SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número99Sonho e corpo no manejo clínico de casos difíceis: leitura winnicottianaO impacto das ideias de Bion na forma de pensar de Donald Meltzer em Studies in extended metapsychology. Clinical applications of Bion's ideas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

J. psicanal. vol.53 no.99 São Paulo jul./dez. 2020

 

TRADUÇÃO

 

O impacto das ideias de Bion na forma de pensar de Donald Meltzer

 

 

Marisa Pelella Mélega

 

 

Colegas,

Pensei ser interessante divulgar em nosso meio a maneira com que Donald Meltzer, destacado analista da British Society, estudou e aplicou as ideias de Bion. E ainda como estas contribuíram para que desenvolvesse novos conceitos, seguindo o caminho aberto por Freud, Klein e Bion.

No início deste capítulo Meltzer se pergunta se esse livro acrescentou algo ao que ele se propôs: mostrar, por meio de ilustrações clínicas, o uso das ideias de Bion.

Ele deixa claro que estas "foram entrando em seu consultório" à medida que as experiências clínicas se seguiam.

Os capítulos do livro foram construídos contendo como preâmbulo a visão bioniana da mente: um aparato para criar pensamentos (símbolos) que representam experiências emocionais e os pensamentos para dar conta das experiências emocionais.

Com base nas ideias seminais de Bion, tais como a divisão da vida mental (simbólica), continente-contido, transformação em alucinose, inversão da função Alpha e outras, ele segue com contribuições ora dando uma visão clínica destas, ora gerando novas contribuições com base nestas. É o caso de uma nova teoria da criatividade, do conceito de conflito estético e do Claustrum (fenomenologia da identificação projetiva intrusiva).

É o que o leitor pode seguir com mais detalhes neste capítulo, embora seja indispensável a leitura dos vários capítulos desse livro para entrar na intimidade das aplicações clínicas de Meltzer.

Creative Commons License