SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue91The reflection of mirrors in The DreamersDevolução de crianças adotadas um estudo psicanalítico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

J. psicanal. vol.49 no.91 São Paulo Dec. 2016

 

RESENHAS

 

Viagem ao coração do mundo: a apreensão da imaterialidade

 

 

Rita Maria Cury d'Avila Lins

Médica pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, Pós-Graduada em Medicina Psicossomática pelo IBEPEGE (São Paulo). Psicanalista qualificada, em 1997, pelo Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, SBPSP, São Paulo. ritamcury@uol.com.br

 

 

 

Autor: Walter Trinca
Editora: Vetor, São Paulo, 2014
Resenhado por: Rita Maria Cury d'Avila Lins, São Paulo

 

O coração do mundo

A focalização principal do novo livro de Walter Trinca concentra-se na experiência de imaterialidade, ou seja, no relacionamento com aspectos imateriais porventura encontráveis no plano da própria realidade. Trata-se de predispor a mente à descoberta dos significados imateriais existentes na realidade imanente. Para isso, o autor considera indispensável o uso da psicanálise, no sentido de desobstrução e de libertação mental. Desse modo, o espaço mental torna-se propício a experiências alargadas, em estado de expansão de consciência. Tal consciência vem permitir mais atenção às características distintivas dos fenômenos, que assim pode apreendê-los de forma diferenciada da percepção comum.

Pelas várias maneiras com que descreve a experiência de imaterialidade, apresentando as decorrências expansivas da consciência, o autor demonstra, por um lado, como os sistemas mentais são amplos e como suas conexões criam o alargamento, liberando novos focos de atuação cada vez mais profundos e sutis. Por outro lado, no oposto desse espectro, criam aprisionamento e autoaniquilação. Apesar das dificuldades, há, contudo, uma grande chance de descortinar-se o brilho da luz do dia, ao abrir-se a janela da alma. Chance que nos permite não só encontrar como também conhecer um caminho, dando conta das suas margens e criando oportunidades de alimento novo para nossas necessidades. Estas saem da conhecida e repetitiva conceituação do ser e do mundo, em direção a novas sensações e intuições, sendo esta no meu entender a proposta do autor.

Para ele, os principais fatores a levar-se em conta são a constelação do inimigo interno, o distanciamento de contato com o ser interior, a fragilidade do self, a sensorialidade, a angústia de dissipação do self, a estruturação inconsciente e a expansão de consciência. Nesse modelo, cada fator tem um lugar determinado, em hierarquia, o que vem a facilitar o trabalho analítico e terapêutico. Nesse caso, é possível falar-se de uma psicanálise de fatores, em vez de uma psicanálise de elementos.

A hipótese central do livro é que o mundo apresenta qualidades que podem ser postas à luz por meio da experiência pessoal, depurada de obstáculos e complicações criadas pela própria mente. Nessas condições, é um convite a vivenciar uma nova dimensão de experiências. Para muitas pessoas, a libertação do plano sensorial da mente e das jornadas do irreal constitui um anseio de novos preenchimentos, no âmbito da consciência expandida. Nesse livro, o autor cria uma ponte dourada para a valorização da experiência da imaterialidade e a percepção da leveza do ser.

A capacidade e o poder de síntese de Walter Trinca manifestam-se já na introdução a seu texto, que, ao descrever um ponto, delineia um círculo de interesses, convergindo claramente para o centro do "coração do mundo", seja ele interno ou repleto de riquezas multicoloridas em seus interpostos externos. A cada passo em direção ao centro, o autor enriquece o conteúdo com novas percepções, seguindo celeremente a luz dos fatos e conseguindo dar ao aparentemente indefinível uma forma perceptível e compreensível. Com isso, oferece-nos uma proposta espetacular e desafiadora, a que responde seguramente com a visão de um novo horizonte.

 

 

Recebido em: 23/3/2016
Aceito em: 29/3/2016

Creative Commons License