SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número91Filogênese na metapsicologia freudianaDoispontos: Volume 13 - Filosofia da Psicanálise índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

J. psicanal. vol.49 no.91 São Paulo dic. 2016

 

NOTÍCIAS

 

A visitação do real nos fatos clínicos psicanalíticos

 

 

Gilberto Safra

Professor do Instituto de Psicologia da USP

 

 

 

Neste livro, Ricardo Trapé Trinca nos oferece uma valiosa contribuição para a discussão da visitação do Real. Seu estilo acolhe a especificidade de seu tema, pois transita entre o discursivo e o poético, permitindo que o leitor pressinta o Real. É importante destacar o modo como o texto foi escrito, pois nele encontramos um método de aproximação ao tema a ser investigado bastante peculiar e profundamente adequado. O texto acontece corno uma tessitura na qual se revela igualmente significativo o ponto que desenha o estilo e o vazio abraçado pela trama. O autor escreveu e foi escrito pelo texto que nascia. Emergiu, assim, um livro e um lugar a partir do qual Ricardo, psicanalista e escritor, pôde contemplar o abismo do indizível e do mistério. Posição fundante e prenhe de um possível analisar.

O tecido-texto surge como trabalho por meio de cordões de amizade que possibilitaram a criação de teias para um pensar cúmplice do sofrer. Trabalho erudito que caminha na sombrada humildade expectante de uma revelação. Como leitores, recolhemo-nos na gratidão diante de um autor que nos convida a um percurso no qual a dor se faz voz.

Creative Commons License