curricular do Instituto, oficializada em 1962, montada sobre três pilares, conserva esses pilares até hoje: cursos versando sobre temas teóricos da psicanálise, cursos de teoria da técnica psicanalítica e seminários clínicos. Mas isso não significa que ela tenha ficado estática: nosso estudo localizou alterações na organização dessa grade. Em 1971, consolidam-se as disciplinas dos três pilares. Seguindo a origem da filiação teórica dos pioneiros e fundadores, os cursos de temas teóricos definiram-se por autores e compreenderam estudos de Freud, Melanie Klein e Bion. Mantiveram-se cursos de teoria da técnica e os seminários clínicos.

Essa história conhece mais três paradas reflexivas, duas delas dentro do período abrangido por nosso estudo. A primeira foi em 1983, quando o plano curricular muda de seriação anual para o sistema de créditos semestrais e bimestrais com poucos pré-requisitos, permitindo ao aluno montar o próprio programa de estudos na gama de seminários oferecidos no semestre. Esse currículo assimila à grade curricular os então chamados Cursos de Desenvolvimento de Temas, oferecidos a partir de 1980 e já referidos acima como Cursos Eletivos.

A segunda acontece em 1992, resultado do trabalho de professores de Freud. Depois de longo e dedicado trabalho, o grupo optou pela reformulação do currículo de Freud, organizando-o em oito seminários semestrais obrigatórios, propondo a leitura dos textos freudianos pela ordem cronológica de sua publicação e fixando pré-requisitos, de forma que o seminário anterior, por exemplo, Freud 1, é sempre pré-requisito para o seguinte, Freud 2.

O levantamento/pesquisa de que participei chega até esse segundo momento. No entanto, a mais abrangente modificação na grade curricular acontece depois, entre 1995 e 1996. Nesse biênio, a Diretoria do Instituto e a Comissão de Ensino, coordenadas por Sonia Azambuja, sendo Leopold Nosek presidente da Sociedade, levam para todo o corpo societário, incluindo os candidatos, os trabalhos que estavam sendo desenvolvidos sobre o nosso ensino teórico. O trabalho que Sonia coordenou na Comissão de Ensino respondia aos anseios, que foram sendo detectados em reuniões e corredores, de que uma flexibilização do ensino teórico fosse introduzida na grade curricular, provendo lugar para temas e autores apartados do main stream do ensino, que consistia na sequência Freud, Melanie Klein, Bion.

O resultado desse esforço do Instituto e dos componentes da SBPSP não nos desviou de nossa tradição, representada pelo main stream referido, pois se decidiu manter como obrigatório o ensino dos autores da tradição da casa, mas foi trazido para o conjunto de cursos opcionais, conjunto que veio a ser denominado "Seminários Eletivos", o peso de participar de 30% dos créditos a serem cumpridos pelos componentes do corpo discente em seu percurso pelo ensino na formação. Aos então candidatos, o que essa nova composição possibilitou foi adonar-se um pouco mais dos caminhos de sua formação teórica, e eles puderam assim aproveitar melhor uma possibilidade do currículo, implantada na reforma de 1992, escolhendo e propondo cursos de sua própria preferência aos coordenadores. Por essa época, dados o grande número de candidatos e o considerável aumento no quadro de docentes reconhecidos pela Comissão de Ensino, também se estabeleceu o sistema de cursos pré-formados, sistema em que se permite aos candidatos organizarem-se em grupos durante o semestre para convidar um professor a oferecer um curso no início do semestre seguinte, de forma que outros colegas também possam matricular-se.

No trabalho citado de 1995, outra reflexão importante é ainda atual. Diante da constatação de que o ensino no Instituto de São Paulo compreende uma estrutura por autores, demo-nos conta de que esses autores transmitidos sequencialmente no currículo - começando com Freud, para só passar a Melanie Klein depois de cumpridos quatro créditos de Freud e a Bion depois de cumprido o crédito de Melanie Klein - falam-nos de uma história evolutiva da psicanálise que caminha de Freud para Melanie Klein e dela para Bion. Essa organização da grade curricular, ao respeitar a tradição, deixa passar uma ideologia peculiar à nossa formação, que consiste em a evolução dar-se de um autor para outro, e conta uma das possíveis histórias do desenvolvimento da psicanálise. A questão proposta nesse artigo é que, se contada como história única, elimina as outras surgidas no mundo psicanalítico e aparta nosso analista em formação do conjunto de desenvolvimentos que a psicanálise foi conhecendo após Freud. O movimento reflexivo que estava acontecendo naquele momento da vida institucional de nossa Sociedade e de nosso Instituto de alguma forma tocou esse ponto crítico ao propor e viabilizar o fortalecimento do grupo das disciplinas eletivas, aumentando a proporção em que elas entrariam agora na grade curricular. No entanto, não enfrentou a questão ideológica.

 

A marca da construção teórica em psicanálise: algumas considerações

Alguns dos autores já referidos (Green e Fabio Herrmann, principalmente) chamam a atenção para uma especificidade do ensino teórico na formação psicanalítica - não se distanciar do lócus de produção teórica da psicanálise, a clínica. Mas trata-se de uma aproximação visando a evidenciar a condição heurística da clínica, isto é, seus mínimos movimentos de descoberta. Para Green, é papel do ensino teórico, na formação, armar a clínica do candidato na direção da produção de conhecimentos. Para Fabio Herrmann, a vertente em que se situa a clínica é mais próxima da produção de nosso conhecimento. Recomenda ensinar teoria enquanto se a está produzindo. Dá ao psicanalista que exerce a função de ensino a missão de levar aos analistas em formação seu próprio pensamento teorizante em estado vivo, "como um livro sendo escrito".

Nesses autores encontramos, explícita ou não, a ideia de que nossa empiria é a clínica. Sendo essa uma das expressões da ideia freudiana, presente no texto de 1926 que citei, ou seja, de acordo com ela, nosso fazer psicanalítico, nosso método, implica a simultaneidade de conhecimento e cura. Trata-se de um procedimento inventado com as histéricas que, no dizer de Freud, em seus sintomas conversivos sofriam de reminiscências, e para os quais ele abandona o caminho da busca de fatos, para trilhar o do sentido que o sintoma pode expressar.

Chega, por limpeza da chaminé, aí, à talking cure, que expressa a mágica de nosso método interpretativo. Tal invenção genial nasce com a marca de uma nova forma de produção de conhecimento, que dispensa a verificação formal e a consequente comprovação implicadas no procedimento da pesquisa científica das ciências positivas. Nossas descobertas não se acumulam catalogadamente, valem para o momento em que se dão e vão se armazenando em uma reserva. Essa reserva constitui um acervo teórico, mas, dada a natureza de nosso método interpretativo, ela acumula-se apenas como referência que só pode atualizar-se em momentos de redescobertas clínicas.

Essas últimas reflexões sobre a especificidade do conhecimento psicanalítico estão na obra de Fabio Herrmann, que avança em considerações sobre ter a invenção freudiana representado um giro epistemológico no campo do conhecimento científico, forçando-lhe as fronteiras para nele caber. Habitando outro campo epistemológico, nossas teorias não vão em busca de fatos, nem revelam fatos ou fenômenos imutáveis. Elas são interpretativas, originam-se da interpretação. São modelos de apreensão da psique, ou seja, das formas como nos representamos e ao mundo. Nunca podem ser tomadas como descrições de fatos psíquicos.

Os autores psicanalíticos, de acordo com perspectivas que desenvolvem ao pensar a psicanálise, generalizam e sistematizam seus achados teóricos. Eles dizem respeito a, ou falam de, campos especiais da psique individual ou social. Tais generalizações não são, todavia, descrições factuais desses campos, pois eles mesmos não são fatos que se mostram, apenas constructos teóricos que a interpretação produz. É claro que nossas teorias contam-nos sobre o repertório humano e, nesse processo, mostram, também, a constância de certas formas que esse repertório toma, esclarecem sobre aspectos do sujeito psíquico e permitem generalizações, mas nunca podem ser usadas em aplicações diretas na clínica, sob o risco de estancar o movimento teorizante heurístico que Freud descobriu. Isto é, teorias não se aplicam à clínica, são por ela produzidas e armazenadas em textos e como suporte interpretante para o psicanalista na clínica. É esta condição específica da construção de conhecimentos em psicanálise que impõe à forma da transmissão teórica a necessidade de propiciar a nosso analista em formação o exercício de teorização da própria clínica.

 

Voltando à proposta para a organização desse eixo didático

Encontro no espírito da reforma curricular do Instituto de São Paulo nos idos dos anos 1990 um início promissor para seguir, no âmbito do ensino teórico, o caminho proposto por Fédida da travessia do sintoma na formação. Poder participar da construção do próprio percurso pelo universo que se foi formando de conhecimentos psicanalíticos parece-me condição indispensável para que o analista em formação reconheça-se em meio a um embate teórico desafiador. Apropriar-se dessa trajetória previne o analista em formação da adesão a mestres tentadores e permite-lhe, como elo receptor da cadeia do ensino teórico, estar atento para a chance de exercer pensamento crítico. No meu entender, é a possibilidade de exercício de pensamento crítico diante de nossa produção teórica a forma pela qual se inicia o embate teórico para quem se aventura pela formação. É ele que abre o caminho da autoria na clínica e na própria formação.

 

Referências bibliográficas

Fédida, P. (2005). Teoria da formação na cura analítica. Jornal de Psicanálise, 38(69),73-80.         [ Links ]

Freud, S. (2014). A questão da análise leiga. Diálogo com um interlocutor imparcial. In Sigmund Freud Obras Completas (P. C. de Souza, trad., Vol. 17, pp. 124-237). São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1926)        [ Links ]

Green, A. (2006). Preliminares a uma discussão sobre a função da teoria na formação analítica. Trabalho apresentado ao Pré-Congresso Didático de Buenos Aires, 1991. Boletim Formação em Psicanálise, 14(1),91-99.         [ Links ]

Giovannetti, M. (2010). Sobre a natureza e função do currículo na formação analítica. Jornal de Psicanálise, 43(79),181-185.         [ Links ]

Herrmann, F. (1992). A prática da teoria na psicanálise (Debate). Jornal de Psicanálise, 25(48),13-44.         [ Links ]

Herrmann, F. (2003). La teoría de los campos en psicoanálisis. Transiciones, 6,119-136. (Revista da Asociación Peruana de Psicoterapia Psicoanalítica de Niños y Adolescentes)        [ Links ]

Herrmann, F. (2004). Pesquisando com o método psicanalítico. In F. Herrmann e T. Lowenkron, Pesquisando com o método psicanalítico. São Paulo: Casa do Psicólogo.         [ Links ]

Herrmann, L.; Nakamo, F.; Vannucchi, A. M. S. (1995). Linhas teóricas e ideologia de formação - sobre o ensino teórico na SBPSP. Jornal de Psicanálise, 53(28),51-64.         [ Links ]

Kernberg, O. (2005). Crítica comprometida à educação psicanalítica. Jornal de Psicanálise, 38(69),95-129.         [ Links ]

Schaffa, S. (2005). Formação do psicanalista como sintoma e crise. Jornal de Psicanálise, 38(69),81-94.         [ Links ]

 

 

Recebido em: 4/11/2015
Aceito em: 7/11/2015

 

 

1 Trabalho apresentado no Eixo Didático do XXV Congresso Brasileiro de Psicanálise realizado em São Paulo, de 29 a 31 de outubro de 2015.

Creative Commons License