SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue70Multiples senses of the therapeutic: psychopedagogical interventions in different contexts and influences of the cultural forces author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Rev. psicopedag. vol.23 no.70 São Paulo  2006

 

EDITORIAL

 

Gerando reflexões...

 

 

Trazemos com muito prazer a público, esta edição da revista Psicopedagogia, que, como todas as precedentes, foi organizada a partir do compromisso de aprimoramento da qualidade e do desejo de divulgar novos desdobramentos do conhecimento, capazes de provocar reflexões sobre as questões do aprender .

Os quatro primeiros artigos que citaremos aqui foram escritos com base nas palestras apresentadas por seus autores no "I Simpósio de Psicopedagogia da ABPp", em julho passado, em São Paulo. O primeiro deles, "O impacto da psicopedagogia na educação no Distrito Federal", de Maria Therezinha de Lima Monteiro, apresenta um interessante trabalho sobre a notável contribuição intelectual, moral, social e até econômica que a Psicopedagogia ofereceu como subsídio para a melhoria da qualidade da educação no Distrito Federal.

Um novo campo para pesquisas em psicopedagogia é apresentado no artigo "Princípios e práticas do empreendedorismo: um novo paradigma em educação e em psicopedagogia" de Clara Berlim, Fabiani Portella, Ingrid S. Franceschini e Mônica T. de Carvalho, o qual aponta para um dos mais atuais desafios da Psicopedagogia: a articulação da proposta que busca desenvolver o empreendedorismo, a partir das características da instituição-escola, da diversidade dos sujeitos e sua construção de projetos efetivos que envolvam, inclusive, a responsabilidade social.

"Estratégias de aprendizagem da criança em processo de alfabetização", de Evelise L. Portilho e Sonia Küster, constitui um enriquecedor estudo sobre cinco diferentes estratégias de aprendizagem: personalização, memorização, atenção, processamento da informação e metacognição.

Em "A interdisciplinaridade no atendimento familiar", Grácia Maria Fenelon, tendo como objetivos principais a compreensão das queixas sobre dificuldades escolares, os acompanhamentos psicopedagógicos e os encaminhamentos necessários, discute o atendimento psicopedagógico do NECASA - Núcleo de Estudos e Coordenação de Ações para a Saúde do Adolescente da UFG, enfocando como referenciais a interdisciplinaridade e a psicanálise.

"Representações de valores humanos de alunos de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental", de Maria Aparecida Cória- Sabini e Valdir K. de Oliveira, é um relato de experiência com alunos de 5ª à 8a séries, onde os autores objetivaram criar situações a partir das quais esses alunos pudessem manifestar suas representações sobre alguns valores humanos, como o amor e o respeito; auto-estima; responsabilidade, amizade, união e paz, entre outros.

Leda Maria Barone, autora do Artigo Especial desta edição, "Trauma e filiação em Ferenczi: efeitos na relação professor-aluno", analisa e nos traz uma rica analogia entre a teoria da filiação psicanalítica sugerida por Ferenczi -compreendida como fenômeno traumático - e a relação professor-aluno em situação de aprendizagem formal, a caminho da construção da verdadeira autonomia.

De Eloísa Quadros Fagali recebemos o artigo "Múltiplos sentidos do terapêutico: intervenções psicopedagógicas em diferentes contextos e influências das forças culturais", no qual a autora apresenta elementos para profundas reflexões a partir de um estudo comparativo entre algumas pesquisas psicopedagógicas, realizadas em diferentes contextos, mas sempre focalizando a importância da integração e transição no processo de aprendizagem e na relação terapêutica.

Em "O caminho para a transdisciplinaridade", Maria das Graças Sobral Griz revê o percurso da Psicopedagogia ao longo de sua história, nos presenteando com um estudo cuidadoso, a partir do qual traça importantes conclusões.

Ana Luiza Manzini Bittencourt de Castro, autora de "O desenvolvimento da criatividade e da autonomia na escola: o que nos dizem Piaget e Vygotsky", encerra esta edição, com uma revisão bibliográfica bastante informativa e enriquecedora.

Ao entregarmos mais esta edição, acreditamos estar cumprindo um de nossos maiores compromissos com os associados da ABPp e com os assinantes desta revista: propiciar bons e frutíferos momentos de reflexão.

Boa leitura!

 

Maria Irene Maluf

Editora

Creative Commons License