SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número98Insulto y silencio: reflexiones sobre la identificación con los agredidosAta da reunião dos candidatos do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo em 4 de Novembro de 1970 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

J. psicanal. vol.53 no.98 São Paulo ene./jun. 2020

 

HISTÓRIA DA PSICANÁLISE

 

Nota introdutória

 

 

Divisão de Documentação da SBPSP: Mônica J. F. Saliby
Colaboradores: Evelyn Pryzant, Marcella Monteiro de Souza e Silva, Sandra Moreira de Souza Freitas

Neste número, que homenageia a AMF em seus 50 anos, a Divisão de Documentação e História publica a ata da primeira reunião da Associação de Candidatos (como eram chamados os atuais membros filiados), ocorrida em 4 de novembro de 1970, na qual é oficializada sua fundação e escolhido o primeiro corpo diretivo.

Apresentamos também trechos de duas entrevistas realizadas com as presidentes da Associação de Candidatos em seus primórdios: Amélia Thereza de Moura Vasconcellos, com gestões em 1972 e 1973, e Myrna Pia Favilli, em 1975.

Por meio desses documentos podemos observar um pouco do que se passava com os candidatos na Sociedade de Psicanálise de São Paulo à época, bem como o lugar que ocupavam na instituição naquele período. Nesse contexto compreendemos as razões para a busca de um espaço que os representasse, favorecendo a manifestação de suas inquietações e sugestões.

Um primeiro sinal de abertura ocorrera antes, em 1966, com a criação do Jornal de Psicanálise, publicação voltada para a produção teórica dos candidatos.

Tanto a AMF quanto o Jornal de Psicanálise nasceram durante as gestões de Virginia Leone Bicudo no Instituto de Psicanálise. Embora houvesse aí um clima de autoridade, deram-se sob sua direção as oportunidades de expansão dos candidatos na formação.

Esses espaços de expressão expandiram-se sobremaneira desde então. Hoje fazem parte da instituição e sustentam-se pelas mesmas razões com base nas quais foram criados: dar voz a seus membros em formação.

Considerando-se todos os nomes que estão presentes nos documentos, podemos observar que os desbravadores e pioneiros, no exercício de participação na Instituição deixaram suas digitais na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo de hoje. Em sua grande maioria atravessaram os estágios da formação, alguns tornaram-se didatas, outros, com produções teóricas singulares, ajudaram a formar as inúmeras gerações seguintes de psicanalistas.

Creative Commons License