SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número90Editorial 50 anos1967: Pessanha / Schlomann índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

J. psicanal. vol.49 no.90 São Paulo jun. 2016

 

DEPOIMENTOS

 

Nilde Parada FranchI; Leda HerrmannII

IPresidente da SBPSP
IIDiretora do Instituto "Durval Marcondes" da SBPSP

 

 

 

Cinquenta anos de Jornal de Psicanálise! E agora, a justa homenagem de reconhecimento pelo trabalho dos pioneiros e dos que os seguiram.

De grande importância também a republicação de artigos selecionados para nos aproximar do pensamento psicanalítico de distintos tempos em nossa instituição.

Agradeço à editora Marina Massi e à sua equipe a oportunidade de participar desse encontro e desse espaço de reconhecimento e gratidão.

Nilde Parada Franch

 

 

A equipe editorial homenageia a todos nesta publicação comemorativa dos 50 anos do Jornal de Psicanálise. Quando escrevo "todos", estou pensando em todos os que compõem ou que já compuseram o corpo societário da SBPSP. Todos que de alguma forma, ou como autores ou como leitores, usufruíram dessa publicação pensada para e alocada em nosso Instituto.

É emocionante encontrar a republicação do número 1 do Jornal que saiu em maio de 1966, pela iniciativa de Virginia Bicudo e no empenho dos colegas candidatos da época que o preparavam de cabo a rabo como nos conta Pessanha. Escolhiam e escreviam os artigos, preparavam as cópias no mimeógrafo - a tecnologia da época - depois que a então jovem Adele datilografava-os. Era um jornal na etimologia da palavra, pois trazia, entremeando os artigos psicanalíticos, notícias de atividades como o relato das jornadas que se desenvolviam no Instituto e na Sociedade.

Podemos acompanhar pelo depoimento dos editores que se sucederam nesses 50 anos os caminhos tomados por essa publicação sem se perder do rumo inaugural de ser um veículo do e para o Instituto. O testemunho do depoimento está nas escolhas que cada um fez de um artigo representativo de sua gestão.

Não posso deixar de mencionar que participei com muito entusiasmo do corpo editorial do Jornal entre os anos 1995 a 2000, quando iniciava minha formação no Instituto.

Marina Massi e sua equipe editorial merecem nossos parabéns e nossos agradecimentos pelo presente que nos ofertam com este número 90 dos 50 anos do Jornal.

Leda Herrmann

Creative Commons License